Buscar

BIOETICA E BIOSEGURANCA

Prévia do material em texto

ÉTICA NA PESQUISA COM SERES HUMANOS
Gisele Gonçalves Batista
47004873
Nutrição
A pesquisa em seres humanos no século 20, durante a segunda guerra mundial, nos campos de concentração nazistas foi marcada por atrocidades com judeus que eram presos e deixados a disposição de médicos para serem usados em pesquisadas, as quais os deixariam desfigurados, incapacitados ou até mortos. Em dezembro de 1946, o Tribunal Militar Internacional, em Nuremberg julgou vinte e três pessoas - vinte das quais, médicos - que foram consideradas criminosas de guerra, pelos brutais experimentos realizados em seres humanos nos campos de concentração nazistas. Em agosto de 1947, ocorreu o veredito, no qual 7 acusados foram condenados à morte, 7 foram absolvidos e os demais foram condenados à prisão; foi elaborado um documento, que ficou conhecido como Código de Nuremberg.
Seguindo os critérios de beneficência e autonomia do paciente, em 1983 foram redigidas as Diretrizes Internacionais para Pesquisa Biomédica Envolvendo Seres Humanos, através do Conselho para Organizações Internacionais de Ciências Médicas (CIOMS), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
O Código de Nuremberg foi, sem dúvida, onde surgiu a ideia do direito à autonomia que o paciente adquiriu ao longo dos séculos. O Código de Nuremberg foi, sem dúvida, um dos fatores do contexto onde surgiu a ideia do direito à autonomia que o paciente adquiriu ao longo dos séculos. Serviu de norteador para as diretrizes que se seguiram, de forma a que a pesquisa científica, em especial a que envolve seres humanos, em vista da necessidade de sua continuidade, passa a ser constantemente revisada e vigiada, com a finalidade de evitar abusos. 
Em se tratando de pesquisas com seres humanos, o tema da ética em pesquisa precisa ser objeto de permanente reflexão e crítica, inclusive pelo próprio movimento e provisoriedade que caracterizam a ciência ou mesmo os valores e a moral de uma sociedade. Zanella (2008, p. 50) mostra sua preocupação com o assunto: 
Entro aqui com a reflexão sobre ética, ou melhor, sobre o necessário diálogo a ser entabulado pelos cientistas da relação entre ética e ciência. Afirmo a necessidade do compromisso dos pesquisadores, independente do objeto, dos objetivos e do método delineado em suas investigações, tanto com o que investigam — com os usos que serão feitos desses conhecimentos quanto com quem investigam.
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)/FUNEC-UNEC é um colegiado interdisciplinar e independente, com “múnus público”, criado para defender os interesses dos participantes de pesquisas em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento de pesquisas dentro dos padrões éticos.
O CEP recebe e avalia projetos de pesquisa envolvendo seres humanos, garantindo a conformidade ética e a segurança do participante da pesquisa de acordo com o estabelecido pelas normas e diretrizes do Conselho Nacional de Saúde através das Resoluções CNS 466/2012 e 510/2016.
Conforme a Resolução CNS 466/12, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa” e cabe à instituição onde se realizam as pesquisas a constituição do CEP. 
Finalmente, o CEP exerce papel consultivo e, em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da instituição e promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade.
Na minha opnião a pesquisa com seres humanos é muito importante pois garente a melhoria da qualidade de vida da população , pois foi através desse tipo de pesquisa que temos disponíveis a vacina da varíola, criação da insulina , vacina da febre amarela, estudos sobre a microcefalia em relaçao a zika e atualmente Covid-19.
As pesquisas precisam respeitam os indivíduos na sua forma física e mental, dando a ele dignidade e autonomia para ele escolher se deseja ou nao permanecer na pesquisa depois de ser informado sobre os benecificios da pesquisa e os possíveis riscos mesmo que minímos.
Acredito que as pesquisas em seres humanos precisam continuar e serem mais bem aceitas pela população pois seram através delas que tenhamos a chance de termos um futuro melhor e mais saudável com maior prespectiva e qualidade de vida. Serão através dessas pesquisas que teremos a chance de vivermos em um mundo sem algumas doenças teminais por exemplo. 
Os conselhos de etica a cada dia passam por reformulações acompnhando a evolução da sociedade, tecnológia e ciência.
REFERÊNCIAS:
CÓDIGO DE NUREMBERG. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikipédia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=C%C3%B3digo_de_Nuremberg&oldid=61496559>. Acesso em: 26 ABR. 2022.
ZANELLA, A. V. Reflexões sobre pesquisa em psicologia, método(s) e “alguma” ética. In: PLONER, K. S., et al., (org). Ética e paradigmas na psicologia social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em Microsoft Word - PLONER_MICHELS_SCHLINDWEIN_GUARESCHI_Etica_e_paradigmas_na_PS_EM_PREPARO (scielo.org). Acesso em: 26 ABR. 2022.
COMITÊ DE ÉTICA – HUMANO.UNEC, 2020. Disponível em: Comitê de Ética - Humano - UNEC. Acesso em: 26 ABR. 2022.
	TABULAÇÃO:
	
	
	
	ENTREVISTADO
	IDADE
	NÍVEL ESCOLARIDADE
	RESPOSTA
	1
	33
	Ensino superior em letras
	A favor. Acha importante e concorda com a pesquisa e acha que deve continuar sendo feita,acha que nada irá mudar
	2
	64
	Ensino fundamental completo
	A favor. Acha que futuramente possam ser usados robôs no lugar de humanos, mais ataulamnete concorda a utilizaçao de humanos.
	3
	21
	Graduando em engenharia civil
	Contra, não acha ideal que humanos sejam testados em laborátorio , acha que isso isso ira mudar atraves da tecnologia
	4
	73
	Ensino fundamental incompleto
	Contra, acha que deve ser testado em animais e não em humanos. Acha que irá mudar para testagem apenas em ratos.
	5
	29
	Publicitaria
	A favor, concorda plenamente com a a atestagem em humanos e ate participaria de uma pesquisa , acha que ira mudar sim , para algo mais tecnologico
	6
	41
	Empresária
	A favor , concorda com a utilizaçao de humanos desde que não sofram mutações , acha que nada vai mudar.
	7
	14
	Cursando ensino médio
	A favor,acha importancia , pois so testando em humanos saberao os reais efeitos no corpo, acredita que nada vai mudar.
	8
	26
	Medico
	A favor,devido a sua profissao ele presencia de perto a importancia dessas pesquisas e concordo que so testando em várias pessoas distintas saberao a eficancia para o resultadoda pesquisa. Acha que vai mudar para algo mais tecnologico e rapido mais ainda com humanos
	9
	42
	Empresaria
	A favor, acredita na ciencia e se testam é porque é seguro. Acha que não vai mudar o metodo de pesquisa
	10
	48
	Vendedor ambulante
	Contra, sujeitar pessoas a testes é desumano. Acha que vai ser feito com animais.
2

Continue navegando