Buscar

lista 1

Prévia do material em texto

1- O que é termoquímica?
RESPOSTA: É uma das áreas da termodinâmica que estuda a troca de calor (energia térmica) nas reações químicas, que podem ser endotérmicas (processos em que há absorção de calor) ou exotérmica (processos em que há liberação de calor).
2- O que é calorimetria?
RESPOSTA: A termodinâmica é o campo da física que lida com a transferência de energia térmica entre corpos. Calor é o nome da energia térmica transferida entre objetos de diferentes temperaturas. Além disso, existem basicamente duas formas de calor: calor sensível e calor latente, que por sua vez causam uma mudança na temperatura e uma mudança no estado da matéria. A Calorimetria permite calcular a quantidade de energia transferida entre objetos de diferentes temperaturas, mas vai além. Pois, por meio de cálculos de calorimetria, é possível determinar a temperatura de equilíbrio térmico ou até mesmo saber quanto gelo é necessário para resfriar uma porção de chá a uma determinada temperatura, entre outras aplicações. Quando um corpo absorve calor, ele pode sofrer mudanças de tamanho, como no caso de dilatação térmica, mudança de temperatura ou mudança de estado físico.
3- Qual a utilidade da bomba calorimétrica?
RESPOSTA: Uma bomba calorimétrica consiste em um dispositivo utilizado para medição de calor (ou energia térmica) em um composto orgânico. É muito utilizado para produção e/ou utilização de combustíveis sólidos e líquidos.
4- Quais são os fatores que influenciam na quantidade de calor de um corpo?
RESPOSTA: Massa, calor específico, e diferença de temperatura ao qual o corpo é submetido. Se o corpo estiver mudando de estado físico, então depende de massa e calor latente de fusão ou evaporação.
5- O que é calor específico de uma substância?
RESPOSTA: O calor específico é a quantidade de calor, por unidade de massa, necessária para elevar em um grau a temperatura da substância, ou seja, o calor específico caracteriza a variação de temperatura das substâncias. A unidade de calor específico, no Sistema Internacional é: J/Kg.K
6- Por que as reações químicas liberam ou absorvem energia?
RESPOSTA: Liberam energia, pois seu delta é negativo, mas isso não significa que não existe mais energia, e sim que a energia final dos produtos é menor que a energia inicial dos reagentes. 
Absorvem energia, porque seu delta (sua variação) é positiva, pois a energia final dos produtos é maior que a energia inicial dos reagentes.
7- O que diz a lei da conservação de energia ou a primeira Lei da termodinâmica?
RESPOSTA: A primeira Lei da Termodinâmica é o princípio da conservação de energia aplicada à termodinâmica, o que torna possível prever o comportamento de um sistema gasoso ao sofrer uma transformação termodinâmica. Um sistema não pode criar ou consumir energia, mas apenas armazená-la ou transferi-la ao meio onde se encontra, como trabalho, ou ambas as situações simultaneamente, então, ao receber uma quantidade Q de calor, esta poderá realizar um trabalho W e aumentar a energia interna do sistema ΔU, ou seja, expressando matematicamente: ΔU=Q-W
8- O que é Energia Interna (E)?
RESPOSTA: Energia interna (E) de um sistema nada mais é do que o somatório das energias cinética e potencial das moléculas que formam um gás, por exemplo. Sendo assim, cabe lembrar que essa energia interna é uma característica do estado termodinâmico e deve ser considerada como mais uma variável que pode ser expressa em termos de pressão, volume, temperatura e número de mols.
Para um gás ideal como não existe interação entre as moléculas, a energia interna é somente a energia cinética. Para um gás ideal monoatômico temos o somatório citado acima. 
9- O que é Entalpia (H)?
RESPOSTA: A liberação de calor pela reação exotérmica significa que o conteúdo total de calor dos produtos é menor que o dos reagentes. Inversamente, a absorção de calor por uma reação endotérmica significa que o conteúdo total de calor armazenado nos produtos é maior que o dos reagentes. À energia armazenada nas substâncias (reagentes ou produtos), dá-se o nome de entalpia, que é usualmente representada pela letra H. Numa reação, a diferença entre as entalpias dos produtos e dos reagentes corresponde à variação de entalpia
10- O que é Entropia (S)?
RESPOSTA: A entropia está associada à ordem ou à desordem de um sistema. Quanto mais desorganizado o sistema, maior será sua entropia. Essa desordem ocorre, por exemplo, quando um corpo sofre mudança em sua temperatura e, consequentemente, muda a agitação de suas moléculas.
Considerando que a entropia depende da agitação molecular, que, por sua vez, depende da quantidade de calor que um corpo Q possui. Assim:
· Se Q > 0, o sistema recebe calor, aumenta sua agitação molecular e sua entropia aumenta;
· Se que Q < 0, o sistema perde calor, diminui a agitação de suas moléculas e a entropia diminui;
· Se Q = 0, o sistema não troca calor, portanto, sua entropia permanece constante.
Exemplos de processos que ocorrem com aumento de entropia: a evaporação de um líquido: no estado gasoso, as moléculas movimentam-se com mais liberdade do que no estado líquido, estando, portanto, mais desorganizadas ou a dissolução de qualquer substância em um líquido também produz um sistema em que a desorganização é maior.
11- O que é Energia livre de Gibbs?
RESPOSTA: A energia livre de Gibbs mede a capacidade que um sistema possui de realizar trabalho. 
A energia livre de Gibbs(G), é definida como a diferença entre a entalpia e o produto temperatura × entropia :G=H-T×S
12- O que é Energia livre de Helmholtz?
RESPOSTA: Energia livre de Helmholtz é uma grandeza que fornece a máxima energia que pode ser retirada da Energia Interna de um Sistema para ser convertida em Trabalho. Caso esse sistema seja “destruído”, não poderemos recuperar, de forma “útil”, toda a energia outrora possuía na forma de Energia Interna, já que parte dessa energia, conforme estabelece a Segunda Lei da Termodinâmica, fica indisponível. Sendo assim, a Energia Livre de Helmholtz (F) é a energia que um sistema pode liberar, de forma útil, a partir da sua Energia Interna (E)”, considerando que energia útil é a quantidade de energia disponível para realização de trabalho. 
A energia livre de Helmholtz(F), é definida como a diferença entre a energia interna e o produto temperatura × entropia: F=E-T×S

Continue navegando