Buscar

Prisão e Medidas Cautelares Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prisão e Medidas Cautelares – Avaliação 
1. Com relação ao conceito de prisão, assinale a alternativa INCORRETA:
a. A prisão é a privação de liberdade de certo indivíduo que em algum momento, seja por ação ou omissão agiu com atitude ilegal perante a lei.
b. É sinônimo de captura e custódia, que podem também ser usados para o entendimento.
c. Consiste na privação de liberdade de locomoção de um indivíduo, podendo ser aplicada somente de forma escrita.
d. É uma das formas e poder que o Estado tem, de punir o cidadão que não agir de acordo com as leis que regem a sociedade
2. O Código Penal e Processual Penal, atualmente é regido por alguns princípios que devem ser rigorosamente observados. É correto dizer, que NÃO faz parte deles:
a. Princípio da Legalidade.
b. Princípio da Motivação.
c. Princípio da Proporcionalidade.
d. Princípio da Impessoalidade.
3. Um dos mais importantes princípios que devem ser observado na aplicação das penas do Brasil é o Princípio da Proporcionalidade. Podemos dizer que:
a. Em sentido amplo, é um princípio que obriga o ‘operador jurídico a tratar de alcançar o justo equilíbrio entre os interesses em conflito’.
b. Um dos mais importantes, porém, não é possível balancear os interesses do acusado e da sociedade.
c. O Princípio da Proporcionalidade, em alguns casos, não deve interferir na conduta do juiz frente a decisão sobre a pena.
d. Possuí a finalidade de proteger a integridade e o deslinde do processo definitivo, protegendo todos os mecanismos capazes de levarem ao êxito do procedimento final.
4. O sistema penal brasileiro, adota três tipos de regimes para cumprimento de pena: o fechado, o semiaberto, e o aberto. É correto afirmar que:
a. No regime semiaberto a execução da pena é cumprida em estabelecimento de segurança máxima ou média.
b. O condenado, ainda que reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a 4 (quatro) anos, poderá, desde o início, cumpri-la em regime aberto.
c. No regime aberto a execução da pena será em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar,
d. O condenado não reincidente, cuja pena seja superior a 4 (quatro) anos e não exceda a 8 (oito), poderá, desde o princípio, cumpri-la em regime semiaberto.
5. Sobre as noções gerais ao instituto da prisão, assinale a afirmativa INCORRETA: 
a. O mandado de prisão será lavrado pelo delegado de polícia e assinado pelo Ministério Público.
b. A prisão poderá ser efetuada em qualquer dia e a qualquer hora, respeitadas as restrições relativas à inviolabilidade do domicílio.V
c. Não será permitido o emprego de força, salvo a indispensável no caso de resistência ou de tentativa de fuga do preso. O mandado de prisão será lavrado pelo delegado de polícia e assinado pelo Ministério Público
d. As medidas cautelares serão decretadas pelo juiz a requerimento das partes ou, quando no curso da investigação criminal, por representação da autoridade policial ou mediante requerimento do Ministério Público.V
6. Sobre as características da pena de prisão comum ou simples, é correto afirmar que:
a. É prisão de natureza processual e administrativa, efetivada após o transito em julgado. Sua principal característica é a privação de locomoção do indivíduo .
b. É prisão de natureza de execução penal, fruto de uma sentença condenatória, que se deu pelo cometimento de um ato ilícito, por ação ou omissão.
c.  prisão de natureza de execução penal, fruto de uma sentença condenatória, e deve ser aplicada independente de haver outras possibilidades de prisão.
d. É prisão de natureza cautelar. Será aplicada para manter a efetividade da execução do processo.
7. Após receber o auto de prisão em flagrante, no prazo máximo de até 24 (vinte e quatro) horas após a realização da prisão, o juiz deverá promover audiência de custódia com a presença do acusado, seu advogado constituído ou membro da Defensoria Pública e o membro do Ministério Público, e, nessa audiência, o juiz deverá, fundamentadamente:
a. Conceder liberdade provisória, somente com fiança.
b. Relaxar a prisão ilegal; ou sentenciar a pena definitiva.
c. Converter a prisão em flagrante em preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art. 312 deste Código, e se revelarem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas da prisão.
d. Conceder liberdade provisória, sendo reincidente ou não.
8. A prisão preventiva, enquadrando-se nas medidas cautelares, tem como objetivo principal garantir a eficácia do andamento e resultado do processo. Sobre ela, podemos afirmar que:
a. poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado.
b. será admitida somente nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos.
c. será admitida com a finalidade de antecipação de cumprimento de pena ou como decorrência imediata de investigação criminal ou da apresentação ou recebimento de denúncia.
d. Não será admitida a prisão preventiva quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la.
9. A prisão temporária, que também possuí natureza cautelar, será decretada pelo Juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público. E de acordo com Lei 7.960/89:
a. Terá o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogável por mais 15 em caso de extrema e comprovada necessidade.
b. O despacho que decretar a prisão temporária deverá ser fundamentado e prolatado dentro do prazo de 48 (quarenta e oito) horas.
c. A prisão deve ser executada de imediato, podendo a expedição de mandado judicial ser apresentada posteriormente a prisão.
d. terá o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.
10. A alternativa abaixo dispõe corretamente sobre as hipóteses de cabimento da prisão temporária, EXCETO:
a. Quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado nos seguintes crimes.V
b. Quando o indiciado não possuir familiar vivo, e for considerado indigente.
c. Quando imprescindível para as investigações do inquérito policial.V
d. Quando o indicado não tiver residência fixa ou não fornecer elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade.v

Continue navegando