Logo Passei Direto
Buscar

PROVA PRESENCIAL - 1 CHAMADA - ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As máximas de Kant revelam a importância de interiorizarmos o dever que tem origem na razão e na vontade do agente moral. Kant aponta que a vontade boa, que quer o bem, nasce do acordo entre vontade e dever. A vontade ética seria então constituída pela obediência à lei moral (interna e autônoma), respeito pelo dever e pelos outros.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. O imperativo categórico nos diz para sermos honestos, para sermos justos, corajosos e generosos, por meio de uma lista de determinadas ações que devemos seguir, nos tornando éticos, cumprindo o dever e respeitando as normas vigentes. PORQUE II. Quando agimos devemos nos perguntar se tal ação está em consonância, em conformidade com os fins morais, isto é, com as máximas do dever que deverão ser universalizadas levando em conta a dignidade do ser humano. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

A partir do século XVII a teoria do conhecimento tornou-se uma disciplina central para a Filosofia, e o problema epistemológico passou a ser fundamental exigindo uma análise dessa capacidade humana, e buscando entender, também, o sujeito do conhecimento. A teoria do conhecimento se debruçou, então, sobre a relação entre o pensamento e as coisas, entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Surgiram importantes nomes que levantaram questionamentos relevantes acerca dessas questões.
Com base no texto, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Descartes ( ) Faz uma distinção entre o que é moral e o que é legal. Sem liberdade não pode haver ato moral; para sermos livres, precisamos ser obrigados pelo dever de sermos livres.
2. Kant ( ) As concepções desse filósofo revelam um homem com natureza em essência boa sendo que a sociabilização seria a responsável pela deturpação, pelo desvio do homem do caminho do bem, da correção.
3. Rousseau ( ) Localizava a origem do erro em duas atitudes que chamou de atitudes infantis: a prevenção e a precipitação.
A) 3, 1, 2.
B) 1, 3, 2.
C) 3, 2, 1.
D) 1, 2, 3.
E) 2, 3, 1.

O liberalismo pode ser definido como a doutrina segundo a qual o indivíduo tem o direito de pensar o que quiser, de exprimir o que pensa como quiser, e de pôr em prática o que pensa como quiser, desde que essa expressão ou essa prática não infrinja diretamente a igual liberdade de qualquer outro indivíduo (Extraído de: PESSOA, F. Ultimatum e páginas de sociologia política. Lisboa: Ática, 1980).
Com base no texto assinale a alternativa que apresenta alguns princípios básicos do liberalismo.
A) A defesa da igualdade aos direitos de terra, o direito do estado em regular a economia, leis diferenciadas para os indivíduos desiguais.
B) A defesa da propriedade privada, liberdade econômica, igualdade perante a lei, participação mínima do Estado na economia.
C) A defesa de rendimentos e oportunidades estabelecidos pela divisão das classes sociais, o papel do Estado como regulador da economia.
D) A manutenção das relações entre o trabalho e a propriedade privada de forma equilibrada e justa, com ênfase na importância de o Estado mediar tal situação.
E) A proteção dos meios de produção e das relações patronais, a defesa da propriedade rural e ambiental e o amparo via sindicatos.

Diversos são os fatores que explicam o porquê de as principais potencias capitalistas do mundo terem iniciado, no século XIX, a corrida colonialista.
É correto afirmar que o imperialismo do século XIX, consistiu numa política expansionista das principais nações europeias que tinham como objetivo
A) a luta pelo controle do tripé: matéria-prima, mão-de-obra barata e mercado consumidor.
B) expandir o desenvolvimento da África e da Ásia, de forma a integrar o desenvolvimento capitalista americano.
C) desenvolver a primeira revolução industrial nas colônias.
D) o imperialismo caracterizado pelo desenvolvimento das economias locais.
E) colonizar as Américas extraindo o lucro e explorando seus recursos minerais.

Na filosofia política contratualista, dos modernos, temos duas principais concepções do estado de natureza, a partir de Hobbes e Rousseau, que nos conduzem à reflexão sobre a situação pré-social – aquela na qual os indivíduos existem isoladamente – para compreendermos melhor como nos organizamos em sociedade.
Com base nesta informação, leia as sentenças a seguir colocando H para aquelas oriundas do pensamento de Hobbes e R para as que forem oriundas do pensamento de Rousseau.
( ) No estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em constante luta: é a guerra de todos contra todos.
( ) O medo – principalmente o da morte violenta – invade o estado de natureza no qual os indivíduos vivem em constante risco e insegurança.
( ) Mesmo no estado de felicidade original – no qual temos o bom selvagem– tudo se perde quando alguém cerca um terreno e o reconhece como sua propriedade.
( ) No cenário no qual os indivíduos vivem isolados e em constante luta, a posse é vulnerável, não tem reconhecimento, a vida não tem garantias.
( ) No estado de natureza os homens viviam num cenário idílico: isolados nas florestas, usufruindo da natureza, sobrevivendo apenas com o que ela lhes oferecia.
A) H, R, R, H, H.
B) R, R, R, R, H.
C) H, H, H, H, R.
D) H, H, R, H, R.
E) R, H, R, H, R.

Podemos (...) distinguir dois tipos de busca da verdade. O primeiro é o que nasce da decepção, da incerteza e da insegurança e, por si mesmo, exige que saiamos de tal situação readquirindo certezas. O segundo é o que nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar explicações, interpretações e significados para a realidade que nos cerca. (CHAUÍ, M. Convite à filosofia. SP : Ática, 2000, p. 114).
Esse segundo tipo busca a verdade
A) na atitude lógica.
B) na atitude filosófica.
C) no pensamento emocional.
D) na atitude mitológica.
E) no pensamento mitológico.

A palavra política é grega: ta politika, vinda de polis. Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a Cidade deve ou não deve realizar). (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2012. p. 479).
Sobre a política na Grécia Antiga, assinale o que for verdadeiro:
I. A política tem como objetivo concretizar a vida justa e feliz.
II. A vida humana é digna de seres livres, então é indissociável da ética.
III. Para os gregos, a ética existia separada da comunidade política.
IV. A polis, ou comunidade dos iguais, era a realização mais elevada da essência humana para os gregos antigos.
A) III e IV, apenas.
B) I, III e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II e IV, apenas.

Sócrates tornou-se rapidamente uma figura conhecida em Atenas, com reputação de espírito questionador que instigava as pessoas ao debate. Com isso atraiu também inimigos influentes, o que culminaria em seu julgamento e morte. A frase "conhece-te a ti mesmo" demonstra que a partir da ignorância, precisamos conhecer nossos limites. Por isso, fazia perguntas aos cidadãos, expondo contradições nas argumentações e respostas para que, gradualmente, pudessem extrair insights reflexivos.
Tendo por base a contribuição de Sócrates, assinale a alternativa correta.
A) Sócrates não colocou a reflexão crítica como algo fundamental, pois cada homem possui o seu ponto de vista.
B) Sócrates sempre se preocupou em instigar, nos jovens da sua época, a busca pelo conhecimento, ainda que cobrasse por isso.
C) Sócrates defendia que a sabedoria é individual, pois depende do contexto de cada indivíduo.
D) Sócrates afirmou que não há limites para o nosso conhecimento, uma vez que ele provém dos deuses.
E) Sócrates defendia que a opinião é individual, mas a sabedoria é universal e se estabelece por meio da reflexão racional.

O neoliberalismo – neo significa "novo" – retoma as bases do liberalismo, surgido na Europa no final do século XIX, que possibilitou o crescimento e a expansão do capitalismo no mundo.
Tendo por base o que esse modelo econômico propõe coloque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso:
( ) A atuação do Estado como mediador das relações capital-trabalho.
( ) Uma política de privatização de empresas estatais para reduzir o atuação do Estado na economia.
( ) A diminuição do poder dos sindicatos.
( ) A redução das barreiras para a circulação de mercadorias e capitais.

Um dos personagens de destaque na filosofia e no pensamento ocidentais, Sócrates (470-399 a.C.) foi considerado o Pai da Filosofia, embora não tenha nos deixado nada por escrito, cabendo ao seu discípulo, Platão, a tarefa de transmitir suas ideias.
Tendo por base o pensamento de Sócrates, assinale a alternativa correta.
A) Transmitiu sua filosofia por meio da retórica, procurando sempre impor as suas ideias.
B) Ficou comprovado que corrompia a juventude e não acreditava nos deuses da cidade.
C) Defendeu o racionalismo ético sustentando que somente faz o mal quem ignora o bem.
D) Ao ser condenado renegou as suas convicções e, assim, conseguiu escapar da condenação.
E) Concordou com as ideias dos sofistas, de que o homem como a medida de todas as coisas.

Rousseau e Kant, mesmo com reflexões diferentes, buscam resolver a mesma dificuldade: explicar por que o dever e a liberdade da consciência moral são inseparáveis e compatíveis. A solução dos dois filósofos aponta que o dever precisa estar em nosso interior, e não imposto de fora por uma vontade estranha à nossa.
Com base no pensamento dos filósofos citados, identifique a quem pertence cada uma das proposições a seguir colocando R para o que se referir a Rousseau e K para o que se referir a Kant.
( ) O Estado só é legítimo se estiver em acordo com a vontade geral e distante da perversão.
( ) O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe.
( ) A ética deve se pautar pelo Imperativo Categórico.
( ) Só é ético aquilo que se faz por consciência do dever.
( ) Sem liberdade não pode haver ato moral.
A) R, K, R, K, R.
B) R, K, K, R, K.
C) K, R, K, R, R.
D) K, R, K, K, K.
E) R, R, K, K, K.

O século XXI, tem nos deixado, perplexos, frente as atitudes e comportamentos dos representantes políticos do Brasil. A atual política brasileira, não condiz com os reais objetivos da Política, deixados pelos clássicos Gregos, ou seja, a política com o objetivo de concretizar a vida boa, justa e feliz.
Nesse contexto e reafirmando a importância desses conhecimentos, analise as afirmacoes sobre a relação entre ética e política.
I. Para os antigos clássicos Gregos, a política tinha como principal objetivo, concretizar a vida boa, justa e feliz, para os cidadãos.
II. Para os gregos, a ética estava inserida na comunidade política. Assim, a visão de Platão e Aristóteles, vincula a ética e a política à Polis.
III. Para Aristóteles o ser humano é por natureza, um ser político que não consegue viver sozinho, por isso realiza a sua felicidade plena na polis.
A) As afirmações I, II, III estão incorretas.
B) Somente as afirmações I e II estão corretas.
C) As afirmações I, II, III estão corretas.
D) Somente as afirmações II e III estão corretas.
E) Somente as afirmações I e III estão corretas.

Um dos grandes desafios no início da filosofia moderna foi vencer o ceticismo, pois diante de tantas mudanças e descobertas, os estudiosos passaram a duvidar da possibilidade de se alcançar o conhecimento verdadeiro e, assim, surgiram duas significativas correntes, o racionalismo e o empirismo, ambas se empenhando na busca da verdade.
Tendo por base os seus conhecimentos acerca do racionalismo e do empirismo coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos principais expoentes do racionalismo foi René Descartes, que trouxe contribuições válidas para a ciência até hoje em dia.
( ) O racionalismo foi uma corrente filosófica que negligenciou o uso da razão e teve como principal característica o questionamento da forma de pensar e agir dos seres racionais.
( ) O filósofo inglês John Locke foi um dos principais expoentes da vertente empirista do conhecimento científico.
( ) O empirismo é uma corrente filosófica que defende que o conhecimento é adquirido através das experiências pessoais.
A) F – F – V – V.
B) V – F – V – V.
C) F – V – V – V.
D) F – F – F – V.
E) V – V – F – F.

O excerto acima refere-se à teoria de Nicolau Maquiavel denominada 'Realismo Político'.
Sobre o tema, analise as afirmações abaixo e indique V para verdadeiro e F para falso:
( ) O Estado não se origina do poder divino, mas de um jogo de paixões e de lutas internas.
( ) A finalidade da política não é a justiça ou o bem comum, mas a tomada e a manutenção do poder.
( ) A política está desvinculada das virtudes éticas. Os valores políticos são medidos pela utilidade social e pela eficácia prática.
A) V – F – V.
B) V – V - F.
C) F – V - F.
D) V – V - V.
E) F – V – V.

Se retomarmos a história dos contratualistas do século XVI e XVII uma das principais questões que ocuparam os debates filosóficos foi em torno do surgimento da sociedade civil, ou seja, o que levou os homens a formarem Estados e qual a origem legítima de seus governos.
De acordo com suas leituras, analise as asserções:
I. O surgimento das teorias contratualistas, referem-se à necessidade de se estabelecer um estado de relações humanas livre de qualquer ordem social estruturada, chamada de 'estado de natureza', anterior ao surgimento da sociedade civil.
II. No estado de natureza não havia leis ou normas sociais, governos ou obrigações políticas entre governantes e governados. Em um determinado momento os homens sentem a necessidade de criar um acordo, um pacto social (contrato social), através do qual reconhecem uma autoridade (governante) um conjunto de regras e um regime político dando origem assim, a sociedade.
A) As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
B) A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
C) As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.
D) As asserções I e II são falsas.
E) A asserção I é falsa e a II é verdadeira.

Leia o texto a seguir: 'A ____________ é uma forma de capitalismo, trata-se de um capitalismo reformado, com melhor distribuição de renda e serviços públicos. Nega o ____________ e tem como fortes marcas a preocupação social e a luta contra a ____________, a exclusão social e as injustiças sociais, defendendo um forte estado ____________, o que a diferencia dos modelos ____________'.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
A) Socialdemocracia; Socialismo; Pobreza; Democrático; Liberais.
B) Democracia; Direito; Nobreza; Laico; Antigos.
C) Burguesia; Liberalismo; Nobreza; Intervencionista; Socialistas.
D) República; Estado; Corrupção; Liberal; Democráticos.
E) Monarquia; Republicanismo; Plebe; Econômico; Anteriores.

O neoliberalismo – neo significa "novo" – retoma as bases do liberalismo, surgido na Europa no final do século XIX, que possibilitou o crescimento e a expansão do capitalismo no mundo.
Tendo por base o que esse modelo econômico propõe coloque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso:
( ) A atuação do Estado como mediador das relações capital-trabalho.
( ) Uma política de privatização de empresas estatais para reduzir o atuação do Estado na economia.
( ) A diminuição do poder dos sindicatos.
( ) A redução das barreiras para a circulação de mercadorias e capitais.
A) V, V, V, F.
B) F, V, V, V.
C) V, V, V, V.
D) V, V, F, V.
E) V, F, V, V.

Leia o texto a seguir:
A ____________ é uma forma de capitalismo, trata-se de um capitalismo reformado, com melhor distribuição de renda e serviços públicos. Nega o ____________ e tem como fortes marcas a preocupação social e a luta contra a ____________, a exclusão social e as injustiças sociais, defendendo um forte estado ____________, o que a diferencia dos modelos ____________
A) Socialdemocracia; Socialismo; Pobreza; Democrático; Liberais.
B) Democracia; Direito; Nobreza; Laico; Antigos.
C) Burguesia; Liberalismo; Nobreza; Intervencionista; Socialistas.
D) República; Estado; Corrupção; Liberal; Democráticos.
E) Monarquia; Republicanismo; Plebe; Econômico; Anteriores.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As máximas de Kant revelam a importância de interiorizarmos o dever que tem origem na razão e na vontade do agente moral. Kant aponta que a vontade boa, que quer o bem, nasce do acordo entre vontade e dever. A vontade ética seria então constituída pela obediência à lei moral (interna e autônoma), respeito pelo dever e pelos outros.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. O imperativo categórico nos diz para sermos honestos, para sermos justos, corajosos e generosos, por meio de uma lista de determinadas ações que devemos seguir, nos tornando éticos, cumprindo o dever e respeitando as normas vigentes. PORQUE II. Quando agimos devemos nos perguntar se tal ação está em consonância, em conformidade com os fins morais, isto é, com as máximas do dever que deverão ser universalizadas levando em conta a dignidade do ser humano. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

A partir do século XVII a teoria do conhecimento tornou-se uma disciplina central para a Filosofia, e o problema epistemológico passou a ser fundamental exigindo uma análise dessa capacidade humana, e buscando entender, também, o sujeito do conhecimento. A teoria do conhecimento se debruçou, então, sobre a relação entre o pensamento e as coisas, entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Surgiram importantes nomes que levantaram questionamentos relevantes acerca dessas questões.
Com base no texto, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Descartes ( ) Faz uma distinção entre o que é moral e o que é legal. Sem liberdade não pode haver ato moral; para sermos livres, precisamos ser obrigados pelo dever de sermos livres.
2. Kant ( ) As concepções desse filósofo revelam um homem com natureza em essência boa sendo que a sociabilização seria a responsável pela deturpação, pelo desvio do homem do caminho do bem, da correção.
3. Rousseau ( ) Localizava a origem do erro em duas atitudes que chamou de atitudes infantis: a prevenção e a precipitação.
A) 3, 1, 2.
B) 1, 3, 2.
C) 3, 2, 1.
D) 1, 2, 3.
E) 2, 3, 1.

O liberalismo pode ser definido como a doutrina segundo a qual o indivíduo tem o direito de pensar o que quiser, de exprimir o que pensa como quiser, e de pôr em prática o que pensa como quiser, desde que essa expressão ou essa prática não infrinja diretamente a igual liberdade de qualquer outro indivíduo (Extraído de: PESSOA, F. Ultimatum e páginas de sociologia política. Lisboa: Ática, 1980).
Com base no texto assinale a alternativa que apresenta alguns princípios básicos do liberalismo.
A) A defesa da igualdade aos direitos de terra, o direito do estado em regular a economia, leis diferenciadas para os indivíduos desiguais.
B) A defesa da propriedade privada, liberdade econômica, igualdade perante a lei, participação mínima do Estado na economia.
C) A defesa de rendimentos e oportunidades estabelecidos pela divisão das classes sociais, o papel do Estado como regulador da economia.
D) A manutenção das relações entre o trabalho e a propriedade privada de forma equilibrada e justa, com ênfase na importância de o Estado mediar tal situação.
E) A proteção dos meios de produção e das relações patronais, a defesa da propriedade rural e ambiental e o amparo via sindicatos.

Diversos são os fatores que explicam o porquê de as principais potencias capitalistas do mundo terem iniciado, no século XIX, a corrida colonialista.
É correto afirmar que o imperialismo do século XIX, consistiu numa política expansionista das principais nações europeias que tinham como objetivo
A) a luta pelo controle do tripé: matéria-prima, mão-de-obra barata e mercado consumidor.
B) expandir o desenvolvimento da África e da Ásia, de forma a integrar o desenvolvimento capitalista americano.
C) desenvolver a primeira revolução industrial nas colônias.
D) o imperialismo caracterizado pelo desenvolvimento das economias locais.
E) colonizar as Américas extraindo o lucro e explorando seus recursos minerais.

Na filosofia política contratualista, dos modernos, temos duas principais concepções do estado de natureza, a partir de Hobbes e Rousseau, que nos conduzem à reflexão sobre a situação pré-social – aquela na qual os indivíduos existem isoladamente – para compreendermos melhor como nos organizamos em sociedade.
Com base nesta informação, leia as sentenças a seguir colocando H para aquelas oriundas do pensamento de Hobbes e R para as que forem oriundas do pensamento de Rousseau.
( ) No estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em constante luta: é a guerra de todos contra todos.
( ) O medo – principalmente o da morte violenta – invade o estado de natureza no qual os indivíduos vivem em constante risco e insegurança.
( ) Mesmo no estado de felicidade original – no qual temos o bom selvagem– tudo se perde quando alguém cerca um terreno e o reconhece como sua propriedade.
( ) No cenário no qual os indivíduos vivem isolados e em constante luta, a posse é vulnerável, não tem reconhecimento, a vida não tem garantias.
( ) No estado de natureza os homens viviam num cenário idílico: isolados nas florestas, usufruindo da natureza, sobrevivendo apenas com o que ela lhes oferecia.
A) H, R, R, H, H.
B) R, R, R, R, H.
C) H, H, H, H, R.
D) H, H, R, H, R.
E) R, H, R, H, R.

Podemos (...) distinguir dois tipos de busca da verdade. O primeiro é o que nasce da decepção, da incerteza e da insegurança e, por si mesmo, exige que saiamos de tal situação readquirindo certezas. O segundo é o que nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar explicações, interpretações e significados para a realidade que nos cerca. (CHAUÍ, M. Convite à filosofia. SP : Ática, 2000, p. 114).
Esse segundo tipo busca a verdade
A) na atitude lógica.
B) na atitude filosófica.
C) no pensamento emocional.
D) na atitude mitológica.
E) no pensamento mitológico.

A palavra política é grega: ta politika, vinda de polis. Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a Cidade deve ou não deve realizar). (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2012. p. 479).
Sobre a política na Grécia Antiga, assinale o que for verdadeiro:
I. A política tem como objetivo concretizar a vida justa e feliz.
II. A vida humana é digna de seres livres, então é indissociável da ética.
III. Para os gregos, a ética existia separada da comunidade política.
IV. A polis, ou comunidade dos iguais, era a realização mais elevada da essência humana para os gregos antigos.
A) III e IV, apenas.
B) I, III e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II e IV, apenas.

Sócrates tornou-se rapidamente uma figura conhecida em Atenas, com reputação de espírito questionador que instigava as pessoas ao debate. Com isso atraiu também inimigos influentes, o que culminaria em seu julgamento e morte. A frase "conhece-te a ti mesmo" demonstra que a partir da ignorância, precisamos conhecer nossos limites. Por isso, fazia perguntas aos cidadãos, expondo contradições nas argumentações e respostas para que, gradualmente, pudessem extrair insights reflexivos.
Tendo por base a contribuição de Sócrates, assinale a alternativa correta.
A) Sócrates não colocou a reflexão crítica como algo fundamental, pois cada homem possui o seu ponto de vista.
B) Sócrates sempre se preocupou em instigar, nos jovens da sua época, a busca pelo conhecimento, ainda que cobrasse por isso.
C) Sócrates defendia que a sabedoria é individual, pois depende do contexto de cada indivíduo.
D) Sócrates afirmou que não há limites para o nosso conhecimento, uma vez que ele provém dos deuses.
E) Sócrates defendia que a opinião é individual, mas a sabedoria é universal e se estabelece por meio da reflexão racional.

O neoliberalismo – neo significa "novo" – retoma as bases do liberalismo, surgido na Europa no final do século XIX, que possibilitou o crescimento e a expansão do capitalismo no mundo.
Tendo por base o que esse modelo econômico propõe coloque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso:
( ) A atuação do Estado como mediador das relações capital-trabalho.
( ) Uma política de privatização de empresas estatais para reduzir o atuação do Estado na economia.
( ) A diminuição do poder dos sindicatos.
( ) A redução das barreiras para a circulação de mercadorias e capitais.

Um dos personagens de destaque na filosofia e no pensamento ocidentais, Sócrates (470-399 a.C.) foi considerado o Pai da Filosofia, embora não tenha nos deixado nada por escrito, cabendo ao seu discípulo, Platão, a tarefa de transmitir suas ideias.
Tendo por base o pensamento de Sócrates, assinale a alternativa correta.
A) Transmitiu sua filosofia por meio da retórica, procurando sempre impor as suas ideias.
B) Ficou comprovado que corrompia a juventude e não acreditava nos deuses da cidade.
C) Defendeu o racionalismo ético sustentando que somente faz o mal quem ignora o bem.
D) Ao ser condenado renegou as suas convicções e, assim, conseguiu escapar da condenação.
E) Concordou com as ideias dos sofistas, de que o homem como a medida de todas as coisas.

Rousseau e Kant, mesmo com reflexões diferentes, buscam resolver a mesma dificuldade: explicar por que o dever e a liberdade da consciência moral são inseparáveis e compatíveis. A solução dos dois filósofos aponta que o dever precisa estar em nosso interior, e não imposto de fora por uma vontade estranha à nossa.
Com base no pensamento dos filósofos citados, identifique a quem pertence cada uma das proposições a seguir colocando R para o que se referir a Rousseau e K para o que se referir a Kant.
( ) O Estado só é legítimo se estiver em acordo com a vontade geral e distante da perversão.
( ) O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe.
( ) A ética deve se pautar pelo Imperativo Categórico.
( ) Só é ético aquilo que se faz por consciência do dever.
( ) Sem liberdade não pode haver ato moral.
A) R, K, R, K, R.
B) R, K, K, R, K.
C) K, R, K, R, R.
D) K, R, K, K, K.
E) R, R, K, K, K.

O século XXI, tem nos deixado, perplexos, frente as atitudes e comportamentos dos representantes políticos do Brasil. A atual política brasileira, não condiz com os reais objetivos da Política, deixados pelos clássicos Gregos, ou seja, a política com o objetivo de concretizar a vida boa, justa e feliz.
Nesse contexto e reafirmando a importância desses conhecimentos, analise as afirmacoes sobre a relação entre ética e política.
I. Para os antigos clássicos Gregos, a política tinha como principal objetivo, concretizar a vida boa, justa e feliz, para os cidadãos.
II. Para os gregos, a ética estava inserida na comunidade política. Assim, a visão de Platão e Aristóteles, vincula a ética e a política à Polis.
III. Para Aristóteles o ser humano é por natureza, um ser político que não consegue viver sozinho, por isso realiza a sua felicidade plena na polis.
A) As afirmações I, II, III estão incorretas.
B) Somente as afirmações I e II estão corretas.
C) As afirmações I, II, III estão corretas.
D) Somente as afirmações II e III estão corretas.
E) Somente as afirmações I e III estão corretas.

Um dos grandes desafios no início da filosofia moderna foi vencer o ceticismo, pois diante de tantas mudanças e descobertas, os estudiosos passaram a duvidar da possibilidade de se alcançar o conhecimento verdadeiro e, assim, surgiram duas significativas correntes, o racionalismo e o empirismo, ambas se empenhando na busca da verdade.
Tendo por base os seus conhecimentos acerca do racionalismo e do empirismo coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos principais expoentes do racionalismo foi René Descartes, que trouxe contribuições válidas para a ciência até hoje em dia.
( ) O racionalismo foi uma corrente filosófica que negligenciou o uso da razão e teve como principal característica o questionamento da forma de pensar e agir dos seres racionais.
( ) O filósofo inglês John Locke foi um dos principais expoentes da vertente empirista do conhecimento científico.
( ) O empirismo é uma corrente filosófica que defende que o conhecimento é adquirido através das experiências pessoais.
A) F – F – V – V.
B) V – F – V – V.
C) F – V – V – V.
D) F – F – F – V.
E) V – V – F – F.

O excerto acima refere-se à teoria de Nicolau Maquiavel denominada 'Realismo Político'.
Sobre o tema, analise as afirmações abaixo e indique V para verdadeiro e F para falso:
( ) O Estado não se origina do poder divino, mas de um jogo de paixões e de lutas internas.
( ) A finalidade da política não é a justiça ou o bem comum, mas a tomada e a manutenção do poder.
( ) A política está desvinculada das virtudes éticas. Os valores políticos são medidos pela utilidade social e pela eficácia prática.
A) V – F – V.
B) V – V - F.
C) F – V - F.
D) V – V - V.
E) F – V – V.

Se retomarmos a história dos contratualistas do século XVI e XVII uma das principais questões que ocuparam os debates filosóficos foi em torno do surgimento da sociedade civil, ou seja, o que levou os homens a formarem Estados e qual a origem legítima de seus governos.
De acordo com suas leituras, analise as asserções:
I. O surgimento das teorias contratualistas, referem-se à necessidade de se estabelecer um estado de relações humanas livre de qualquer ordem social estruturada, chamada de 'estado de natureza', anterior ao surgimento da sociedade civil.
II. No estado de natureza não havia leis ou normas sociais, governos ou obrigações políticas entre governantes e governados. Em um determinado momento os homens sentem a necessidade de criar um acordo, um pacto social (contrato social), através do qual reconhecem uma autoridade (governante) um conjunto de regras e um regime político dando origem assim, a sociedade.
A) As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
B) A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
C) As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.
D) As asserções I e II são falsas.
E) A asserção I é falsa e a II é verdadeira.

Leia o texto a seguir: 'A ____________ é uma forma de capitalismo, trata-se de um capitalismo reformado, com melhor distribuição de renda e serviços públicos. Nega o ____________ e tem como fortes marcas a preocupação social e a luta contra a ____________, a exclusão social e as injustiças sociais, defendendo um forte estado ____________, o que a diferencia dos modelos ____________'.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
A) Socialdemocracia; Socialismo; Pobreza; Democrático; Liberais.
B) Democracia; Direito; Nobreza; Laico; Antigos.
C) Burguesia; Liberalismo; Nobreza; Intervencionista; Socialistas.
D) República; Estado; Corrupção; Liberal; Democráticos.
E) Monarquia; Republicanismo; Plebe; Econômico; Anteriores.

O neoliberalismo – neo significa "novo" – retoma as bases do liberalismo, surgido na Europa no final do século XIX, que possibilitou o crescimento e a expansão do capitalismo no mundo.
Tendo por base o que esse modelo econômico propõe coloque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso:
( ) A atuação do Estado como mediador das relações capital-trabalho.
( ) Uma política de privatização de empresas estatais para reduzir o atuação do Estado na economia.
( ) A diminuição do poder dos sindicatos.
( ) A redução das barreiras para a circulação de mercadorias e capitais.
A) V, V, V, F.
B) F, V, V, V.
C) V, V, V, V.
D) V, V, F, V.
E) V, F, V, V.

Leia o texto a seguir:
A ____________ é uma forma de capitalismo, trata-se de um capitalismo reformado, com melhor distribuição de renda e serviços públicos. Nega o ____________ e tem como fortes marcas a preocupação social e a luta contra a ____________, a exclusão social e as injustiças sociais, defendendo um forte estado ____________, o que a diferencia dos modelos ____________
A) Socialdemocracia; Socialismo; Pobreza; Democrático; Liberais.
B) Democracia; Direito; Nobreza; Laico; Antigos.
C) Burguesia; Liberalismo; Nobreza; Intervencionista; Socialistas.
D) República; Estado; Corrupção; Liberal; Democráticos.
E) Monarquia; Republicanismo; Plebe; Econômico; Anteriores.

Prévia do material em texto

ÉTICA, POLÍTICA E CIDADANIA 
 
×Não esqueça de avaliar o material 😊 
 
Questão 1 
As máximas de Kant revelam a importância de interiorizarmos o dever que tem 
origem na razão e na vontade do agente moral. Kant aponta que a vontade boa, que 
quer o bem, nasce do acordo entre vontade e dever. A vontade ética seria então 
constituída pela obediência à lei moral (interna e autônoma), respeito pelo dever e 
pelos outros. 
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a 
relação proposta entre elas: 
I. O imperativo categórico nos diz para sermos honestos, para sermos justos, 
corajosos e generosos, por meio de uma lista de determinadas ações 
que devemos seguir, nos tornando éticos, cumprindo o dever e respeitando as 
normas vigentes. 
PORQUE 
II. Quando agimos devemos nos perguntar se tal ação está em consonância, em 
conformidade com os fins morais, isto é, com as máximas do dever que deverão ser 
universalizadas levando em conta a dignidade do ser humano. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: 
A) 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da 
I. 
B) 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
C) 
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
D) 
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
E) 
 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Questão 2 
A partir do século XVII a teoria do conhecimento tornou-se uma disciplina central 
para a Filosofia, e o problema epistemológico passou a ser fundamental exigindo uma 
análise dessa capacidade humana, e buscando entender, também, o sujeito do 
conhecimento. A teoria do conhecimento se debruçou, então, sobre a relação entre 
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#1883772
o pensamento e as coisas, entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Surgiram 
importantes nomes que levantaram questionamentos relevantes acerca dessas 
questões. 
Com base no texto, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 
1. 
Descartes 
( ) Faz uma distinção entre o que é moral e o que é legal. Sem liberdade 
não pode haver ato moral; para sermos livres, precisamos ser obrigados 
pelo dever de sermos livres. 
2. Kant 
( ) As concepções desse filósofo revelam um homem com natureza em 
essência boa sendo que a sociabilização seria a responsável pela 
deturpação, pelo desvio do homem do caminho do bem, da correção. 
3. Rousseau 
( ) Localizava a origem do erro em duas atitudes que chamou de atitudes 
infantis: a prevenção e a precipitação 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A) 
 
3, 1, 2. 
B) 
 
1, 3, 2. 
C) 
 
3, 2, 1. 
D) 
 
1, 2, 3. 
E) 
 
2, 3, 1. 
Questão 3 
O liberalismo pode ser definido como a doutrina segundo a qual o indivíduo tem o 
direito de pensar o que quiser, de exprimir o que pensa como quiser, e de pôr em 
prática o que pensa como quiser, desde que essa expressão ou essa prática não 
infrinja diretamente a igual liberdade de qualquer outro indivíduo (Extraído de: 
PESSOA, F. Ultimatum e páginas de sociologia política. Lisboa: Ática, 1980). 
Com base no texto assinale a alternativa que apresenta alguns princípios 
básicos do liberalismo. 
A) 
 
A defesa da igualdade aos direitos de terra, o direito do estado em regular a 
economia, leis diferenciadas para os indivíduos desiguais. 
B) 
 
A defesa da propriedade privada, liberdade econômica, igualdade perante a lei, 
participação mínima do Estado na economia. 
C) 
 
A defesa de rendimentos e oportunidades estabelecidos pela divisão das classes 
sociais, o papel do Estado como regulador da economia. 
D) 
 
A manutenção das relações entre o trabalho e a propriedade privada de forma 
equilibrada e justa, com ênfase na importância de o Estado mediar tal situação. 
E) 
 
A proteção dos meios de produção e das relações patronais, a defesa da 
propriedade rural e ambiental e o amparo via sindicatos. 
Questão 4 
Diversos são os fatores que explicam o porquê de as principais potencias 
capitalistas do mundo terem iniciado, no século XIX, a corrida colonialista. 
É correto afirmar que o imperialismo do século XIX, consistiu numa política 
expansionista das principais nações europeias que tinham como objetivo 
A) 
 
a luta pelo controle do tripé: matéria-prima, mão-de-obra barata e mercado 
consumidor. 
B) 
 
expandir o desenvolvimento da África e da Ásia, de forma a integrar o 
desenvolvimento capitalista americano. 
C) 
 
desenvolver a primeira revolução industrial nas colônias. 
D) 
 
o imperialismo caracterizado pelo desenvolvimento das economias locais. 
E) 
 
colonizar as Américas extraindo o lucro e explorando seus recursos minerais. 
Questão 5 
Na filosofia política contratualistaa, dos modernos, temos duas principais 
concepções do estado de natureza, a partir de Hobbes e Rousseau, que nos 
conduzem à reflexão sobre a situação pré-social – aquela na qual os indivíduos 
existem isoladamente – para compreendermos melhor como nos organizamos em 
sociedade. 
Com base nesta informação, leia as sentenças a seguir colocando H para 
aquelas oriundas do pensamento de Hobbes e R para as que forem 
oriundas do pensamento de Rousseau. 
( ) No estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em constante luta: é a 
guerra de todos contra todos. 
( ) O medo – principalmente o da morte violenta – invade o estado de natureza no 
qual os indivíduos vivem em constante risco e insegurança. 
( ) Mesmo no estado de felicidade original – no qual temos o bom selvagem– tudo 
se perde quando alguém cerca um terreno e o reconhece como sua propriedade". 
( ) No cenário no qual os indivíduos vivem isolados e em constante luta, a posse é 
vulnerável, não tem reconhecimento, a vida não tem garantias. 
( ) No estado de natureza os homens viviam num cenário idílico: isolados nas 
florestas, usufruindo da natureza, sobrevivendo apenas com o que ela lhes oferecia. 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta de associação. 
A) 
 
H, R, R, H, H. 
B) 
 
R, R, R, R, H. 
C) 
 
H, H, H, H, R. 
D) 
 
H, H, R, H, R. 
E) 
 
R, H, R, H, R. 
Questão 6 
Podemos (...) distinguir dois tipos de busca da verdade. O primeiro é o que nasce da 
decepção, da incerteza e da insegurança e, por si mesmo, exige que saiamos de tal 
situação readquirindo certezas. O segundo é o que nasce da deliberação ou decisão 
de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar 
explicações, interpretações e significados para a realidade que nos cerca. (CHAUÍ, M. 
Convite à filosofia. SP : Ática, 2000, p. 114). 
Esse segundo tipo busca a verdade 
A) 
 
na atitude lógica. 
B) 
 
naatitude filosófica. 
C) 
 
no pensamento emocional. 
D) 
 
naatitude mitológica. 
E) 
 
no pensamento mitológico. 
Questão 7 
"A palavra política é grega: ta politika, vinda de polis. Polis é a Cidade, entendida 
como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos 
homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos 
inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor 
e discutir em público opiniões sobre ações que a Cidade deve ou não deve realizar)". 
(CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2012. p. 479). 
Sobre a política na Grécia Antiga, assinale o que for verdadeiro: 
I. A política tem como objetivo concretizar a vida justa e feliz. 
II. A vida humana é digna de seres livres, então é indissociável da ética. 
III. Para os gregos, a ética existia separada da comunidade política. 
IV. A polis, ou comunidade dos iguais, era a realização mais elevada da essência 
humana para os gregos antigos. 
Estão corretas as afirmativas: 
A) 
 
III e IV, apenas. 
B) 
 
I, III e IV,apenas. 
C) 
 
II e III, apenas. 
D) 
 
I, II e III, apenas. 
E) 
 
I, II e IV, apenas. 
Questão 8 
Sócrates tornou-se rapidamente uma figura conhecida em Atenas, com reputação de 
espírito questionadorr que instigava as pessoas ao debate. Com isso atraiu também 
inimigos influentes, o que culminaria em seu julgamento e morte. A frase "conhece-
te a ti mesmo" demonstra que a partir da ignorância, precisamos conhecer nossos 
limites. Por isso, fazia perguntas aos cidadãos, expondo contradições nas 
argumentações e respostas para que, gradualmente, pudessem 
extrair insights reflexivos. 
Tendo por base a contribuição de Sócrates, assinale a alternativa correta. 
A) 
 
Sócrates não colocou a reflexão crítica como algo fundamental, pois cada homem 
possui o seu ponto de vista. 
B) 
 
Sócrates sempre se preocupou em instigar, nos jovens da sua época, a busca pelo 
conhecimento, ainda que cobrasse por isso. 
C) 
 
Sócrates defendia que a sabedoria é individual, pois depende do contexto de cada 
indivíduo. 
D) 
 
Sócrates afirmou que não há limites para o nosso conhecimento, uma vez que ele 
provém dos deuses. 
E) 
 
Sócrates defendia que a opinião é individual, mas a sabedoria é universal e se 
estabelece por meio da reflexão racional. 
Questão 9 
O neoliberalismo – neo significa "novo" – retoma as bases do liberalismo, surgido na 
Europa no final do século XIX, que possibilitou o crescimento e a expansão do 
capitalismo no mundo. 
Tendo por base o que esse modelo econômico propõe coloque V para o que 
for verdadeiro e F para o que for falso: 
( ) A atuação do Estado como mediador das relações capital-trabalho. 
( ) Uma política de privatização de empresas estatais para reduzir o atuação do 
Estado na economia. 
( ) A diminuição do poder dos sindicatos. 
( ) A redução das barreiras para a circulação de mercadorias e capitais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A) 
 
V, V, V, F. 
B) 
 
F, V, V, V. 
C) 
 
V, V, V, V. 
D) 
 
V, V, F, V. 
E) 
 
V, F, V, V. 
Questão 10 
Um dos personagens de destaque na filosofia e no pensamento ocidentais, Sócrates 
(470-399 a.C.) foi considerado o Pai da Filosofia, embora não tenha nos deixado 
nada por escrito, cabendo ao seu discípulo, Platão, a tarefa de transmitir suas 
ideias. 
Tendo por base o pensamento de Sócrates, assinale a alternativa correta. 
A) 
 
Transmitiu sua filosofia por meio da retórica, procurando sempre impor as suas 
ideias. 
B) 
 
Ficou comprovado que corrompia a juventude e não acreditava nos deuses da 
cidade. 
C) 
 
Defendeu o racionalismo ético sustentando que somente faz o mal quem ignora o 
bem. 
D) 
 
Ao ser condenado renegou as suas convicções e, assim, conseguiu escapar da 
condenação. 
E) 
 
Concordou com as ideias dos sofistas, de que o homem como a medida de todas as 
coisas. 
Questão 11 
Rousseau e Kant, mesmo com reflexões diferentes, buscam resolver a mesma 
dificuldade: explicar por que o dever e a liberdade da consciência moral são 
inseparáveis e compatíveis. A solução dos dois filósofos aponta que o dever precisa 
estar em nosso interior, e não imposto de fora por uma vontade estranha à nossa. 
Com base no pensamento dos filósofos citados, identifique a quem 
pertence cada uma das proposições a seguir colocando R para o que se 
referir a Rousseau e K para o que se referir a Kant. 
( ) O Estado só é legítimo se estiver em acordo com a vontade geral e distante da 
perversão. 
( ) O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. 
( ) A ética deve se pautar pelo Imperativo Categórico. 
( ) Só é ético aquilo que se faz por consciência do dever. 
( ) Sem liberdade não pode haver ato moral. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
A) 
 
R, K, R, K, R. 
B) 
 
R, K, K, R, K. 
C) 
 
K, R, K, R, R. 
D) 
 
K, R, K, K, K. 
E) 
 
R, R, K, K, K. 
Questão 12 
O século XXI, tem nos deixado, perplexos, frente as atitudes e comportamentos dos 
representantes políticos do Brasil. A atual política brasileira, não condiz com os 
reais objetivos da Política, deixados pelos clássicos Gregos, ou seja, a política com 
o objetivo de concretizar a vida boa, justa e feliz. 
Nesse contexto e reafirmando a importância desses conhecimentos, 
analise as afirmações sobre a relação entre ética e política. 
I. Para os antigos clássicos Gregos, a política tinha como principal objetivo, 
concretizar a vida boa, justa e feliz, para os cidadãos. 
II. Para os gregos, a ética estava inserida na comunidade política. Assim, a visão de 
Platão e Aristóteles, vincula a ética e a política à Polis. 
III. Para Aristóteles o ser humano é por natureza, um ser político que não consegue 
viver sozinho, por isso realiza a sua felicidade plena na polis. 
Assinale a alternativa correta 
A) 
 
As afirmações I, II, III estão incorretas. 
B) 
 
Somente as afirmações I e II estão corretas. 
C) 
 
As afirmações I, II, III estão corretas. 
D) 
 
Somente as afirmações II e III estão corretas. 
E) 
 
Somente as afirmações I e III estão corretas. 
Questão 13 
Um dos grandes desafios no início da filosofia moderna foi vencer o ceticismo, pois 
diante de tantas mudanças e descobertas, os estudiosos passaram a duvidar da 
possibilidade de se alcançar o conhecimento verdadeiro e, assim, surgiram duas 
significativas correntes, o racionalismo e o empirismo, ambas se empenhando na 
busca da verdade. 
Tendo por base os seus conhecimentos acerca do racionalismo e do 
empirismo coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Um dos principais expoentes do racionalismo foi René Descartes, que trouxe 
contribuições válidas para a ciência até hoje em dia. 
( ) O racionalismo foi uma corrente filosófica que negligenciou o uso da razão e 
teve como principal característica o questionamento da forma de pensar e agir dos 
seres racionais. 
( ) O filósofo inglês John Locke foi um dos principais expoentes da vertente 
empirista do conhecimento científico. 
( ) O empirismo é uma corrente filosófica que defende que o conhecimento é 
adquirido através das experiências pessoais. 
Assinale a alternativa que contem a sequência correta: 
A) 
 
F – F – V – V. 
B) 
 
V – F – V – V. 
C) 
 
F – V – V – V. 
D) 
 
F – F – F – V. 
E) 
 
V – V – F – F. 
Questão 14 
"A virtú do príncipe não consiste num conjunto fixo de qualidades morais que ele 
oporá à fortuna, lutando contra ela. A virtú é a capacidade do príncipe para ser 
flexível às circunstâncias, mudando com elas para agarrar e dominar a fortuna. Em 
outras palavras, um príncipe que agir sempre da mesma maneira e de acordo com 
os mesmos princípios em todas as circunstâncias fracassará e não terá virtú alguma." 
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. SP: Ática, 2000, p. 514). 
O excerto acima refere-se à teoria de Nicolau Maquiavel denominada 
"Realismo Político". Sobre o tema, analise as afirmações abaixo e indique V 
para verdadeiro e F para falso: 
( ) O Estado não se origina do poder divino, mas de um jogo de paixões e de lutas 
internas. 
( ) A finalidade da política não é a justiça ou o bem comum, mas a tomada e a 
manutenção do poder. 
( ) A política está desvinculada das virtudes éticas. Os valores políticos são medidos 
pela utilidade social e pela eficácia prática. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A) 
 
V – F – V. 
B) 
 
V – V - F. 
C) 
 
F – V - F. 
D) 
 
V – V - V 
E) 
 
F – V – V. 
Questão 15 
Se retomarmos a história dos contratualistas do século XVI e XVII uma das 
principais questões que ocuparam os debates filosóficos foi em torno do surgimento 
da sociedade civil, ou seja, o que levou os homens a formarem Estados e qual a 
origem legítima de seus governos. 
De acordo com suas leituras, analise as asserções: 
I. O surgimento das teorias contratualistas, referem-se à necessidade de se 
estabelecerum estado de relações humanas livre de qualquer ordem social 
estruturada, chamada de "estado de natureza", anterior ao surgimento da 
sociedade civil. 
PORQUE 
II. No estado de natureza não havia leis ou normas sociais, governos ou obrigações 
políticas entre governantes e governados. Em um determinado momento os 
homens sentem a necessidade de criar um acordo, um pacto social (contrato 
social), através do qual reconhecem uma autoridade (governante) um conjunto de 
regras e um regime político dando origem assim, a sociedade. 
Em relação as asserções, assinale a alternativa correta. 
A) 
 
As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I. 
B) 
 
A asserção I é verdadeira e a II é falsa. 
C) 
 
As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si. 
D) 
 
As asserções I e II são falsas. 
E) 
 
A asserção I é falsa e a II é verdadeira. 
Questão 16 
Leia o texto a seguir: 
"A ____________ é uma forma de capitalismo, trata-se de um capitalismo 
reformado, com melhor distribuição de renda e serviços públicos. Nega o 
____________ e tem como fortes marcas a preocupação social e a luta contra a 
____________, a exclusão social e as injustiças sociais, defendendo um forte 
estado ____________, o que a diferencia dos modelos ____________" (CIZOTO, 
Sonelise Auxiliadora; CARTONI, Daniela Maria. Ética, Política e Sociedade. Londrina: 
Educacional, 2016. p. 243). 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. 
A) 
 
Socialdemocracia; Socialismo; Pobreza; Democrático; Liberais. 
B) 
 
Democracia; Direito; Nobreza; Laico; Antigos. 
C) 
 
Burguesia; Liberalismo; Nobreza; Intervencionista; Socialistas. 
D) 
 
República; Estado; Corrupção; Liberal; Democráticos. 
E) 
 
Monarquia; Republicanismo; Plebe; Econômico; Anteriores. 
Questões 
 
1C 
 
2E 
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968536
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968536
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968537
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968537
3B 
3B 
 
4A 
 
5D 
 
6B 
 
7E 
 
8E 
 
9B 
 
10C 
 
11E 
 
12C 
 
13B 
 
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968538
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968538
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968539
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968539
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968580
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968580
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968581
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968581
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968582
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968582
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968583
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968583
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968584
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968584
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968585
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968585
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968586
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968586
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968587
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968587
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968588
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968588
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968589
14D 
 
15A 
 
16E 
 
Fechar 
 
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968589
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968589
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968590
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968590
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968591
https://www.colaboraread.com.br/aluno/boletim/index/3325228702#382968591

Mais conteúdos dessa disciplina