Buscar

PROJETO PARCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROJETO CONTÁBIL I 
PARCIAL
	
	
	
	DATA:
15/10/2022
VERSÃO:01
DADOS DO (A) ALUNO (A):
	NOME: MADSON MARQUES SANTANA
	MATRÍCULA: 27020086
	CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
	POLO: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNAMA (STM-PA)
	PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A): 
ROBSON JOSÉ SILVA DE SANTANA / LUCIENE CAVALCANTI DO REGO BARROS
 
	CRONOGRAMA
	TIPO DE EMPRESA
Empresa formada por duas ou mais pessoas, a Sociedade Empresarial de Responsabilidade Limitada, também chamada de Sociedade Limitada, ou simplesmente pela sua abreviação: LTDA é a pessoa jurídica mais popular a nível nacional, cujo contrato social estabelece as quotas e as participações de cada sócio, limitando as responsabilidades e o quanto o sócio irá lucrar, bem como suas responsabilidades jurídico-financeiras, como as dívidas da empresa, por exemplo, onde cada sócio responde solidariamente pela integralização do capital social. Destarte, esse modelo empresarial tem em seu objetivo legal proteger o patrimônio dos sócios em caso de fechamento, desligamento da empresa ou falência. Um dos sócios exerce a administração desde que o seja nomeado contratualmente. Ao nome empresarial é acrescido a palavra “Limitada” ou a abreviação “LTDA”.
	ABERTURA DA EMPRESA
1. Consulta Comercial
Através de consulta feita digitalmente no site da prefeitura e fisicamente junto à Secretaria de Finanças, é possível estabelecer diretrizes que direcionarão o projeto da abertura da empresa. Dessa forma será possível checar a possibilidade de instalação, onde os agentes públicos analisarão a viabilidade de instalação conforme o tipo de atividade que a empresa explorará. Esse tipo de tarefa evita transtornos futuros na formalização, evitando o cancelamento do registro, por exemplo.
2. Busca do nome
A consulta do nome será feito através da documentação juntada e protocolada junto à Junta Comercial, onde é preenchido um formulário com o nome sugerido da empresa, onde será averiguado se já há registro de nome parecido dentro do Estado. Não havendo outro registro com o nome idêntico, fica reservado por trinta dias, e partir de então é dado prosseguimento na abertura da empresa com o nome, cujo mesmo foi protocolizado perante à junta comercial;
3. Solicitação do CNPJ 
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é requisito que permite que a União reconheça a empresa recém-criada como existente, cuja mesma, a partir de então, dispondo de número de CNPJ, poderá executar trâmites legais, como, por exemplo, emitir notas fiscais (física e eletrônica), realizar aquisições em larga escala, contratar funcionários conforme a Consolidação das Leis do Trabalho entre outros benefícios e responsabilidades de uma empresa. A solicitação do CNPJ é feita por meio do site da Secretaria da Receita Federal e deve ser realizada essa solicitação antes do início de qualquer atividade comercial. Através disso, a recém-criada empresa passa a ser identificada pela receita federal, onde esta garantirá que todos os tributos sejam recolhidos. A empresa então estará formalizada e apta a atuar comercialmente, quando tiver de posse do número do CNPJ.
4. Alvará de Licença 
Com a função municipal de autorização do exercício de uma empresa, o Alvará de funcionamento é o documento imposto a todas as empresas, sejam estas indústrias, prestadoras de serviço ou comércio, todas necessitarão de um alvará para atuar. A concessão de Alvará é feita pela Prefeitura, que disporá no documento o horário da exploração comercial, por exemplo, o tipo de atividade etc, respaldando a empresa como de acordo com as normas vigentes. Para que seja obtido o Alvará, deverão ser juntados os documentos solicitados pela Secretaria Municipal de Finanças e protocolizados na mesma. São eles: 
· Cópia do IPTU pago;
· CPF e RG (ou CNH ou documento profissional como CRC, OAB etc.);
· Licença de Vigilância Sanitária;
· Licença do Corpo de Bombeiros;
· Licença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
· Taxas pagas.
· CNPJ;
· Inscrição Estadual;
· Comprovante de endereço.
· Fotos do estabelecimento comercial.
5. Inscrição Estadual
Empresas do comércio, indústria, transportes intermunicipais, interestaduais e internacionais dispõem do número de Inscrição Estadual, cujo mesmo é liberado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ). Essa inscrição possibilita o Estado arrecadar o Imposto de Circulação de Mercadorias, o ICMS. Atualmente o cadastro é on-line, através do site da SEFAZ. A documentação que é solicitada é o RG, CPF, Certificado MEI, ou Requerimento do Empresário ou Contrato Social, comprovante de endereço da empresa e da residência e o Alvará de Funcionamento definitivo.
6. Licença Sanitária
A Licença Sanitária visa promover e proteger a saúde da população que fará consumo dos produtos comercializados e com isso possibilitar a eliminação, diminuição ou prevenção dos riscos à saúde dos consumidores, intervindo em problemas decorrentes do manuseio, a forma como foi produzido, circulação etc. em se tratando de interesses da saúde do indivíduo. Para a emissão da Licença Sanitária são solicitados: documento de identidade com foto, CPF, cópia do comprovante de endereço. Será agendada uma visita ao estabelecimento comercial que será feita in locu pelos agentes servidores da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. Se for constado alguma inconformidade, a empresa receberá um prazo documentado pelos agentes para que faça os devidos ajustes. Após nova visita, constatada a conformidade conforme os padrões e normas de saúde, será emitida a Licença Sanitária.
7. Matrícula no INSS
A matrícula no INSS é executada automaticamente quando da Inscrição no CNPJ, onde foi outorgado à empresa teve o prazo de 30 dias para fazer sua matrícula, contando do início das atividades, do início da obra, da comercialização, da produção rural ou da contratação de colaborador, através de preenchimento de formulário, certificado de matrícula e alteração, cujo documento permite que o INSS realize inclusões, alterações e exclusões de cadastros.
O objetivo da matrícula no INSS é identificar os sujeitos passivos perante a previdência social. Sejam eles o CNPJ e o CEI (Cadastro Específico do INSS) para as empresas, ou o NIT (Número de Identificação) para os segurados. Todas as pessoas, físicas ou jurídicas estão obrigadas à matrícula.
JAN FEVMARABRMAIJUNJULAGOSETOUTNOVDEZ
CONSULTA COMERCIALX
BUSCA DO NOME X
SOLICITAÇÃO DO CNPJX
ALVARÁ DE LICENÇAX
INSCRIÇÃO ESTADUALX
LICENÇA SANITÁRIAX
MATRÍCULA DO INSSX

Outros materiais