Buscar

Fisica_Moderna_Tipler_6a_Edicao_Portugu

Prévia do material em texto

]] 
 
 
 
 
 
 As páginas deste arquivo estão 16 páginas adiantadas em relação 
 ao livro, então para chegar a página 50 do livro, deve-se ir até a 
 página 66 do arquivo, por exemplo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
] 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mayara F
Nota
 No experimento de hertz, ele previu que particulas negativas eram emitidas quando uma superficie limpa era exposta a luz.
 
Mayara F
Nota
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mayara F
Nota
Os cientistas da existência do tamanho do átomo.
era neutro, continha dentro de si partículas leves.
O PROBLEMA ERA ENCONTRAR UM MODELO, QUE ALEM DE SATISFAZER TODOS ESSES REQUESITOS, FOSSE COMPATIVEIS COM AS FORMULAS DE RYDBERG
Mayara F
Nota
O modelo de thomson ja explicava varias reacoes quimicas.
	No modelo, os elerons estavam embebidos por um fluido que continha a maior parte da massa de atomo e possuia cargas posistivas suficientes para torna-lo neutro.
	
	O problema desse modelo era que as forças eletrostáticas não eram capazes de manter o sistema em equilibrio ( devido o movimento chegaria uma hr em que o eletron iria perder muita energia, dai iria começar um decaimamento e ele iria juntar-se ao nucleo, havendo um colapso)
Mayara F
Nota
O problema real desse átomo era que não era encontrada uma configuração de cargas cujo os modos normais de vibração reproduzissem as frequências dos espectros observados.
Mayara F
Nota
O desuso dessa teoria veio depois que rutherford começou a fazer experimentos de radiotividade com o urânio, quando descobriu que o urânio emitia duas partículas, (alfa e beta).
	Ele também verificou de uma forma parecida a razão carga massa para as partículas alfa tinha 1/2 do valor do mesmo parâmetro de prótons 
 
Mayara F
Nota
através de um experimento thomson descobriu que essas partículas alfa tinha um nível elevado de energia e massa, logo ele propôs verificar o átomo através de bombardeamento de partículas alfa.
Mayara F
Nota
Quando montou o seu experimento, ele incidia partículas. Notou-se que a maior parte das partículas não sofria deflexão, algumas sofriam de 1°, porem ele verificou com poucas partículas sofria uma alta deflexão com ate mais de 90°. 
	Se o modelo de thomson fosse realmente válido, o choque da partícula com o átomo resultaria em pequenas deflexões, mesmo a partícula penetrando profundamente o átomo.
	na verdade o átomo de thomson não conseguia explicar as grandes deflexões observadas por rutherford.

Continue navegando