Buscar

FÓRUM DA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA SINTAXE E SEMÂNTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com a gramática normativa da língua portuguesa, as palavras são formadas por radical e por afixos, contudo, em nosso cotidiano, percebemos no uso real e social da língua, que há modificações em algumas palavras que já estão enraizadas no nosso cotidiano, como o uso do termo “pra”. Diante disso, compreendemos que a língua não é estanque e está sempre se modificando, isso de acordo com as necessidades dos falantes. Um clássico exemplo é a transformação que a expressão primária vossa mercê sofreu. Observe:
Essas transformações são uma demonstração da evolução da língua, que hoje são aceitas e usadas por toda a população que fala o português. Nesse sentido, podemos inferir que o uso das tecnologias, a qual está presente na vida de todos, é um dos mecanismos que exigem que a comunicação seja realizada de maneira imediata, rápida e eficaz.
A vista disso, é importante refletir sobre o uso das palavras no seu cotidiano. Você já observou alguma mudança na sua linguagem escrita ou oral? O que poderia estar motivando essas transformações e evoluções?
A linguagem é viva e muda com o tempo
A linguagem é viva e muda com o tempo, o que é visto como uma moda passageira ou um desvio das normas culturais pode, na verdade, ser uma elaboração ou modificação de palavras. "Você" é um bom exemplo. A palavra que você costumava ser muito diferente e mudou muito ao longo do tempo.
O mais interessante é que continua a se desenvolver diante de nossos olhos (e ouvidos), tanto na escrita quanto na fala. Apesar das regras gramaticais que mais limitam do que julgam essa evolução, é bom lembrar que isso faz parte da dinâmica normal de qualquer língua.

Continue navegando