Buscar

CONTROLE ESTATISTICO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em muitas situações quando se está avaliando a média de uma variável, a variância populacional é desconhecida e, nesses casos, é possível, também, realizar teste de hipóteses a respeito desse parâmetro. Sobre o teste de hipóteses para a variância populacional, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (   ) O teste de hipóteses de uma variância populacional tem como pressuposto que a população de origem tem distribuição t de Student.
II. (   ) A distribuição de probabilidades da estatística de teste de uma variância populacional é a distribuição qui-quadrado.
III. (   ) A distribuição qui-quadrado da estatística de teste de uma variância populacional possui  graus de liberdade.
IV. (   ) A estatística de teste de uma variância populacional é dada pela expressão .
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
f/v/f/v
Há situações em que se deseja testar hipóteses para a diferença entre duas médias populacionais, mas não se conhece as variâncias populacionais. Esse é um dos possíveis cenários existentes em situações do tipo. Sob esse contexto, avalie a afirmativa a seguir e responda a pergunta.
 
Quando se deseja testar hipóteses para a diferença entre duas médias populacionais, mas, se desconhece as variâncias populacionais, mesmo supondo que elas sejam iguais, por experiências passadas, pode-se estimar uma medida de variabilidade chamada estimador (MONTGOMERY, 2017). Qual o nome desse estimador?
 
MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
 
Assinale a alternativa correta.
COMBINADO
Testar hipóteses para uma média populacional quando a variância populacional é desconhecida, exige que os executores do teste se atentem para alguns passos adicionais em relação à quando se conhece a variância populacional, pois alguns procedimentos para a realização do teste de hipóteses se modificam.
 
Sobre essa situação, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando a variância populacional é desconhecida, faz-se necessário adicionar a hipótese de que a variável aleatória testada possua distribuição normal.
II. Quando a variância populacional  é desconhecida, ela é estimada pelo estimador .
III. A distribuição de probabilidade da estatística de teste de uma média populacional com variância populacional desconhecida é a normal padronizada.
IV. A estatística de teste de uma média populacional com variância desconhecida é dada por .
 
Está correto o que se afirma em: I, II e IV
Internal Use - Confidential

Outros materiais