Buscar

Enfermagem Interdisciplinar - 910

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Enfermagem Interdisciplinar 9/10
1) A respeito da Política Nacional para a População em Situação de Rua, assinale a alternativa correta.
Segundo essa política, a população em situação de rua é um grupo homogêneo no qual as pessoas têm vínculos familiares rompidos, apresentam a mesma condição de pobreza e não possuem moradia.
2) (NUCEPE, 2017) O enfermeiro tem papel primordial no monitoramento e no tratamento de complicações dos pacientes oncológicos. A trombocitopenia é a causa mais comum de sangramento em clientes com câncer. Resulta frequentemente da depressão da medula óssea após determinados tipos de quimioterapia e radioterapia. São indicadores iniciais de diminuição dos níveis de plaquetas:
Petéquias e equimoses.
3) (CESGRANRIO, 2016) A cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são homens.
De acordo com as informações do Ministério da Saúde, essa ocorrência é explicada da seguinte forma:
Os homens buscam menos serviços de atenção primária.
4) (UFES, 2015) Ao cuidar de um paciente ou de um grupo de clientes é necessário que haja um pensamento crítico acerca da assistência a ser prestada, bem como os objetivos que se almejam com ela. Uma das formas de sistematizar esse processo foi a padronização dos diagnósticos de enfermagem. Dessa forma, podemos afirmar que o diagnóstico de enfermagem é:
O julgamento clínico a respeito de respostas dos indivíduos, famílias e comunidades a problemas de saúde ou processos vitais atuais ou potenciais.
5) (EBSERH, 2016) Na unidade oncológica, encontra-se internado um paciente com diagnóstico de enfermagem “Risco para infecção relacionado com as defesas inadequadas decorrentes da imunossupressão secundária à radiação ou a agentes antineoplásicos”. Considerando as medidas adotadas para reduzir infecção nesse paciente, leia as frases e assinale a alternativa correta.
I e III estão corretas.
6) Por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem, o registro sucinto contendo informações pertinentes a acontecimentos ou intercorrências com o cliente, realizado pelo profissional de Enfermagem, corresponde:
À anotação de Enfermagem. 
7) (UFCG, 2016) A saúde do homem preconizada pelo Ministério da Saúde tem sua atuação desenvolvida a partir de 05 (cinco) eixos temáticos: (corretos)
I - Acesso e acolhimento.
II - Saúde sexual e reprodutiva.
III - Paternidade e cuidado.
IV - Doenças prevalentes na população masculina.
V - Prevenção de violências e acidentes.
VI - Promoção do bem-estar e qualidade de vida.
VII - Valorização do trabalho e da educação em saúde.
I, II, III, IV e V.
8) (IF-RS, 2016) A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Brasil, 2009) tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão de Estados e Municípios. Em relação a essa Política, considere as seguintes afirmativas: (incorretas)
I.A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, instituída por meio da Portaria GM/MS nº 1.944, de 27/08/2009, está direcionada à população masculina com idade compreendida entre 20 e 65 anos.
II. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem deve considerar a heterogeneidade das possibilidades de ser homem. As masculinidades são construídas histórica e socio culturalmente, como um processo em permanente transformação.
III. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem tem como objetivo geral promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.
IV. Uma das diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está em entender a saúde do homem como um conjunto de ações de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde; executado nos diferentes níveis de atenção.
V. Cabe aos municípios a responsabilidade de fomentar técnica e financeiramente a implementação e acompanhar em seu território a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Apenas I.
9) (COPERVE – UFSC, 2018) Considerando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. O processo de enfermagem, de acordo com a Resolução COFEN n. 358/2009, é estruturado nas etapas de coleta de dados (histórico de enfermagem), diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem, implantação e avaliação de enfermagem.
II. Nas teorias de enfermagem, que devem ser um referencial para a SAE, os conceitos de enfermagem, cuidado, saúde e ambiente compõem o metaparadigma da enfermagem e ilustram o público receptor dos cuidados de enfermagem e a finalidade da assistência de enfermagem.
III. A Resolução COFEN n. 358/2009 preconiza que o técnico e o auxiliar de enfermagem realizem todas as etapas do processo de Enfermagem.
IV. A educação permanente dos profissionais de enfermagem é necessária a fim de que a SAE seja incorporada à prática.
V. A SAE favorece a melhoria da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas, obtidas a partir da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do indivíduo, da família e da comunidade.
II e V estão corretas.
10) (IBFC, 2016) Considerando a Resolução do COFEN 210/1998 que dispõe sobre a atuação dos profissionais de Enfermagem que trabalham com quimioterápicos antineoplásicos, analise as afirmativas e dê valores verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
São competências do enfermeiro em quimioterapia antineoplásica:
( ) Ministrar quimioterápico antineoplásico, conforme farmacocinética da droga e protocolo terapêutico, sob supervisão médica.
( ) Realizar consulta com base no processo de Enfermagem direcionado a clientes em tratamento quimioterápico antineoplásico.
( ) Elaborar protocolos terapêuticos de Enfermagem na prevenção, no tratamento e na minimização dos efeitos colaterais em clientes submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico.
( ) Formular e implementar manuais educativos aos clientes e aos familiares, adequando-os à sua realidade social.
V, V, V, V.

Continue navegando