Buscar

Módulo 8 - Apresentação de Contas como um Dever Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo 8 - Apresentação de Contas como um Dever – Avaliação
1. A Prestação de Contas é um instrumento indispensável para fortalecer a democracia participativa no País, diante desse contexto, é correto afirmar que:
a. Aprendizado e melhoria: identifica os gestores que administram os recursos para que possam ser responsabilizados por suas ações.
b. Accountability: é um termo inglês utilizado para descrever as práticas relacionadas às punições aos gestores públicos que não realizam suas prestações de contas.
c. Controle: a prestação de contas não tem necessidade de observar o cumprimento das regulamentações e normas.
d. Governança social: se refere a participação do cidadão no processo de construção das políticas públicas, desde a sua concepção, passando pela definição das diretrizes orçamentárias, o controle sobre a execução do Orçamento, até a avaliação dos resultados alcançados.
2. A Portaria STN nº 642 de 2019, introduziu a Matriz de Saldos Contábeis (MSC), sobre a MSC é correto afirmar que:
a. A MSC tem como único objetivo o recebimento de dados e informações para automatizar a elaboração das declarações, facilitando o trabalho de confecção e envio dessas à Secretaria do Tesouro Nacional pelos entes federados.
b. O envio da MSC será realizado exclusivamente pelo Poder Executivo, bimestralmente, via Siconfi, utilizando informações agregadas e não consolidadas.
c. Não é objetivo da MSC permitir o compartilhamento dos dados recebidos com outros órgãos e entidades.
d. A MSC é composta de uma relação de contas contábeis associadas a um conjunto de informações complementares de forma que permita a disponibilização de informações detalhadas sobre a contabilidade dos entes da federação.
3. A Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe que os titulares de Poderes e órgãos emitirão Relatório de Gestão Fiscal (RGF) que deverá ser publicado e disponibilizado ao acesso público, inclusive em meios eletrônicos, até trinta dias após o encerramento do período a que corresponder. Sobre o RGF é correto afirmar:
a. O RGF não é obrigado a ser homologado e transmitido pelo Siconfi.
b. Os municípios não são obrigados a emitir o RGF.
c. O período de publicação e emissão do RGF é bimestral.
d. O objetivo do Relatório é dar transparência à gestão fiscal do titular do Poder/órgão realizada no período, principalmente por meio da verificação do cumprimento dos limites.
4. Na ordem jurídica brasileira existem vários dispositivos que incidem no caso de não apresentação de contas pelo gestor público. Dentre as prescrições a seguir, em hipótese de inadimplência de prefeitos, marque a opção INCORRETA.
a. É ato de improbidade administrativa, ficando o responsável sujeito às seguintes cominações: ressarcimento integral do dano, se houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos.
b. Não existe previsão de intervenção do Estado no município.
c. É crime comum, sujeito ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara de Vereadores, estando o inadimplente passível de pena de detenção de três meses a três anos, além da perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos.
d. É fato gerador de inelegibilidade.
5. Considerando que as obrigações de prestações de contas devam ser realizadas periodicamente ao longo do ano, de acordo com suas particularidades, julgue os itens seguir em verdade (V) ou falso (F) e marque a opção correta.
(  ) A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável em Promover o acompanhamento, a sistematização e a padronização da execução contábil de toda a administração pública.
(     ) A obrigação de prestar contas em tempo real foi exigência da Lei 4320/64.
(      ) As informações da execução de despesas e da arrecadação de receita, dentre outras disponibilizadas em tempo real, podem ser acessadas nos portais de transparência de cada ente governamental.
a. V, F, V
b. F, V, F
c. F, F, F
d. V, V, V
6. De acordo com FURTADO (2007), não existe responsabilidade por administração de recurso alheio sem o respectivo dever de prestar contas; assim como não há o dever de prestar contas sem a correlativa responsabilidade por gerência de recurso alheio. A CF/88, em seu parágrafo único do artigo 70, destaca quem está ao alcance da obrigação de prestar contas. Diante desse contexto, julgue os itens a seguir em verdade (V) ou falso (F) e marque o item mais adequado:
(    ) as pessoas físicas que utilize dinheiro públicos não são obrigado a prestar contas.
(   ) as pessoas jurídicas de direito privado que guarde bens públicos são obrigados a prestar contas.
(   ) qualquer pessoas física que gerencie valores públicos são obrigados a prestar contas.
(  ) qualquer pessoa jurídica de direito público que em nome do Estado assuma obrigações tem que prestar contas.
a. V, F, F, F
b. F, V, F, V
c. F, V, V, V
d. V, V, V, V
7. Sobre a obrigação de prestar contas mensalmente, de acordo com a Constituição do Estado do Ceará de 1989, é correto afirmar que:
a. O município que não efetuar a prestação de contas mensal não proíbe a realização de novos convênios e contratos com o Governo Estadual
b. Os municípios do Estado do Ceará e os Consórcios Públicos deverão efetuar suas prestações de contas mensais por meio do Sistema de Informação Municipal (SIM)
c. Os Presidentes das Câmaras Municipais não são obrigadas a prestar contas mensalmente
d. Somente os prefeitos municipais, os agentes responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos da Administração Municipal Indireta devem prestar contas mensalmente
8. Sobre o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), é correto afirmar que:
a. O RREO será elaborado pelos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
b. O RREO é uma obrigação que passou a ser exigida a partir da Lei Complementar nº 101/00 – Lei de Responsabilidade Fiscal que deve ser publicada bimestralmente.
c. O RREO e seus demonstrativos abrange somente os órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta.
d. A Lei de Responsabilidade Fiscal, LC nº 101/00, que se refere às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, estabelece as normas para elaboração e publicação do RREO.
9. Não faz parte dos objetivos das prestações de contas:
a. Confiança e credibilidade
b. Transparência
c. Responsabilização
d. Descontrole
10. De acordo com as normas brasileiras de contabilidade, especificamente a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL (2016) - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, podemos afirmar sobre a obrigação de observar as Normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NCASP):
a. As entidades de setor público, com personalidade jurídica de direito privado, integrante o Orçamento de Investimento, que recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos, na execução de suas atividades são obrigadas a cumprir integralmente as NCASP.
b. As Pessoas físicas que recebam subvenção, benefício, ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público não são obrigadas a observar as NCASP.
c. São obrigados a seguir as NBCASP, integralmente, as Entidades governamentais integrantes do Orçamento Fiscal.
d. Os conselhos profissionais não são obrigados a seguir as NCASP.

Continue navegando