Buscar

Resposta Av Subst 2 contabilidade

Prévia do material em texto

1)
Sendo um importante relatório contábil, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) tem sua apresentação e divulgação sob forma dedutiva, segundo com o art. 187 da Lei nº 6.404/76. Esta demonstração contábil busca evidenciar o desempenho econômico da empresa em certo período. Assim, é correto afirmar que as contas contábeis da DRE tecnicamente chamadas de:
Alternativas:
a)
contas financeiras.
b)
contas patrimoniais.
c)
contas de resultado.
Alternativa assinalada
d)
contas de investimento.
e)
contas transitórias.
2)
As obrigações patrimoniais são decorrentes de compromissos assumidos com terceiros para o uso de bens e serviços a serem liquidados num momento futuro. Assim, as pessoas, representantes das obrigações da empresa, podem no vencimento combinado exigir ou reivindicar o valor da obrigação em fluxo econômico, na forma de moeda ou em bens ou serviços. Com base na estrutura do balanço patrimonial, é correto afirmar que os passivos (capital de terceiros) podem ser classificados em:
Alternativas:
a)
circulante e permanente.
b)
circulante e não circulante.
Alternativa assinalada
c)
capital próprio e capital de terceiros.
d)
capital próprio e não circulante.
e)
capital de terceiros e não circulante.
3)
O ativo compreende as aplicações de recursos, compostos pelo conjunto de bens e direitos. Os componentes do Ativo são classificados em conformidade com a finalidade a que se destinam, que varia de acordo com o objetivo social da companhia. Assim, o elemento patrimonial conhecido como Ativo significa, segundo o Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro:
Alternativas:
a)
um recurso econômico não controlado no presente pela entidade como resultado de evento futuro.
b)
um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.
Alternativa assinalada
c)
uma obrigação futura, derivada de evento presente, cuja extinção deva resultar na entrada de recursos da entidade.
d)
uma obrigação futura, derivada de evento presente, cuja extinção deva resultar na saída de recursos da entidade.
e)
uma obrigação presente, derivada de evento passado, cuja extinção deva resultar na saída de recursos da entidade.
4)
A aplicação de regimes contábeis surgiu quando nos primórdios da contabilidade precisou-se avaliar qual era momento que deveria ser apurado o lucro (ou o prejuízo) da entidade Isto posto, um dos regimes contábeis retrata que as receitas e despesas devem ser lançadas no mês em que a nota fiscal e as mercadorias derem a efetiva entrada na organização, é vinculado ao reconhecimento do momento econômico do evento econômico ou fato contábil, sendo aderente ao conceito de fato gerador da legislação societária e tributária. Trata-se do:
Alternativas:
a)
Princípio da Entidade.
b)
Regime de Competência.
Alternativa assinalada
c)
Regime de Caixa.
d)
Regime Econômico.
e)
Princípio da Continuidade.
5)
Considere as seguintes características de uma demonstração contábil: a) considerada como uma demonstração estática do Ativo, do Passivo e do Patrimônio Líquido em uma data qualquer; b) apresenta o retrato momentâneo da empresa após os lançamentos dos Fatos Contábeis; c) reflete a posição financeira e econômica da organização, elucidando assim a posição patrimonial. Estes aspectos descrevem a demonstração contábil denominada de:
Alternativas:
a)
Balanço Patrimonial.
Alternativa assinalada
b)
Demonstração do Resultado do Exercício.
c)
Demonstração do Resultado Abrangente.
d)
Demonstração dos Fluxos de Caixa.
e)
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

Continue navegando