Buscar

História do Surgimento da Educação Especial no Brasil 2

Prévia do material em texto

História do Surgimento da Educação Especial no Brasil
Vanessa Otávio de Souza
Nome Professora – Orientador: Monica Silva Ferreira
RESUMO:
Palavras-chave: História da Educação Especial; Deficiência; Inclusão.
INTRODUÇÃO
O tema escolhido para a pesquisa é: “história do surgimento da educação especial no Brasil”, tendo como base sua importância para a formação de pedagogas (os), visto que acrescentará e fará parte da sua vida profissional. A questão-problema que norteará esta pesquisa é: o que mudou nas escolas desde sua implementação?
A presente pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, pois busca compreender os fenômenos sociais e aprofundar o conhecimento acerca desses fatos, não se preocupando com dados numéricos e/ou estatísticos. Quanto aos objetivos de pesquisa, refere-se a pesquisa exploratória, com o objetivo de descobrir e estudar fenômenos, fatos e situações sociais, de modo a compreendê-los melhor. Por fim, quanto aos procedimentos para reunir informações será utilizado o método de pesquisa bibliográfica, através da leitura e busca de informações em textos, livros, artigos e demais materiais de caráter científico, comparando as ideias dos diferentes autores estudados. (GERHARDT; SILVEIRA,2009).
A pesquisa buscará compreender a importância da educação especial e inclusiva para a formação e o desenvolvimento do indivíduo, identificando as mudanças e melhorias na educação especial desde os primórdios até a atualidade, para que se perceba que as escolas especiais são as principais responsáveis pelos avanços da inclusão, longe de serem responsáveis pela negação do direito das pessoas com necessidades educacionais especiais, de terem acesso à educação. 
Dentre os autores pesquisados destacam-se Gilberta de Martino Jannuzzi e Marcos José da Silveira Mazzotta, além dos documentos que norteiam as práticas educacionais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e Base Nacional Comum Curricular – BNCC; Declaração de Salamanca e a Constituição de 1988.
Jannuzzi (1992), explica que no início da história da educação especial do Brasil duas vertentes foram predominantes para que a educação especial se efetivasse, sendo elas: Vertente médico-pedagógica; Vertente psicopedagógica.
Em outra obra Jannuzzi (2006) retrata o modo como a educação do deficiente se constitui no Brasil, destacando a participação da sociedade civil e o estabelecimento inicial da política inclusiva.
Mazzotta (1982), “A educação especial esta [...] baseada na necessidade de proporcionar a igualdade de oportunidades, mediante a diversificação de serviços educacionais, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos, por mais acentuadas que elas sejam”.
Para Mazzotta (1996), a educação Especial no Brasil teve seu início com o Decreto n°1428 por D. Pedro II quando fundou na cidade do Rio de Janeiro – O Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente Instituto Benjamim Constant.
Por tudo isso, é possível compreender que o direito da Educação da Pessoa com Deficiência no Brasil é algo historicamente recente e, em decorrência disso, as Políticas Públicas de interesse à Pessoa com Deficiência são promulgadas com o intuito de oferecer e garantir a igualdade (de direitos e oportunidades) e a acessibilidade às Pessoas com Deficiência, bem como combater o preconceito sofrido por estas.
REFERÊNCIAS
JANNUZZI, G. A luta pela educação do deficiente mental no Brasil. Campinas: Editores Associados, 1992
MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996
BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 de dez.1996.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
______. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2. ed. Campinas: Autores

Mais conteúdos dessa disciplina