Buscar

MÓDULO 03 - AGENDA 12 FICHÁRIO Ética Profissional do Secretário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AGENDA 12 
FICHÁRIO
Responda, no fichário, as questões sobre o polêmico caso da denúncia do publicitário Marcos Valério, envolvido no caso do mensalão, por sua ex-secretária na CPI dos Correios, em 2005.
1. Como você avalia o fato de ela ter entregue a cópia da agenda de compromissos do ex-chefe?
2. Você acha que ela quebrou o sigilo profissional ao revelar detalhes do dia a dia de trabalho do ex-chefe?
3. Você já foi submetido, no trabalho, a alguma situação que ia contra os seus valores pessoais? Como você reagiu? Que lições você tirou para a vida, como profissional e como cidadão?
4. Em termos éticos, o que você se propõe para sua vida profissional? Que tal redigir os seus princípios básicos, suas crenças, que ninguém pode abalar?
1. Acho que neste caso, a secretária teve um papel fundamental para as investigações sobre o caso, com a agenda de seu ex-chefe a justiça teve acesso a algumas provas importantes. 
Mas olhando para o lado profissional, em minha opinião, a secretária cometeu a quebra de sigilo, mesmo que tenha feito com boas intenções, o dever do profissional é não revelar segredos do seu ambiente de trabalho, entretanto em nenhum momento o profissional de secretariado poderá envolver-se em quaisquer atos que sejam falsos, imorais ou ilegais, conforme descrito no código de ética da profissão.
“O código de ética estabelece que os profissionais de secretariado devem guardar sigilo absoluto sobre assuntos e documentos que lhe são confiados.”
2. Acho que houve a quebra de sigilo profissional neste caso, tendo recebido um mandado de busca e apreensão ou não, foi uma quebra de sigilo sim.
Lembrando que o dever profissional se estabelece desde a se ater ao estritamente necessário ao cumprimento de seu trabalho, e a não informar a matéria sigilosa.
3. Sempre que sou submetida a quaisquer situações que violem meus valores pessoais, tento não participar de fato, me recuso, argumento, e se necessário me retiro do ambiente.
Na área em que eu trabalho, a quase 7 anos, como secretária em escritório de advocacia, por se tratar de uma área onde as pessoas buscam por solucionar problemas e/ou entrar com ações sobre determinadas situações e propósitos, diariamente surgem casos, onde minha função na maioria das vezes é ouvir os relatos, organizar documentos, e que dependendo do caso, posso dizer que pessoalmente vai contra os meus valores pessoais, uma vez que nesta área o advogado tem a função de trabalhar para o autor/réu independente dos seus valores pessoais, e eu como secretária também, e me comporto profissionalmente até porque não estou envolvida de fato na situação, portanto tiro muitas vezes como lição, para tudo na vida há conseqüências.
4. Meus termos éticos são flutuantes, e creio que tudo parte das intenções por trás, logo, meu principal valor é não permitir injustiças, nem mentiras. É necessário que haja clareza, transparência e que as coisas sejam justas nos ambientes em que estou ou que gosto de freqüentar.

Continue navegando