Buscar

Behaviorismo Radical na Prática Clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

· Referência: FARIAS, Ana Karina C. R. de (org.). Análise Comportamental Clínica: Aspectos teóricos e estudos de caso. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Roteiro de Estudo do texto Behaviorismo Radical e Prática Clínica
1) Quais eventos ocorreram para que o Behaviorismo Radical passasse a ser utilizado como base teórica para o desenvolvimento de estratégias clínicas?
Com o avanço nas pesquisas sobre o comportamento verbal e uma melhor compreensão das funções comportamentais presentes na relação terapêutica, o modelo behaviorista radical passou a ser mais utilizado como base teórica no desenvolvimento de estratégias clínicas.
2) Quais as concepções errôneas em relação à Terapia analítico-comportamental?
Dentre essas concepções, encontram-se a ideia de que é uma terapia superficial, não trabalha o indivíduo como um todo, é direcionada apenas a problemas específicos, tem alcance temporário, não lida com emoções e sentimentos, trata o indivíduo como um ser passivo diante do mundo, apresenta um raciocínio linear e mecânico, etc.
3) Qual a proposta do Behaviorismo Radical?
Sua proposta é behaviorista por considerar o comportamento como seu objeto de estudo e por ter o método científico como sua forma de produzir conhecimento.
4) O que significa o termo Radical?
O termo Radical vem de raiz (parte não diretamente observável em uma planta). E serve para distingui-lo de outros modelos behavioristas que não consideravam os eventos privados (parte não diretamente observável do comportamento humano) como objeto de estudo da Psicologia.
5) O QUE É ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO?
A Análise Experimental do Comportamento, ou AEC, é a responsável de conduzir a produção e validação de dados empíricos.
6) Defina visão monista para Behaviorismo Radical? 
Para o Behaviorismo Radical, o ser humano faz parte do mundo natural, assim como todos os elementos da natureza e, desse modo, interage no ambiente, ao invés de sobre o ambiente, sendo parte interativa deste. Não há uma distinção entre físico e metafísico no ser humano, pois este é considerado como tendo apenas uma natureza material.
7) Qual a implicação clínica da concepção monista do Behaviorismo Radical?
Na clínica analítico-comportamental, não há espaço para buscas de aspectos não físicos a fim de compreender o que um indivíduo está passando.
8) DEFINA DETERMINISMO?
O determinismo é característico das ciências naturais. Determinismo é um conceito filosófico que define que todos os fatos que acontecem no presente são determinados por causas anteriores, ou seja, tudo aquilo que acontece ao homem ou no mundo é determinado por acontecimentos passados e que podem ser de caráter natural ou sobrenatural.
9) Qual a implicação clínica em relação à determinação do comportamento?
O modelo clínico analítico-comportamental, assim como outros modelos, segue algumas etapas básicas a partir das queixas iniciais do cliente.
10) O determinismo pode ser aplicado ao comportamento humano?
11) Quais as visões psicológicas que consideram a ação humana determinada?
A visão determinista está presente em várias abordagens na Psicologia e em áreas afins, muito embora apresentem diferenças quanto à forma como o determinismo é interpretado (Chiesa, 1994). Freud, Russell e Skinner estão entre os inúmeros teóricos que consideram a ação humana como sendo determinada.
12) Conforme o Behaviorismo Radical quem determina o comportamento? E quais sãos os tipos de determinismos?
De acordo com o Behaviorismo Radical, quem determina é o ambiente, a partir da interação que o organismo humano tem com ele: na história da espécie, na história do próprio indivíduo e na história das práticas culturais. Os tipos de determinismos são: determinismo cultural, social, científico e geográfico.
13) Quais os equívocos em relação ao Behaviorismo Radical por ter uma visão determinista do comportamento?
Equívoco interpretativo. Na visão determinista, como a apresentada pelo Behaviorismo Radical, não afirma que o ser humano não escolhe, decide ou determina o seu futuro, mas sim que estes (escolhas e tomadas de decisão) também são comportamentos a serem explicados, pois não acontecem ao acaso.
14) Quais as implicações na prática clínica para uma visão determinista do comportamento conforme a concepção do Behaviorista Radical?
15) O que é comportamento para o Behaviorismo Radical?
A definição de comportamento no Behaviorismo Radical difere de outras visões na Psicologia, no senso-comum e até em outras formas de Behaviorismo. O Behaviorismo Radical define comportamento como interação organismo-ambiente.
16) Qual a implicação clínica para definição de comportamento segundo a concepção do Behaviorismo Radical?
A compreensão de como um cliente se comporta é feita por meio de um raciocínio interacionista.
17) O QUE É AMBIENTE?
É o conjunto de condições ou circunstâncias que afetam o comportar-se, não importando se estas condições estão dentro ou fora da pele.
18) O QUE É O MODELO INTERACIONISTA SKINNERIANA?
 É a vertente pedagógica a qual acredita que a interação das pessoas com o meio e os objetos é preponderante para a aprendizagem.
19) Qual a concepção externalista skinneriana em relação ao mundo dentro da pele?
A concepção externalista skinneriana não exclui o mundo dentro da pele, apenas não lhe atribui status causal e nem dimensão metafísica.
20) O QUE É UMA VARIÁVEL INDEPENDENTE?
São aquelas que afetam um determinado tipo de comportamento.
21) O QUE É UMA VARIÁVEL DEPENDENTE?
 É a variável que vai ter sua alteração medida numa experiência.	
22) Qual a correlação da teoria da seleção natural com a teoria do reforço?
Segundo Baum (1994/1999), assim como a teoria da Seleção Natural substituiu a explicação da origem das espécies baseada num Deus Criador, a Teoria do Reforço substituiu a explicação do comportamento humano baseada numa mente criadora.
23) Qual a implicação da visão selecionista para prática clínica?
O clínico emprega o raciocínio selecionista na compreensão de como os comportamentos dos clientes foram adquiridos e estão sendo mantidos. Independente da influência de variáveis biológicas, nem sempre claras ou demonstradas empiricamente, a atenção está voltada para os processos de seleção comportamental.
24) Por que existem concepções errôneas acerca do que vem a ser Análise Comportamental Clínica ou Terapia Analítico-Comportamental?
A maior parte dessas interpretações é decorrente de um forte desconhecimento do que vem a ser o Behaviorismo Radical, de pressupostos derivados dos primórdios do Behaviorismo e de uma associação à terapia comportamental baseada na exclusiva aplicação de técnicas, algo comum em situações aplicadas, como em instituições de saúde.
25) Quais as características observadas entre os clínicos behavioristas radicais? Qual a explicação para essas características?
São observadas duas características comuns entre os clínicos behavioristas radicais: a paixão pela teoria e a segurança no seu referencial teórico. Não se observa entre os clínicos de orientação behaviorista radical a necessidade de utilizar um outro modelo psicológico de interpretação ou tratamento, seja qual for o comportamento em questão, incluindo os distúrbios graves como padrões psicóticos e outros.
“os homens agem sobre o mundo, modificam-no e por sua vez são modificados pelas conseqüências de suas ações” (Skinner 1957/1978, p.15)

Outros materiais