Buscar

TRABALHO EXTRA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

Trabalho Extra da Disciplina de Jurisdição Constitucional
Questão:
Com base no exposto, escreva um breve texto sobre a possibilidade de o Poder Legislativo editar nova norma com conteúdo semelhante e/ ou idêntico aquele da norma declarada inconstitucional. Diga se é permitido ou não pelo STF.
Resposta:
Como visto no texto exposto, o STF não pode limitar o debate do Poder Legislativo, no qual podemos dizer que o mesmo não fica vinculado aos efeitos das decisões do STF.
O Poder Legislativo em sua função típica de legislar pode editar uma nova Lei, com conteúdo similar àquela que foi declarada inconstitucional pelo STF. Esta postura pode ser derivada do próprio texto constitucional, no qual não estendeu ao Poder Legislativo os efeitos vinculantes das decisões no controle de constitucionalidade proferidas pelo STF. 
Caso o legislador edite uma nova Lei com o mesmo conteúdo a que foi declarada inconstitucional não será possível que o interessado proponha uma reclamação ao STF pedindo que essa Lei seja automaticamente julgada também inconstitucional, sendo necessária a propositura de uma nova ADI para que assim o STF possa examinar a nova Lei e a declare inconstitucional.
Vale ressaltar que o STF conforme a Constituição Federal de 1988 tem como missão dar a última palavra no que condiz a respeito a sua interpretação.

Continue navegando