Buscar

av3 engenharia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As leis de Newton relacionam as forças que objetos exercem uns sobre os outros e relacionam qualquer variação no movimento de um objeto às forças que atuam sobre ele. As leis de Newton do movimento são as ferramentas que nos permitem analisar uma grande variedade de fenômenos mecânicos.
Fonte: Tipler, Paul, A. e Gene Mosca. Física para Cientistas e Engenheiros - Vol. 1 - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica, 6ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2009.
Considerando o texto acima e os aprendizados adquiridos em aula, cite quais são as Leis de Newton do movimento e descreva-as.
A Primeira Lei de Newton também é conhecida como Lei da Inércia, pois a inércia é definida como a resistência que um corpo possui em alterar seu movimento. Segundo essa lei, a força resultante sobre um corpo é nula quando as forças que atuam sobre ele se equilibram, ou seja, possuem mesmo módulo e mesma direção, mas sentidos opostos. Pode ter dois tipos de estado de equilíbrio: equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico. Exemplo: um ônibus em movimento com passageiros.
A segunda Lei de Newton está associada à Força resultante, caracteriza-se pelo principio da dinâmica e diz que se aplicarmos uma força sobre um objeto, ele produzirá um movimento em que a aceleração é proporcional a massa. A força resultante é uma grandeza vetorial, portanto possui modulo, direção e sentido. Exemplo: uma pessoa empurrando uma caixa numa rampa
A terceira Lei de Newton considera que quando um corpo exerce uma força sobre outro, o segundo exerce uma força sobre o primeiro. Essas duas forças possuem a mesma intensidade e sentidos opostos. Recebe o nome de ação e reação. Exemplo: duas pessoas se empurrando de patins.

Continue navegando