Buscar

Exercício 4 Prestação de contas do terceiro setor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prestação de contas do terceiro setor
1. O terceiro setor precisa prestar contas de suas atividades, isto é, das origens e aplicações de recursos do dinheiro recebido. A prestação de contas deve ser encaminhada aos órgãos pertinentes. Assinale a alternativa que apresenta os órgãos que exigem a prestação de contas das entidades do terceiro setor.​​​​​​​
A.  Ministério da Justiça, governos estaduais e Ministério da Fazenda.
B.  Ministério Público, Ministério da Justiça e Ministério da Saúde.
C. Ministérios da Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e da Agricultura.
D. Governos estaduais e municipais, Tribunal de Contas e Ministério da Fazenda.
E. Ministério Federal e órgãos que celebram termos de parceria com OSCIPs.
2.  A prestação de contas é uma ferramenta essencial e obrigatória das entidades do terceiro setor. Para sua apresentação, é criado um relatório que demonstra a transparência de seu processo de gestão. Desta forma, as prestações de contas, quando encaminhadas ao órgão responsável, poderão ser aprovadas, aprovadas com ressalva ou até mesmo rejeitadas. Assinale a alternativa correta sobre a manifestação de avaliação da prestação de contas.​​​​​​​
A. Prestações de contas avaliadas como rejeitadas são as com algumas irregularidades, mas que não resultem em dano ao fisco.
B. Prestações de contas aprovadas com ressalvas são as que não têm a ocorrência de irregularidades, tendo as metas e objetivos cumpridos.
C. Prestações de contas avaliadas como aprovadas são as que apresentam pequenas irregularidades.
D. Prestações de contas aprovadas com ressalvas são as que apresentam irregularidade grave, podendo ser a não apresentação da prestação de contas, isto é, a omissão no dever de prestar contas.
E. Prestações de contas rejeitadas são as que apresentam irregularidade grave, podendo ser a não apresentação da prestação de contas, assim como o desvio de recursos públicos.
3. Conforme o Conselho Federal de Contabilidade (2018), a entidade do terceiro setor, na sua prestação de contas, deve observar algumas exigências específicas de cada órgão, como prazo e elementos básicos que deverão ser apresentados. Assinale a alternativa correta sobre os elementos básicos.
A. Plano de trabalho, relatório de caixa, demonstrações contábeis e informações bancárias.
B.  Cópia de convênio, Siconv, relatório de atividades e informações bancárias.
C. Relatórios de atividades, inventário de estoque, parecer do Conselho Fiscal e relação anual de informações sociais (RAIS).
D. Relatório de auditoria independente, Siconv, orçamento de caixa e demonstrações contábeis.
E. Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), plano de trabalho, relatório de atividades e parecer do Conselho Monetário.
	
4. As documentações, notas e relatórios, dentre os outros elementos básicos encaminhados para o órgão responsável para avaliação da prestação de contas, mesmo que constadas regulares e aprovadas, deverão permanecer arquivadas durante um prazo mínimo. Marque a alternativa que apresenta esse prazo.​​​​​​​
A. Dez anos.
B. Cinco anos.
C. Dois anos.
D. Seis meses.
E. Um ano.
5. As entidades do terceiro setor, para a renovação do título de utilidade pública nas esferas federal, pública e municipal, deverão encaminhar a sua prestação de contas aos órgãos responsáveis no período estipulado. Assinale a alternativa que apresenta os órgãos responsáveis pelas esferas pública e municipal.​​​
A. Para renovação de títulos de utilidade pública estadual, deverá encaminhar a prestação de contas à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) no dia 30 de abril.
B. Para renovação de títulos de utilidade pública municipal, deverá encaminhar a prestação de contas à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) no dia 30 de abril.
C. Para renovação de títulos de utilidade pública estadual, deverá encaminhar a prestação de contas à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) no dia 15 de abril.
D. Para renovação de títulos de utilidade pública municipal, deverá encaminhar a prestação de contas ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) no dia 30 de setembro.
E. Para renovação de títulos de utilidade pública estadual, deverá encaminhar a prestação de contas ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) no dia 30 de abril.

Continue navegando