Buscar

Petição de alimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Juízo da Vara Cível da Comarca Alfa
Luísa dos Santos Bastos, menor nascida em 01/01/2010, neste ato representada por sua genitora Maria dos Santos, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., CPF, residente e domiciliada..., endereço eletrônico..., vem, por seu procurador a presença desse juízo a ação de alimentos avoenga com pedido de tutela provisória de urgência em face de Alice Bastos, nacionalidade ..., estado civil..., profissão..., CPF..., residente e domiciliada ..., endereço eletrônico ..., conforme as razões de fato e de direito abaixo aduzidas. 
I-Dos fatos
Luísa dos Santos Bastos, nascida em 01/01/2010, domiciliada na cidade Alfa, é filha de Maria dos Santos e de Paulo Bastos que se divorciaram em 04/07/2013, e ficou ajustado que o pai pagaria pensão alimentícia a Luísa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), o que fez até o dia da sua morte, em 25/08/2015. 
Paulo Bastos não deixou bens a partilhar, sendo assim não deixou nada de herança para Luísa. E a mãe de Luísa não tem condições de arcar sozinha com a manutenção e educação da filha, pois recebe salário mínimo nacional de remuneração por mês.
Já a avó paterna, Alice Bastos, que mora na cidade Delta goza de confortável situação patrimonial. Como todos os demais avós faleceram antes de Luísa nascer, a autora da demanda pleiteia a concessão de alimentos avoengos, em face de sua avó paterna, diante da impossibilidade de oferecer o que a menor necessita para viver com dignidade. 
II- Dos fundamentos
Considerando a situação acima descrita, em que o genitor da criança faleceu, impossibilitando a menor de receber os alimentos do mesmo, a obrigação alimentar estende-se aos parentes remotos demandados, estendendo-se a obrigação alimentar, para os ascendentes mais próximos, neste caso, a avó paterna, esta possibilidade está descrita nos ARTS 1.696 e 1.698 do Código Civil. Neste caso, pelo fato do genitor da menor não poder mais prestar os alimentos em razão do seu falecimento, a avó paterna, única parente mais próxima viva, passa a ter o dever de prestá-los, com natureza subsidiária Súmula 596, STJ: “A obrigação alimentar dos avós tem natureza complementar e subsidiária, somente se configurando no caso de impossibilidade total ou parcial de seu cumprimento pelos pais”. 
Desta forma, fica evidenciado que a menor necessita da prestação alimentar, visto que sua mãe não recebe um salário que possa suprir todas as suas necessidades e também fica evidente a possibilidade que a réu tem de contribuir com o sustento de sua neta, sem onerar seu auto sustento.
III-Da concessão de alimentos provisórios
Pleiteia-se alimentos provisórios em caráter de urgência, durante a pendencia da lide, pois a mesma não pode esperar até que haja uma sentença, sabendo da morosidade em que o sistema judiciário brasileiro se encontra, tal previsão se encontra no ART 4ª da Lei 5.478/68, esta que trata sobre a ação de alimentos. 
IV- Dos pedidos 
Diante do exposto, requer:
a) A concessão de alimentos provisórios no valor de 1.500 com base no ART 4 da Lei 5.478/68;
b) A citação do réu para q querendo conteste no prazo legal sob pena de revelia;
c) Julgamento procedente da ação com base no ART 487, I, CPC ratificando a tutela de urgência para fixar alimentos definitivos no valor de 1,500 reais;
d) A condenação do réu no ônus da sucumbência ou seja custas judiciais, despesas processuais e honorários de sucumbência fixados no ART 85, 2, CPC;
e) Produção de todas as provas em direito admitidas, em especial de prova oral com oitiva de testemunhas, depoimento pessoal da ré e prova documental suplementar;
f) Concessão da justiça gratuita com base no ART 98, CPC e ART 1º, §2 e §3 Lei 5.478/68;
g) A designação da audiência de mediação ou conciliação, nos termos do artigo 319, inciso VII, do CPC;
h) Informa o endereço do advogado do autor onde recebe intimação... em atendimento ao ART 77, V, CPC;
i) A intervenção do Ministério Público com base no ART 178, II, CPC;
Dá-se a causa o valor de R$ 18.000,00
Local/Data...
Assinatura...
OAB...

Continue navegando