Buscar

Aula I - Direito Administrativo

Prévia do material em texto

1
Direito Administrativo
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Informações importantes
Temas de Aprendizagem
1. ESTADO, PRINCÍPIOS E PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
 4.1 PRINCÍPIOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO 
 4.2 ENTIDADES 
 4.3 PODERES ADMINISTRATIVOS 
2. ATOS ADMINISTRATIVOS 
 2.1 MANIFESTAÇÃO DE VONTADE DA ADMNISTRAÇÃO PÚBLICA 
 2.2 ATOS VINCULADOS E DISCRICIONÁRIOS 
3.   INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA E BENS PÚBLICOS
 3.1 FUNDAMENTOS DE INTERVENÇÃO 
 3.2 MODALIDADES DE INTERVENÇÃO 
 3.3 BENS PÚBLICOS
5. SERVIÇOS PÚBLICOS, LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
 5.1 INTRODUÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO 
 5.2 LICITAÇÕES 
 5.3 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
6. CONTROLE E RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
 6.1 FORMAS DE CONTROLE 
 6.2 INSTRUMENTOS PROCESSUAIS DE CONTROLE JUDICIAL 
 6.3 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO 
Informações importantes
Metodologia utilizada na disciplina
A disciplina adotará o modelo de sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas. 
O processo de ensino­-aprendizagem iniciará por meio de uma preleção, que terá como base uma situação problema previamente definida pelo professor. Serão utilizados como estratégias: exposição e discussão de filmes e documentários, estudos de casos que subsidiarão a análise de problemas, debates estruturados, fóruns de discussão, brainstormings, jogos e ferramentas digitais que tornarão o aluno protagonista de seu aprendizado. 
Além disso, o modelo de aprendizagem prevê a realização da Atividade Autônoma Aura ­ AAA: 
-> Duas questões elaboradas para avaliar se os objetivos estabelecidos, em cada plano de aula, foram alcançados pelos alunos.  
Informações importantes
Avaliação
Avaliação 1 (AV1), Avaliação 2 (AV2), Avalição Digital (AVD) e, caso seja necessário, Avaliação 3 (AV3) e Avaliação Digital substituta (AVDS) 
AV1 ­ Contemplará os temas abordados na disciplina até a sua realização e será assim composta:
Prova individual com valor total de 7 (sete) pontos;
Realização de quiz avaliativo sobre os temas 1 e 2, vinculados ao conteúdo digital, com valor total de 3 (três) pontos, acompanhados pelo professor da disciplina.
A soma de todos os instrumentos que possam vir a compor o grau final da AV1 não poderá ultrapassar o grau máximo de 10 (dez) pontos.
AV2 ­ Contemplará todos os temas abordados pela disciplina e será composta por uma prova teórica no formato PNI ­ Prova Nacional Integrada.
A PNI terá como grau máximo 10 (dez) pontos.
AVD ­ Avaliação digital do(s) tema(s) / tópico(s) vinculado(s) ao crédito digital no valor total de 10 (dez) pontos ou AVDS ­ Avaliação digital do(s) tema(s) / tópico(s) vinculado(s) ao crédito digital no valor total de 10 (dez) pontos. 
Informações importantes
Bibliografia Básica
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 34. ed. São Paulo: Atlas, 2020. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597024982/cfi/6/2!/4/2/2@0:0.00
DI PIETRO. Direito administrativo. 33. ed. São Paulo: Forense, 2020. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788530989736/cfi/6/2!/4/2/2@0:0.00
MAZZA, Alexandre. Manual de direito administrativo. 11. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555593266/cfi/6/2!/4/2/2@0.00:0.0262
Bibliografia complementar
Diversas, a depender da dinâmica das aulas.
Noções Gerais
Conceito de Direito Administrativo
Multiplicidade de conceitos, sendo os mais aceitos:
Celso Antônio Bandeira de Mello: “o direito administrativo é o ramo do direito público que disciplina a função administrativa, bem como pessoas e órgãos que a exercem” 
Hely Lopes Meirelles: “o conceito de Direito Administrativo Brasileiro, para nós, sintetiza-se no conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas tendentes a realizar concreto, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.”
Maria Sylvia Zanella Di Pietro: “o ramo do Direito Público que tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública, a atividade jurídica não contenciosa que exercer e os bens de que se utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública”
Noções Gerais
Conceito de Direito Administrativo
José dos Santos Carvalho Filho: “o conjunto de normas e princípios que, visando sempre ao interesse público, regem as relações jurídicas entre as pessoas e órgãos do Estado e entre este e as coletividades a que devem servir”.
ATENÇÃO: Para concursos públicos, o conceito mais adequado parece ser o que combina os três elementos mencionados pelos autores: a natureza de Direito Público; o complexo de princípios e regras; e a função administrativa, que engloba os órgãos, agentes e pessoas da Administração.
Sintetizando: Direito Administrativo é o ramo do DIREITO PÚBLICO (relação de subordinação) que estuda princípios e regras reguladores do exercício da função administrativa.
Noções Gerais
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO DIREITO ADMINISTRATIVO
o Direito Administrativo é um ramo recente: desenvolveu-se somente a partir do século XIX;
o Direito Administrativo não foi codificado: no Brasil não está unificado em um código próprio, e sim disciplinado em leis esparsas;
o Direito Administrativo é em parte jurisprudencial: é influenciado pela jurisprudência, uma vez que as manifestações dos tribunais exercem, como regra, apenas influência indicativa. 
as normas e os princípios administrativos têm por objeto a disciplina das atividades, agentes, pessoas e órgãos da Administração Pública
Noções Gerais
Nomenclaturas utilizadas na disciplina:
ESTADO: a) povo é a dimensão pessoal do Estado. Povo não se confunde com população. É diferente também de nação, conceito que pressupõe uma ligação cultural­ entre os indivíduos; b) território é a base geográfica do Estado, sua dimensão espacial;­ c) governo é a cúpula diretiva do Estado. Estado organiza-se sob uma ordem jurídica que consiste no complexo de regras de direito cujo fundamento maior de validade é a Constituição. 
GOVERNO: é a cúpula diretiva do Estado, responsável pela condução dos altos interesses estatais e pelo poder político. GOVERNO É A ATIVIDADE DIRETIVA DO ESTADO.
PODER EXECUTIVO: é o complexo de órgãos estatais verticalmente estruturados sob direção superior do “chefe do Executivo” (Presidente da República, Governador ou Prefeito. Junto com o Legislativo e o Judiciário, o Executivo compõe a tripartição dos Poderes do Estado.
Noções Gerais
Nomenclaturas utilizadas na disciplina:
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: de­signa o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administra­tiva, independentemente de serem pertencentes ao Poder Executivo, ao Legislativo, ao Judiciário, ou a qualquer outro organismo estatal (como Ministério Público e Defensorias Públicas).
Administração Pública é o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente do Poder a que pertençam.
“FAZENDA PÚBLICA”: é normalmente utilizada para designar o Estado em juízo, ou seja, as pessoas jurídicas governamentais quando figuram no polo ativo ou passivo de ações judiciais.
IMPORTANTE: Importante destacar que as empresas estatais (empresas públicas, sociedades de economia mista e subsidiárias) não integram o conceito de Fazenda Pública, embora pertençam à Administração Pública, são pessoas jurídicas de direito privado.
Noções Gerais
Tarefas principais da Administração Pública:
O exercício do poder de polícia: O poder de polícia consiste na limitação e no condicionamento, pelo Estado, da liberdade e propriedade privadas em favor do interesse público. Ex: concessão de licença para construir, para dirigir.
Prestação de serviços públicos: exercício de funções positivas (Estado faz algo) de prestação de serviços públicos, como o oferecimento de transporte coletivo, água canalizada e energia elétrica;Realização de atividades de fomento: Administração Pública incentiva setores sociais específicos, estimulando o desenvolvimento da ordem social e econômica. Ex: Subvenções à produção artística.
Noções Gerais
FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO
No Direito Administrativo, somente a lei constitui fonte primária na medida em que as demais fontes (secundárias) estão a ela subordinadas. Doutrina, jurisprudência e costumes são fontes secundárias.
OBSERVAÇÃO: jurisprudência, entendida como reiteradas decisões dos tribunais sobre determinado tema, não tem a força cogente de uma norma criada pelo legislador, mas influencia decisivamente a maneira como as regras passam a ser entendidas e aplicadas.
Os costumes são práticas reiteradas da autoridade administrativa capazes de estabelecer padrões obrigatórios de comportamento. 
ATENÇÃO: os costumes contra legem (contrários à lei ou “costumes ilegais”) não são obrigatórios. 
Noções Gerais
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA
CONCEITO: A função administrativa pode ser conceituada como aquela exercida preponderantemente pelo Poder Executivo, com caráter infralegal e mediante a utilização de prerrogativas instrumentais.
 
IMPORTANTE: o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, e até outros organismos estatais, EXERCEM ATIPICAMENTE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA. 
Ex: casos da licitação instaurada para compra de papel pelo Senado (função administrativa atipicamente exercida pelo Poder Legislativo) e do concurso público para provimento do cargo de juiz (função administrativa exercida atipicamente pelo Poder Judiciário).
Noções Gerais
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA x FUNÇÃO DE GOVERNO:
DIFERENÇAS: 
As funções de governo estão mais próximas ao objeto do DIREITO CONSTITUCIONAL, enquanto a função administrativa é objeto do DIREITO ADMINISTRATIVO.
A função de governo tem como um de seus objetivos estabelecer DIRETRIZES POLÍTICAS, enquanto a função administrativa se volta para a tarefa de executar essas diretrizes.
A expressão ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, quando tomada em sentido amplo, engloba as funções administrativas e as funções de governo.
 
Exemplos de ato de governo: declaração de guerra, intervenção federal em Estado-membro, sanção a projeto de lei.
Noções Gerais
NORMAS, PRINCÍPIOS E REGRAS:
Inicialmente, os estudos clássicos sobre o ordenamento jurídico tendem a adotar a expressão “regra jurídica” como um gênero que comporta duas espécies: os princípios e as normas. 
a) princípios – regras gerais norteadoras de todo o sistema jurídico; 
b) normas – comandos específicos de conduta voltados à disciplina de comportamentos de­terminados.
Atualmente, opta-se por compreender que a Norma jurídica seria um gênero, dividido em duas espécies: 
a regra – norma específica disciplinadora de comportamentos específicos; 
o princípio – norma geral de conteúdo mais abrangente do que o da regra.
Noções Gerais
Diferenças entre princípios e regras
O Direito é uma linguagem prescritiva pois regula os comportamentos humanos comunicando normas obrigatórias. Essa linguagem prescritiva pode ser entendida em dois níveis diferentes: o plano do texto e o plano da norma.
FORMA # NORMA
O Direito Administrativo possui dois tipos de normas cogentes: os princípios e as regras.
Exemplos:
Art. 37, da CF - Princípios
Art. 40, § 1º, II, da CF - regras
Noções Gerais
Fonte: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555593266/epubcfi/6/20[%3Bvnd.vst.idref%3Dmiolo6.xhtml]!/4/2/240/1:87[%20ta%2Cbel]
Noções Gerais
INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ADMINISTRATIVO:
Três pressupostos que devem ser observados na interpretação de normas, atos e contratos de Direito Administrativo:
1º) a desigualdade jurídica entre a Administração e os administrados: marcada pelo desequilíbrio entre as partes ou verticalidade da relação; Ex: desapropriação de bens privados
2º) a presunção de legitimidade dos atos da Administração: tal atributo tem o poder de inverter o ônus da prova sobre a validade do ato administrativo, transferindo ao particular o encargo de demonstrar eventual defeito do ato administrativo;
3º) a necessidade de poderes discricionários para a Administração atender ao interes­se público: a lei confere ao agente público, na competência discricionária, uma margem de liberdade para que decida, diante do caso concreto, qual a melhor maneira de defender o interesse público. Ex: Autorização para vender comida na rua.

Continue navegando