Buscar

CASO CLINICO SISTEMA GASTRO INTESTINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CLINICO SISTEMA GASTRO INTESTINAL 
Toy, E. C.; Loose, D. S.; Tischkau, S. A.; al., E. Casos clínicos em farmacologia. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2015. 9788580554533. 
Um homem de 22 anos de idade apresenta-se para a avaliação de dor abdominal e diarreia. Ele afirma que há cerca de um mês teve piora progressiva de dores em cólica. Teve diarreia aquosa e notou sangue misturado com as fezes. Perdeu cerca de 2,3 kg. Tentou medicamentos antidiarreicos que não necessitam de prescrição e não obteve alivio. Não faz uso de medicação regularmente e não tem história clinica significativa. O exame do abdome revela que ele está distendido e tem ruídos intestinais hiperativos. É difusamente sensível sem massas palpáveis. O exame de toque retal é muito doloroso e revela fezes aquosas heme-positivas. Um hemograma mostra anemia ferropeia e velocidade de hemossedimentação acentuadamente elevada. Uma sigmoidoscopia no consultório revela alterações compatíveis com colite ulcerativa. Você̂ o inicia em um curso curto de corticosteroides e pretende colocar-lo em tratamento com sulfassalazina de longo prazo.
1. Qual é o mecanismo de ação da sulfassalazina? 
Os seguintes mecanismos têm sido propostos: inibição da síntese de citocinas, prostaglandinas e leucotrienos; ação antioxidante; inibição da expansão clonal de populações de linfócitos B e T patogênicas e redução da adesão e função de leucócitos. A Sulfassalazina é uma pró-droga composta de ácido 5-aminossalicílico (5-ASA) ligado a –sulfapiridina (SP) por um anel azo. O 5-ASA é responsável pela eficácia da Sulfassalazina, enquanto a SP é responsável pela maioria dos seus eventos adversos.
2. A sulfassalazina não pode ser usada por pessoas alérgicas a qual classe de
antibióticos?
 Sulfamidas
3. Listar os principais fármacos utilizados na doença inflamatória intestinal com a presente a correlação clínica para a escolha e uso do susfassalizina.
Mesalazina, Azatioprina, Hidrocortizona, Ciclosporina, Infliximabe e Vedolizumabe.

Continue navegando