Buscar

xdocz com br_vencendo-os-desafios-da-vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEMA: Josué - Vencendo os Desafios da Vida 
 
 
 
TEXTO: E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o 
Israel: Esforça-te e anima-te (seja corajoso), porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. 
O Senhor pois é aquele que vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. Dt 31. 7,8. 
 
INTRODUÇÃO: 
O livro de Deuteronômio é o livro dos registros das Leis do Senhor de forma resumida, contido no Pentateuco Judaico, que significa ensino e instrução, cuja a autoria desta obra é concedido a Moisés. 
Nos últimos capítulos de Deuteronômio, está registrado evidentemente as últimas instruções de Deus ao Seu povo (Israel – propriedade peculiar do Senhor), antes de possuírem a terra prometida, e aqui no capítulo 31, analisamos de forma clara e objetiva o Grande Desafio que o Senhor concede a Josué filho de Num, o sucessor de Moisés. 
Moisés estava no final de sua carreira, aguardando sua partida, foi impossibilitado de entrar na terra da promessa de forma física, pois espiritualmente no jardim das oliveiras ele esteve com Jesus ao lado de Elias durante a transfiguração. Preocupado com sua partida e o fim de sua missão, Moisés pede a Deus um sucessor, no qual o Senhor revela sua vontade direcionada a Josué. 
 
DESENVOLVIMENTO: 
As duas principais responsabilidades de Josué diante desse Grande Desafio imposto pelo o Senhor, por sua vez era grandiosa: 
1- Josué estaria responsável por todo povo de Deus; 
 A responsabilidade incluía: 
· Supervisionar 
· Instruir 
· Cuidar 
· Proteger 
2- Era necessário travar grandes batalhas para conquistar a Terra Prometida: 
 As grandes batalhas incluía: 
· Destruir as fortificações 
· Destruir os fortes exércitos armados cananeus 
· Aniquilar os gigantes filhos de Anaque 
 
Mediante esses desafios Josué precisa de quatro qualidades para colocar em ação e vencer “O Grande Desafio”, sendo que essas qualidades o próprio Moisés o instruiu: 
1. Ser Forte - Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena. Pv. 24.10 
“...porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Nm 8.10 
“A lei e os profetas duraram até João, desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.” Lc 16.16 
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” Ef 
6.10 
2. Ser Corajoso - Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. II Tm 1.7 
“Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Hb 
10.38 
“Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte”. Joel 3.10 
 
3. Não Ter Medo 
Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Ap 21.8 
 
4. Não Desanimar - Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. 
 
CLÍMAX 
Essas quatros atitudes Josué teria que ter para vencer, porém com o respaldo das promessas de Deus: 
 
1. O Senhor irá em nossa Frente “O Senhor pelejará por vós, e vos calareis.” Ex 14.14 
“Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Rm 
8.31 
2. Nunca Deixará 
“Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.” Sl 121.3 
3. Nunca Abandonará “Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.” Sl 
27.10 
“pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” Is 49.15 
 
 
CONCLUSÃO: 
Independentemente dos Grandes Desafios que surgem a cada momento em nossa caminhada Cristã, podemos ter a certeza de vitória que Deus tem preparado aos que nele confiam de todo o coração. O Senhor prometeu que estaria conosco em todos os momentos proporcionando força necessária e a capacitação do Espírito Santo para sermos cheios de autoridade e poder para vencermos. Basta confiarmos até o fim e suas promessas iram se cumprir em nossas vidas. Amém! 
 
INTRODUÇÃO:
 Vamos aprender a vencer desafios com a vida de Josué, ele tinha um grande desaafio diante de si. Moises, seu líder havia morrido e agora ele tinha a missão de conduzir, mas de dois milhões de Israelitas a conquista de Canaã. Era uma realidade nova, que trazia receios aos seus corações. Muitas das vezes enfrentamos situações assim em nossa visa. Algo muda der repente e nos vemos diante de um grande desafio. “Cada dia é um novo desafio”. Vamos aprender os segredos que fazem de Josué um conquistador:
SER CRENTE NÃO BASTA, É PRECISO FAZER A DIFERENÇA.
JOSUÉ BUSCOU OUVIR A VO DE DEUS Js 1:1 
Ele não ficou apavorado com a nova situação e nem saiu fazendo as coisas do seu jeito. A primeira coisa que ele fez foi procurar ouvir a Deus. Muitas das vezes, diante dos desafios da vida queremos encontrar o caminho sem buscar a Deus.Por isso fracassamos.Deus sempre tem uma direção para nós,só precisamos parar para ouvi-lo ! PV. 16:1-3,9 
JOSUÉ NÃO FICOU PRESO AO PASSADO, ELE OLHOU PARA FRENTE Js. 1:2 
Embora Moisés tivesse sido seu grande líder e amigo, agora ele estava morto; Josué entendeu que não poderia ficar “chorando o leite derramado”. A ordem de Deus era que ele olhasse para frente.Muitas pessoas sofrem perdas na vida e se recusam a desligar-se do que ficou para traz. Se algo mudou em nossa vida, não adianta ficar lamentando. Temos que crer que o Senhor pode nos fazer avança, mesmo tendo perdido coisas e pessoas preciosas. Fl 3:13-14
JOSUÉ DEIXOU DEUS ESTABELECER METAS CLARAS Jos. 1:4
Para sermos conquistadores, temos que ter metas claras em nossa vida. Por isso Deus estabeleceu os limites da terra que deveria ser conquistada por Josué e seu povo. Você tem metas claras para sua vida pessoal, familiar, profissional e ministerial? Você tem uma lista objetava de propósitos pelos quais está orando todos os dias e trabalhando? Se você não sabe aonde quer Chegar, provavelmente não chagará a lugar algum. Quem não sabe o que quer qualquer coisa lhe serve. Nunca recue nos propósito que Deus estabeleceu para você. O melhor sem pré está por vir. Não imite a mulher de Jó que olhou para tás. Gn. 19:15-17,26.
 
JOSUÉ ENTENDEU O VALOR DO ESFORÇO E DO ÂNIMO Js 1:6-7,9
Deus repetiu três vezes a ordem para que ele se esforçasse e tivesse bom ânimo. Sem estas duas virtudes, ninguém conquista grandes coisas. Satanás faz de tudo para nos desanimar, usando circunstâncias e pessoas. Temos que resisti-lo.
JOSUÉ ENTENDEU QUE PRECISAVA DEDICAR-SE À PALAVRA DE DEUS Js 1:8 
Um dos grandes segredos para as vitórias espirituais é o amor e a obediência à Palavra de Deus. Por isto Josué fez uma aliança com a Palavra. Segundo o texto, precisamos ter três atitudes com a palavra: 
Estudar – “medita nele dia e noite”; Dt 6:5-9; 
Proclamar ou declarar– “Não se aparte da tua boca o livro desta lei”; 
Praticar – “para que tenhas cuidado de fazer tudo o que nele está escrito”. 
CONCLUSÃO:
Deus coloca desafios em nossa vida porque sabe que fomos feitos para vencer desafios e solucionar problemas. Por isso, junto com o desafio Ele nos dá a inspiração para encontrar a solução, porém, a verdadeira solução para o problema vem de Deus, e para encontra-la precisamos buscar mais comunhão com Ele, para receber Dele a resposta verdadeira para nossos problemas. Busquem em Deus as respostas que você precisa, e tenha a satisfação de ser um vencedor.

Continue navegando