Buscar

Jogo_Techne

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Jogo T?chne/cartas reflex?o.fundacao.casa.pptx
CARTA - REFLEXÃO
“DELINQUÊNCIA” NÃO É UMA PALAVRA EXCESSIVA, EMBORA DE FATO POUQUÍSSIMOS ADOLESCENTES SE TORNEM PROPRIAMENTE DELINQUENTES. MAS EXISTE UMA PARCERIA DE ADOLESCÊNCIA E DELINQUÊNCIA, PORQUE O ADOLESCENTE, POR NÃO SER RECONHECIDO DENTRO DO PACTO SOCIAL, TENTARÁ SER RECONHECIDO “FORA” OU CONTRA ELE, OU, O QUE DÁ NA MESMA, NO PACTO ALTERNATIVO DO GRUPO. ELE CONSTITUIRÁ UM NOVO PACTO ENTRE ADOLESCENTES, COM CLARAS REGRAS DE RECONHECIMENTO MÚTUO. ESSAS REGRAS SEMPRE ESTARÃO DELIBERADAMENTE EM RUPTURA, MAIS OU MENOS DECLARADA, COM O PACTO SOCIAL.
 (CONTARDO CALIGARIS – A ADOLESCÊNCIA) 
(Em até 5 minutos) 
PENSO NA ESTETICA DO GESTO DO PROFESSOR QUE OBSERVA A PRODUÇÃO DE QUEM ESTÁ APRENDENDO E ENCORAJA –O COM UM SORRISO, UM OLHAR INTEIRO QUE O ABARCA NÃO SÓ COMO UM “ ALUNO” PORQUE ELE ANUNCIA POSSIBILIDADES, PORQUE O ESPELHA COMO ALGUÉM QUE VALE A PENA.
AYÉRES BRANDÃO – DO MITO DO HERÓI AO HERÓI DO MITO
(Em até 5 minutos) 
É IMPOSSÍVEL EXISTIR EDUCAÇÃO NO SINGULAR. PODERÁ HAVER OUTRA COISA, ESCOLARIZAÇÃO, INSTRUÇÃO OU ENSINO, MAS NUNCA EDUCAÇÃO. E, SE É ALGUMA COISA PLURAL, A FUNÇÃO DA ESCOLA É SER (OU DEVERIA SER SEMPRE), O “LOCUS” PRIVILEGIADO DA PRÁTICA EDUCATIVA... 
(TIÃO ROCHA EM PALESTRA NO L13, EM DEZEMBRO 2011) 
(Em até 5 minutos) 
É POR MEIO DA DISSEMINAÇÃO DESSE CONCEITO DE EMPATIA QUE O FILÓSOFO ROMAN KRZNARIC ACREDITA SER POSSÍVEL FAZER UMA REVOLUÇÃO:
AS PESSOAS ACHAM QUE A PAZ E AS REVOLUÇÕES SÃO CONSTRUÇÕES DE ACORDOS POLÍTICOS. MAS ACREDITO QUE É POSSÍVEL QUE ISSO SEJA FEITO NAS RAÍZES DAS REVOLUÇÕES HUMANAS. DESMONTANDO IGNORÂNCIAS E PRECONCEITOS. 
( CADERNO COTIDIANO – OUTUBRO - 2015 FOLHA DE SÃO PAULO) 
(Em até 5 minutos) 
DENTRO OU FORA DA PRÁTICA GREGÁRIA, OS JOVENS NÃO DESISTIRÃO DE TENTAR SUSCITAR A ATENÇÃO E O RECONHECIMENTO DOS ADULTOS. O GRUPO QUE ELES VIEREM A CONSTITUIR SEGUIRÁ UM MODELO DE AÇÃO QUE DEVERÁ TRANSGREDIR O PACTO SOCIAL, JÁ QUE CONTINUA VIVA A ESPERANÇA DE MERECER, POR ESSA TRANSGRESSÃO, A ATENÇÃO DOS ADULTOS. A TRANSGRESSÃO TENTA ENCENAR O QUE OS ADOLESCENTES ACREDITAM SER UM DESEJO RECALCADO DOS ADULTOS. NESSE CASO, A TRANSGRESSÃO ADOLESCENTE PRESENTEIA OS ADULTOS COM UMA IMAGEM QUE JUSTAMENTE ELES QUEREM REPRIMIR. O ERRO DOS ADOLESCENTES É PENSAR QUE PARA OS ADULTOS POSSA SER AGRADÁVEL ENCONTRAR UMA ENCENAÇÃO DO SEU PRÓPRIO RECALQUE. 
(CONTARDO CALIGARIS – A ADOLESCÊNCIA) 
(Em até 5 minutos) 
Se um educador escuta um “me ajuda a olhar!”, seja através da fala, dos olhos, das mãos, do corpo, do sonho, do choro, da dor, da alegria, ele deveria sempre responder com um “me ensina o que você viu!” 
(Tião Rocha em palestra na Unidade L13, em dezembro de 2011. Texto: a função do educador)
(Em até 5 minutos) 
NAS ESCOLAS, A MAIS GRAVE DAS VIOLÊNCIAS TALVEZ NÃO SEJA A EXPLÍCITA, QUE DEGRADA CORPOS, MAS AQUELA QUE MALTRATA ESPÍRITOS... A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. 
( CARLOS BYNGTON - CONSTRUÇÃO AMOROSA DO SABER)
(Em até 5 minutos) 
“TÁ COM DÓ LEVA PARA CASA.”
(EXPRESSÃO POPULAR)
(Em até 5 minutos) 
E foi a pergunta que um aluno lhe dirigiu: 
professor, por que me castiga? Por que não me ensina? 
(josé Pacheco, em Pequeno dicionário das Utopias da Educação,2009, P.94)
(Em até 5 minutos) 
“OS ADOLESCENTES TRANSGRIDEM – ATÉ GRAVEMENTE - NÃO PARA BURLAR A LEI, NÃO NA ESPERANÇA DE ESCAPAR DAS CONSEQUÊNCIAS DOS SEUS ATOS , MAS, AO CONTRÁRIO, PARA EXCITÁ-LA , PARA QUE A REPRESSÃO CORRA ATRÁS DELES E ASSIM OS RECONHEÇA COMO PARES DOS ADULTOS, OU MELHOR, COMO AS PARTES ESCURAS E ESQUECIDAS DOS ADULTOS. ELES IMAGINAM QUE, COMO DELINQUENTES, SERÃO AMADOS , POR SEREM PORTADORES DOS SONHOS RECALCADOS DOS ADULTOS.
Á VISTA DISSO, COMO O JOVEM RESISTIRIA À TENTAÇÃO DE FAZER ALGO QUE SEJA GRAVE A PONTO DE FORÇAR O TRIBUNAL A JULGÁ-LO COMO ADULTO-QUE É O QUE ELE PEDE DESDE SEMPRE?? SE FOR JULGADO E CONDENADO COMO ADULTO, ISSO SERÁ A DEMONSTRAÇÃO DO FATO DE QUE OS ADULTOS SÓ OUVEM A LINGUAGEM DO CRIME MAIS DETESTÁVEL E DE QUE ESSA LINGUAGEM FUNCIONA.”
(CONTARDO CALIGARIS – A ADOLESCÊNCIA) 
(Em até 5 minutos) 
“OLHO PARA OS MORADORES DE RUA E PENSO: O QUE PASSAM? COMO CHEGARAM ATÉ AQUI? O QUE LHES FALTOU? Pessoas esquecidas pela sociedade e que muitas vezes não tiveram acesso à educação. Quantos gênios se encontram aqui? Talvez nisso consigo enxergar a importância de um educador e a diferença que podemos fazer em nossos alunos através de estímulos e motivação.”
(FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO DE BORDO - DOCENTE SENAC SP, 2016)
(Em até 5 minutos) 
“COMO VER OS ALUNOS 
NÃO NECESSARIAMENTE 
COMO ELES NÃO SÃO, MAS COMO ELES PODEM SER?”
(MIKE ROSE, DE VOLTA À ESCOLA, PORQUE TODOS MERECEM UMA SEGUNDA CHANCE NA EDUCAÇÃO, P. 91)
(Em até 5 minutos) 
“BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO.”
(EXPRESSÃO POPULAR)
(Em até 5 minutos) 
Por que é que a responsabilidade do insucesso é sempre do aluno, da droga, da falta de hábitos da leitura dos pais ou do analfabetismo dos avós? 
(JOSÉ PACHECO, EM Pequeno dicionário das Utopias da Educação. Rio de janeiro, 2009)
(Em até 5 minutos) 
O PENSAMENTO DO JOVEM, POR INCONSCIENTE QUE SEJA, SOARÁ ASSIM: 
“ VOCÊS ME DIZEM QUE É PARA FICAR RICO, MAS QUEREM QUE EU FIQUE AQUI NA ESPERA SUANDO PARA ME PREPARAR. EU ACHO QUE ESSA PREPARAÇÃO SUADA QUE VOCÊS PROMOVEM E ELOGIAM É APENAS UM JEITO DE VOCÊS SE CONSOLAREM DE SEUS FRACASSOS E NÃO ENCARAREM SUAS COVARDIAS. EU VOU COMPETIR PELOS MEIOS DIRETOS QUE NA VERDADE VOCÊS GOSTARIAM DE USAR. VOU ROUBAR, POR EXEMPLO.” 
(CONTARDO CALIGARIS – A ADOLESCÊNCIA)
(Em até 5 minutos) 
 
Ninguém pode estar no mundo, com o mundo e com os outros de forma neutra. Não posso estar no mundo de luvas nas mãos constatando apenas. A acomodação em mim é apenas caminho para a inserção, que implica decisão, escolha, intervenção na realidade. Há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar. 
(PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, P77)
(Em até 5 minutos) 
“ O ADOLESCENTE, LEMBRANDO PELO SEU COMPORTAMENTO QUE A VIOLÊNCIA PODE SER FONTE DE AUTORIDADE, NÃO SEDUZ O ADULTO. AO CONTRÁRIO, ELE O CONSTRANGE E O AMEAÇA, APONTANDO SUA COVARDIA. NA RELAÇÃO COM OS ADULTOS ( NÃO SÓ SUA FAMÍLIA) , O ADOLESCENTE, NÃO CONSEGUINDO PRODUZIR RESPEITO, PREFERE E CONSEGUE PRODUZIR MEDO. O MEDO É O EQUIVALENTE FÍSICO, REAL, DO QUE O RESPEITO SERIA SIMBOLICAMENTE.” 
 (CONTARDO CALIGARIS – A ADOLESCÊNCIA)
(Em até 5 minutos) 
UMA CIDADE QUE NASCE DA EDUCAÇÃO E QUE NOS INSPIRA A PROSSEGUIR NESSE PROPÓSITO MAIS DE 500 ANOS APÓS SUA FUNDAÇÃO. AINDA ASSIM, UM FATO ME INCOMODOU : A IMPOSIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EUROPEIA, A CATEQUIZAÇÃO DOS ÍNDIOS. SERÁ QUE PARA EDUCAR TEREMOS SEMPRE QUE IMPOR ALGO? DEFINITIVAMENTE, NÃO É O QUE EU DESEJO NEM O QUE ACREDITO!
(FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO DE BORDO – 2º SEMESTRE 2016)
Em até 5 minutos 
A SOCIEDADE QUE VOCÊ DESCREVE É EXATAMENTE AQUELA QUE VIVEMOS. MAS, FRENTE A ELA, A ESCOLA NÃO DEVE TER VERGONHA DE REMAR CONTRA A MARÉ, AO CONTRÁRIO! É A SUA MISSÃO! FRENTE AO ENTRINCHEIRAMENTO INDIVIDUAL, A ESCOLA DEVE PROMOVER O COLETIVO, A SOLIDARIEDADE. FRENTE AO AUMENTO DA DESATENÇÃO E DA DEMAGOGIA, A ESCOLA DEVE PROMOVER O ESFORÇO INTELECTUAL E O PRAZER QUE DELE SE DEPREENDE. FRENTE A TODAS AS FORMAS DE RADICALIZAÇÃO A ESCOLA DEVE ENSINAR E MOSTRAR DE FORMA CONCRETA A DIFERENÇA ENTRE O “ SABER” E O “ CRER”. FRENTE AO APELO DA PULSÃO CONSUMISTA, A ESCOLA DEVE ENSINAR A LIMITAR AS DEMANDAS. FRENTE À ACELERAÇÃO INFERNAL IMPOSTA PELAS TECNOLOGIAS, A ESCOLA DEVE DAR TEMPO PARA PENSAR, TATEAR, REFLETIR. A ESCOLA NÃO DEVE TER VERGONHA DE REEQUILIBRAR A SOCIEDADE. É SUA MISSÃO FUNDAMENTAL!!!
(PHILLIP MEIRIEU EM ENTREVISTA AO ESTADO DE SÃO PAULO, CADERNO ALIÁS, MAIO 2015)
(Em até 5 minutos) 
Em até 5 minutos 
ENSINAR EXIGE COMPREENDER QUE A EDUCAÇÃO É UMA FORMA DE
INTERVENÇÃO NO MUNDO... INTERVENÇÃO QUE ALÉM DO CONHECIMENTO DOS CONTEÚDOS BEM OU MAL ENSINADOS E/APRENDIDOS IMPLICA TANTO O ESFORÇO DE REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA DOMINANTE QUANTO O SEU DESMASCARAMENTO.
(PAULO FREIRE - PEDAGOGIA DA AUTONOMIA)
Em até 5 minutos 
UM TIPO DE ATITUDE QUE MISTURAVA PEDIDO DE AJUDA COM VINGANÇA. A ESCOLA NÃO COSTUMAVA A CHAMAR O RESPONSÁVEL PARA OFERECER AJUDA E SIM “FALA MAL DOS FILHOS”...
(JÚLIO GOMES ALMEIDA – COMO SE FAZ A ESCOLA ABERTA?)
 QUANDO OS CONDOMÍNIOS FORAM VENDIDOS, NÃO EXISTIA REFERÊNCIA ALGUMA NAS PROPAGANDAS BRASILEIRAS DE QUE AQUELE ERA UM LUGAR EM QUE PESSOAS DIFERENTES PODERIAM VIVER JUNTAS. PELO CONTRÁRIO, ELE VEM INSTITUIR PRÁTICAS QUE ERAM SOCIAIS COMO NORMATIVAS, VEM PARA PROFISSIONALIZAR AS DIFERENÇAS: OS EMPREGADOS UNIFORMIZADOS DEVEM ENTRAR POR UMA PORTA, OS REAIS HABITANTES DAQUELE ESPAÇO POR OUTRA. POR QUE ISSO? PORQUE NO FUNDO ESSE ESPAÇO FOI CRIADO A PARTIR DESSA SUPOSIÇÃO DE QUE LÁ FORA É PERIGOSO.
 (CHRISTIAN DUNKER, ESTADO DE SÃO PAULO, CADERNO ALIÁS, 24/05/2015)
(Em até 5 minutos) 
As ruas, para muitos, são lugares de passagem, não lugares. Para os que as têm como casa, torna-se seu único lugar, entretanto, destituído de sentido antropológico, de significado...Entendemos a cidade /espaço urbano como um lugar de relacionamento?
Fragmentos de um diário de bordo – 2º semestre 2016
Em até 05 minutos
O ENSINO RACIONAL, DISSOCIADO DA VIVÊNCIA, FAVORECE O APRENDIZADO SUPERFICIAL, QUE PODE SER LOGO ESQUECIDO OU MEMORIZADO E APLICADO DEPOIS NA VIDA SEM INTELIGÊNCIA CRIATIVA. ESSE APRENDIZADO ALEIJADO PRODUZ UM VENENO QUE PARALISA A CRIATIVIDADE E A VERDADE, E PODE SER EMPREGADO VIDA AFORA COMO UM PRECONCEITO DOGMÁTICO E DAR ORIGEM À INTOLERÂNCIA RÍGIDA E ATÉ AO COMPORTAMENTO FANÁTICO.
(CARLOS BYINGTON – A CONSTRUÇÃO AMOROSA DO SABER, P78)
(Em até 5 minutos) 
...olhando mais uma vez para cima vejo a arquitetura majestosa, sonhos de grandes homens que foram concretizados em aço, ferro, vidro e concreto. Olhando para baixo vejo cobertores jogados no chão, tentando cobrir a falta de sonhos e esperança. Vendo os contrastes consigo acreditar que é possível transformar, mas, para isto, é preciso inspiração. E inspirada, desejo novas lições, em novas jornadas... 
Fragmentos de diário de bordo – 2º semestre 2016
Em até 05 minutos
O clima de respeito que nasce de relações justas, sérias, humildes, generosas em que a autoridade docente e as liberdades dos alunos se assumem eticamente, autentica o caráter formador do espaço pedagógico. (p.92) 
(PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, P92)
(Em até 5 minutos) 
“O PÁTIO DO COLÉGIO É O LOCAL DE FUNDAÇÃO DA CIDADE. A ÚNICA CIDADE NO MUNDO A COMEÇAR POR UMA ESCOLA...UM LOCAL DESTINADO `A EDUCAÇÃO DOS ÍNDIOS, PARA QUE FOSSEM MOLDADOS AOS VALORES EUROPEUS E ASSIM VISTOS COMO GENTE. TALVEZ DEMONSTRANDO QUE A INTOLERÂNCIA PELO QUE É DIFERENTE NÃO É DE HOJE ...NÃO TERIAM OS PORTUGUESES TAMBÉM A APRENDER COM OS INDÍGENAS??”
(FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO DE BORDO - DOCENTE SENAC SP, 2016)
(Em até 5 minutos) 
(FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO DE BORDO - DOCENTE SENAC SP, 2016)
Em até 5 minutos 
Certos locais nos prendem tanto que nos dá vontade de ficar , transformando-nos em parte de tudo isso...
 “ Keep calm, Pois Deus sabe 
 o que faz”
 Diz a placa do camelô que sorri sem dentes e feliz....
 Será?!?!?!
A RELAÇÃO DE NÃO-LUGAR QUE EXISTE NA CIDADE , MUITAS VEZES, É REPLICADA NA PRÓPRIA SALA DE AULA. QUANTAS VEZES A SALA É MAIS “LUGAR” PARA O PROFESSOR QUE PARA O PRÓPRIO ALUNO???
(FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO DE BORDO - DOCENTE SENAC SP, 2016)
Em até 05 minutos
“...FALA-SE TANTO NO MEDO DE ANDAR NO CENTRO, MAS O MAIOR RISCO É O DE CONTRAIR CULTURA, HISTÓRIA E CONHECIMENTO.”
(FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO DE BORDO - DOCENTE SENAC SP, 2016)
(Em até 5 minutos) 
...INICIEI ROMÂNTICO E DEPOIS ME DEPAREI COM A CIDADE REAL. A TECNOLOGIA É IMPORTANTE, MAS NÃO SUBSTITUI A PRESENÇA E A VIVÊNCIA DA REALIDADE. VAMOS SAIR DO AMBIENTE CONTROLADO. VAMOS CORRER RISCOS. NÃO PRECISAMOS DIRECIONAR. PRECISAMOS SAIR DA ROTINA TAREFEIRA DA VIDA. PRECISAMOS NOS ARRISCAR MAIS... 
(FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO DE BORDO - DOCENTE SENAC SP, 2016)
Em até 05 minutos
“Vou caminhando pela cidade e ela caminha em mim. É como um diálogo”.
Sábio Eduardo Galeano... Caminhar pela cidade, poder olhar para as pessoas, para as construções, para a própria rua. Conhecer e reconhecer. Apropriar-se. Sentir-se parte....Sensação de plenitude. Sensação de prazer.
Fragmentos de um diário de bordo de 25/10/16
Fragmentos de um diário de bordo – 25.10.2016
Em até 05 minutos
Uma placa no Pátio do Colégio dizia: “ Aberto para grupos”- quais grupos?! Grupos específicos, com características determinadas, comportamento determinado?!
 O que fazer para que as pessoas se apropriem , de fato, desses lugares?
Fragmentos de um diário de bordo – 2º semestre 2016
Em até 05 minutos
“Os prédios limpos e assépticos, ar condicionado e carpete, pessoas de terno e gravata. As ruas, em meio ao odor de urina e esgoto, repleta de moradores de rua. É um contraste que retrata bem o caos. Os que vão de carro para o estacionamento e dali para os prédios mal percebem a miséria que os rodeia. Miséria esta, fruto de 03 instituições e suas atuações seculares: a igreja, o Estado e o sistema financeiro. Curiosamente, estes três entes dominam os prédios do entorno que estivemos...”
Fragmentos de um diário de bordo – 2º semestre 2016
Em até 05 minutos
COMO CRIAR CIDADÃOS AUTÔNOMOS, SE OS PROFESSORES NÃO SÃO AUTÔNOMOS, SE A ESCOLA NÃO É AUTÔNOMA????”INDAGA O PROFESSOR JOSÉ PACHECO. A FORMA COMO UMA MUDANÇA PODE SER FEITA, SEGUNDO ELE, DEPENDE DE TODOS.
(ENTREVISTA UOL EDUCAÇÃO COM PROF. JOSÉ PACHECO) 
(Em até 5 minutos) 
“NO PÁTIO DO COLÉGIO, FICO PENSANDO QUÃO POUCO NOSSOS COLÉGIOS EVOLUÍRAM DESDE ENTÃO. VEJO MUITOS MORADORES DE RUA E VEJO TAMBÉM A NOSSA , A MINHA INCAPACIDADE DE MUDAR, OU PELO MENOS CONTRIBUIR NA MUDANÇA DESSE CENÁRIO. “SOMOS TODOS EDUCADORES”- DIZ O JARGÃO. E O QUE FAZER COM ISSO? E O QUE EU FAÇO COM ISSO?
(FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO DE BORDO - DOCENTE SENAC SP, 2016)
Em até 5 minutos 
A estátua dos jesuítas no colégio rodeada de mendigos, que são praticamente todos negros.
É um desenho social que explica séculos de violência, massacre e exclusão. É de doer....
Fragmentos de um diário de bordo – 2º semestre 2016
Em até 05 minutos
“A igreja São bento. Quanta beleza, quanta riqueza!!!
 A saída da igreja também repleta de mendigos. Aliás, novamente, os mendigos, são quase todos negros.
 O fundo do abismo social tem cor! Como pensar em Educação do Futuro diante de tamanha exclusão???”
Fragmentos de um diário de bordo – 2º semestre 2016
Em até 05 minutos
(Em até 5 minutos) 
“ Como se identificar com algo que não lhe é apresentado?!
Qual a identidade da cidade? Ela forma as pessoas ou as pessoas formam a cidade? De volta aos corredores da cidade, labirinto impessoal, igreja, pobreza, esmola, espiritualidade...
Aquela senhora não está há 15 anos , ela está há mais de 2.000 anos pedindo esmola.”
O centro da cidade está repleto de pessoas.
A cidade é das pessoas. 
É dos moradores de rua.
É dos artistas
É dos desempregados. 
A cidade é de quem não tem medo de andar na rua. 
(Em até 5 minutos) 
HOJE RECEBI A MELHOR NOTÍCIA QUE EU PODERIA, VOU FAZER UM NOVO CURSO NO SENAC, FIZ ANIVERSÁRIO NO MÊS PASSADO E MEU PAI PROMETEU ME DAR UM PRESENTE E HOJE ELE CONFIRMOU. FUI APRENDIZ NO SENAC E FOI A MELHOR COISA QUE FIZ NA VIDA. O SENAC É MUITO BOM, MINHA PROFESSORA ERA A MELHOR E MINHA TURMA ERA DEMAIS. O MELHOR É QUE AGORA EU VOU PAGAR O CURSO E NÃO VOU SER DISCRIMINADO, VOU PODER IR COM A ROUPA QUE EU QUISER E USAR BONÉ, NÃO SOU MAIS APRENDIZ. AGORA VAI SER PERFEITO. 
(CANAL ABERTO-2015 ) 
(Em até 5 minutos) 
NÃO TER MEDO DE SER VOCÊ MESMO SIGNIFICA NÃO TER MEDO DE ENTRAR EM CONTATO CONSIGO MESMO, PARA CONHECER SUA INTERIORIDADE, NOS SEUS
POTENCIAIS E NAS SUAS LIMITAÇÕES, NAS SUAS SENSAÇÕES E SENTIMENTOS, DE RECONHECER-SE COMO PESSOA, AUTÊNTICA, QUALIDADE QUE TEM TUDO A VER COM LIBERDADE, QUE NÃO QUER DIZER “FAZER O QUE QUER”, “COMO QUER”, “QUANDO QUER”, MAS PRESSUPÕE CONSCIÊNCIA DE SI, DO OUTRO, DO CONTEXTO PARA FAZER ESCOLHAS, DECIDIR, AGIR E ASSUMIR RESPONSABILIDADES SOBRE SUAS AÇÕES. 
(ALCIMAR ALVES DE SOUZA LIMA E ESMÉRIA ROVAI – LIVRO ESCOLA COMO DESEJO E MOVIMENTO P.261 ) 
(Em até 5 minutos) 
Jogo T?chne/carta_a??es.fundacao.casa.pptx
Carta - ações
Escolha Duas participantes do grupo e faça elogios
(Em até 1 minuto)
Exclua um participante do grupo por uma rodada
ESCOLHA UM LOCAL DA SALA QUE POSSA Observar atentamente o ambiente do jogo, E NA PRÓXIMA RODADA COLOQUE SUA IMPRESSÃO
(Em até 1 minuto)
“ presenteie” um colega do grupo
(Em até 1 minuto)
Escolha um participante do seu grupo e peça que ele troque de lugar com um participante de outro grupo por uma rodada
Permaneça uma rodada em silêncio
Permaneça uma rodada com os olhos fechados
Indique uma pessoa (DENTRO OU FORA DO SENAC) que você gostaria que fizesse parte da sua equipe de trabalho
(Em até 1 minuto)
Durante uma rodada fale com o seu grupo SOMENTE em outro idioma
Fale de um tema que você não se sente confortável em atuar COM OS ALUNOS DA FUNDAÇÃO
(Em até 1 minuto)
DIGA uma COMPETÊNCIA dos funcionários da fundação casa onde atua
(Em até 1 minuto)
DIGA EM UMA FRASE O QUE mais caracteriza a UNIDADE DA FUNDAÇÃO CASA ONDE ATUA
(Em até 1 minuto)
Escolha uma integrante de outro grupo e tomem um cafezinho juntos DURANTE UMA RODADA
Jogo T?chne/carta_a??es.pdf
CARTA - AÇÕES
ESCOLHA UM PARTICIPANTE DO 
GRUPO E FAÇA UM ELOGIO
(Em até 1 minuto)
EXCLUA UM PARTICIPANTE DO 
GRUPO POR UMA RODADA
(Em até 1 minuto)
OBSERVE ATENTAMENTE O AMBIENTE 
DO JOGO E NA PRÓXIMA RODADA 
COLOQUE SUA PERCEPÇÃO
(Em até 1 minuto)
“ PRESENTEIE” UM COLEGA DO 
GRUPO
(Em até 1 minuto)
ESCOLHA UM PARTICIPANTE DO SEU 
GRUPO E PEÇA QUE ELE TROQUE DE 
LUGAR COM UM PARTICIPANTE DE 
OUTRO GRUPO POR UMA RODADA
(Em até 1 minuto)
PERMANEÇA UMA RODADA EM 
SILÊNCIO
(Em até 1 minuto)
PERMANEÇA UMA RODADA COM OS 
OLHOS FECHADOS
(Em até 1 minuto)
INDIQUE UMA PESSOA QUE VOCÊ 
GOSTARIA QUE FIZESSE PARTE DA SUA 
EQUIPE DE TRABALHO
(Em até 1 minuto)
INDIQUE UMA ÁREA QUE VOCÊ NÃO 
SE SENTE CONFORTÁVEL EM ATUAR
(Em até 1 minuto)
INDIQUE UMA HABILIDADE DA SUA 
EQUIPE NA UNIDADE
(Em até 1 minuto)
ESCOLHA UM INTEGRANTE DE OUTRO 
GRUPO E JOGUE NO LUGAR DELE 
DURANTE UMA RODADA
(Em até 1 minuto)
Jogo T?chne/carta_a??es.pptx
Carta - ações
Escolha um participante do grupo e faça um elogio
(Em até 1 minuto)
Exclua um participante do grupo por uma rodada
(Em até 1 minuto)
Observe atentamente o ambiente do jogo E NA PRÓXIMA RODADA COLOQUE SUA PERCEPÇÃO
(Em até 1 minuto)
“ presenteie” um colega do grupo
(Em até 1 minuto)
Escolha um participante do seu grupo e peça que ele troque de lugar com um participante de outro grupo por uma rodada
(Em até 1 minuto)
Permaneça uma rodada em silêncio
(Em até 1 minuto)
Permaneça uma rodada com os olhos fechados
(Em até 1 minuto)
Indique uma pessoa que você gostaria que fizesse parte da sua equipe de trabalho
(Em até 1 minuto)
Indique uma área que você não se sente confortável em atuar
(Em até 1 minuto)
Indique uma habilidade da sua equipe NA UNIDADE
(Em até 1 minuto)
Escolha um integrante de outro grupo e jogue no lugar dele durante uma rodada
(Em até 1 minuto)
Jogo T?chne/carta_empatia.funcacao.casa.pptx
Carta - empatia
O que você diria para uma docente recém contratada para atuar na fundação casa, e que depois de alguns meses pede para atuar somente em cursos na unidade do senac?
(Em até 2 minutos) 
Se você fosse um agente SÓCIOEDUCATIVO, o que diria ao docente do senac QUE ACABA DE CHEGAR NA FUNDAÇÃO CASA? 
( Em até 2 minutos)
Se fosse uma DIRETORa DE UNIDADE ESCOLAR, COMO DESCREVERIA O PAPEL DO SENAC DENTRO DA FUNDAÇÃO CASA?
(Em até 2 minutos) 
O que você diria e quem mobilizaria se fosse um docente QUE TEM PERCEBIDO A inquietação DOS ALUNOS dia após dia NA FUNDAÇÃO CASA? 
(Em até 2 minutos) 
O que você faria se, na iminência de uma rebelião, um aluno falasse: “suave professor, não vai acontecer nada com você”?
(Em até 2 minutos) 
se fosse uma técnica que tem recebido diversas MENSAGENS dos docentes sobre a abordagem dos agentes socioeducativos que dizem: “sabe aquele aluno ali? matou uma pessoa, É por sua conta e risco...”, O QUE FARIA?
(Em até 2 minutos) 
O que você diria se fosse um docente que não consegue participar das reuniões pedagógicas da u.e. PORQUE ESTÁ TOTALMENTE DEDICADO À FUNDAÇÃO CASA?
(Em até 2 minutos) 
Qual seria o seu primeiro ato se fosse indicado para assumir a direção de uma unidade da fundação casa? 
(Em até 2 minutos) 
 sendo docente, COMO REAGIRIA SE PERCEBESSE QUE NINGUÉM DA sua Unidade escolar acompanha o dia a dia do seu trabalho na FUNCAÇÃO CASA? 
(Em até 2 minutos) 
O que você diria para o coordenador da unidade da fundação casa após o retorno das aulas interrompidas por uma rebelião? 
(Em até 2 minutos) 
O que diria à coordenação do senac se fosse um diretor escolar que recebe constantes denúncias da unidade fundação casa em que atua? 
(Em até 2 minutos) 
Como você ajudaria um aluno da FUNDAÇÃO CASA QUE apresentasse dificuldade de aprendizagem?
(Em até 2 minutos) 
se fosse uma diretora de unidade escolar, como mobilizaria as pessoas de todos os setores para se envolverem mais com as atividades da fundação casa?
(Em até 2 minutos) 
Se fosse uma técnica de unidade, como contrataria docentes para trabalhar na fundação casa? 
(Em até 2 minutos) 
Se você fosse técnico de área, como articularia a necessidade de realizar aulas com mais de um docente, em uma determinada turma na fundação casa?
(Em até 2 minutos) 
Se você fosse um diretor, o que faria se os docentes dissessem que os banheiros na fundação casa não tem condições de serem utilizados?
(Em até 2 minutos) 
O que você faria se fosse um técnico que atende a fundação casa na área de gastronomia E TEM A ENTRADA proibida DE FACAS E INSTRUMENTOS CORTANTES? 
(Em até 2 minutos) 
Jogo T?chne/carta_empatia.pdf
O QUE VOCÊ DIRIA AO TÉCNICO SE 
FOSSE UM ALUNO QUE PRETENDE 
CANCELAR SUA MATRÍCULA POR 
INSATISFAÇÃO COM O 
CURSO/DOCENTE/METODOLOGIA
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ DIRIA PARA UM 
DOCENTE QUE SE SENTE 
DESPRESTIGIADO COM ATRASOS E 
SAÍDAS ANTECIPADAS DA SUA AULA 
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ DIRIA AO TÉCNICO SE 
FOSSE UM ALUNO EVADIDO
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ DIRIA SE FOSSE UM 
APRENDIZ QUE TEVE DESCONTO NO 
SEU SALÁRIO EM FUNÇÃO DE 
ATRASOS INVOLUNTÁRIOS NAS 
AULAS
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ DIRIA SE FOSSE UM 
DOCENTE, QUE NÃO CONSEGUE 
PARTICIPAR DAS REUNIÕES 
PEDAGÓGICAS DA U.E.
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ DIRIA PARA UM 
DOCENTE, RECÉM CONTRATADO 
POR UM COLEGA
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ DIRIA PARA UM 
DOCENTE, QUE NÃO PERMITE QUE 
OS ALUNOS ATRASADOS ENTREM NA 
1ª AULA
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ DIRIA PARA UM ALUNO 
QUE VEIO COMUNICAR A PERDA DO 
EMPREGO E POR ISSO VAI 
ABANDONAR O CURSO
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ DIRIA SE FOSSE UM ALUNO COM 
UMA JORNADA INTENSA DE TRABALHO, 
DEPENDE DO TRANSPORTE PÚBLICO E 
MUITAS VEZES CHEGA ATRASADO E COM 
FOME, POIS NÃO TEM TEMPO DE LANCHAR 
ANTES DE ENTRAR EM SALA DE AULA 
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ DIRIA PARA SEU COLEGA QUE 
LOTA OS DOCENTES DE FORMA INTEGRAL 
NA SALA DE AULA SEM POSSIBILIDADES DE 
PARTICIPAREM DAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS, 
FORMAÇÕES, CONSELHOS E PLANTÕES DE 
ATENDIMENTO AOS ALUNOS
(Em até 2 minutos) 
O
QUE VOCÊ DIRIA PARA SEU 
COLEGA, QUE VEM REALIZANDO 
ENTREGAS COM CERTO ATRASO 
IMPACTANDO DIRETAMENTE NA 
SUA ENTREGA EDUCACIONAL 
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ FARIA SE UM GRUPO DE ALUNOS 
QUESTIONASSE A MENÇÃO “ÓTIMO” DE UM 
COLEGA E EXIGISSE QUE FOSSE REPROVADO 
PORQUE ELE FALTA MUITO , PROVAVELMENTE 
ACIMA DA % PERMITIDA
(Em até 2 minutos)
O QUE VOCÊ FARIA SE FOSSE UM 
APOIO TÉCNICO QUE NUNCA TEM 
OPORTUNIDADE DE FALAR COM O 
DIRETOR DA U.E.
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ DIRIA AO DIRETOR SE 
FOSSE UM ALUNO QUE FOI EXPULSO DA 
SALA DE AULA PORQUE O DOCENTE 
JULGOU QUE SUA ROUPA NÃO ESTAVA 
ADEQUADA AO AMBIENTE ESCOLAR
( Em até 2 minutos)
O QUE VOCÊ FARIA SE FOSSE DA 
EQUIPE DE LIMPEZA E PRETENDESSE 
CURSAR O ENSINO SUPERIOR
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ FARIA SE FOSSE ALUNO DE 
UMA TURMA, QUE TEVE OS DOCENTES 
MAIS ATUANTES, DESLIGADOS POR 
“QUESTÕES TÉCNICAS” SEGUNDO A 
COORDENAÇÃO
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ DIRIA SE FOSSE UM 
DOCENTE, CUJAS AULAS OS ALUNOS 
FALTAM MUITO
(Em até 2 minutos) 
O QUE DIRIA PARA A EQUIPE 
TÉCNICA SE VOCÊ FOSSE UM 
DIRETOR RECÉM CHEGADO À 
UNIDADE
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ FARIA SE UM ALUNO 
DISSESSE QUE PRECISA DO 
CERTIFICADO ANTES DE 60 DIAS 
PARA NÃO PERDER UMA 
OPORTUNIDADE DE TRABALHO
(Em até 2 minutos) 
COMO VOCÊ AJUDARIA UM ALUNO 
EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA 
FAMILIAR QUE EM FUNÇÃO DESSA 
SITUAÇÃO APRESENTA DIFICULDADE 
DE APRENDIZAGEM?
(Em até 2 minutos) 
COMO VOCÊ LIDARIA COM ALUNOS 
QUE NÃO SE IDENTIFICAM COM O 
CURSO QUE ESTÃO 
FREQUENTANDO?
(Em até 2 minutos) 
SE FOSSE O GERENTE DE UMA U.E., E NA 
AULA DE ABERTURA DE UM CURSO, UM 
DOS ALUNOS INFORMA QUE NÃO TEM 
NENHUMA EXPECTATIVA DE 
APRENDIZAGEM. COMO VOCÊ LIDARIA 
COM ESSA SITUAÇÃO?
(Em até 2 minutos) 
O QUE VOCÊ FARIA SE UM ALUNO 
HOMOSSEXUAL RELATASSE QUE 
ESTÁ SENDO VÍTIMA DE HOMOFOBIA 
POR ALUNOS E FUNCIONÁRIOS
(Em até 2 minutos) 
Jogo T?chne/carta_empatia.pptx
Carta - empatia
O que você diria ao técnico se fosse um aluno que pretende cancelar sua matrícula por insatisfação com o curso/docente/metodologia
(Em até 2 minutos) 
O que você diria para um docente que se sente desprestigiado com atrasos e saídas antecipadas da sua aula 
(Em até 2 minutos) 
O que você diria ao técnico se fosse um aluno evadido
(Em até 2 minutos) 
O que você diria se fosse um aprendiz que teve desconto no seu salário em função de atrasos involuntários nas aulas
(Em até 2 minutos) 
O que você diria se fosse um docente, que não consegue participar das reuniões pedagógicas da u.e.
(Em até 2 minutos) 
O que você diria para um docente, recém contratado por um colega
(Em até 2 minutos) 
O que você diria para um docente, que não permite que os alunos atrasados entrem na 1ª aula
(Em até 2 minutos) 
O que você diria para um aluno que veio comunicar a perda do emprego e por isso vai abandonar o curso
(Em até 2 minutos) 
O que você diria se fosse um aluno com uma jornada intensa de trabalho, depende do transporte público e muitas vezes chega atrasado e com fome, pois não tem tempo de lanchar antes de entrar em sala de aula 
(Em até 2 minutos) 
O que você diria para seu colega que lota os docentes de forma integral na sala de aula sem possibilidades de participarem das reuniões pedagógicas, formações, conselhos e plantões de atendimento aos alunos
(Em até 2 minutos) 
O que você diria para seu colega, que vem realizando entregas com certo atraso impactando diretamente na sua entrega educacional 
(Em até 2 minutos) 
O que você faria se um grupo de alunos questionasse a menção “ótimo” de um colega e exigisse que fosse reprovado porque ele falta muito , provavelmente acima da % permitida
(Em até 2 minutos)
O que você faria se fosse um apoio técnico que nunca tem oportunidade de falar com o diretor da U.E.
(Em até 2 minutos) 
O que você diria ao diretor se fosse um aluno que foi EXPULSO da sala de aula porque o docente julgou que sua roupa não estava adequada ao ambiente escolar
( Em até 2 minutos)
O que você faria se fosse da equipe de limpeza e pretendesse cursar o ensino superior
(Em até 2 minutos) 
O que você faria se fosse aluno de uma turma, que teve os docentes mais atuantes, desligados por “questões técnicas” segundo a coordenação
(Em até 2 minutos) 
O que você diria se fosse um docente, cujas aulas os alunos faltam muito
(Em até 2 minutos) 
o que diria para A equipe técnica Se você fosse UM diretor RECÉM CHEGADO à UNIDADE
(Em até 2 minutos) 
O que você faria se um aluno dissesse que precisa do certificado antes de 60 dias para não perder uma oportunidade de trabalho
(Em até 2 minutos) 
Como você ajudaria um aluno em situação de violência familiar que em função dessa situação apresenta dificuldade de aprendizagem?
(Em até 2 minutos) 
Como você lidaria com alunos que não se identificam com o curso que estão frequentando?
(Em até 2 minutos) 
SE FOSSE O GERENTE DE UMA U.E., E Na aula de abertura de um curso, UM DOS alunos INFORMA QUE NÃO TEM NENHUMA Expectativa de aprendizagem. Como você lidaria com essa situação?
(Em até 2 minutos) 
O que você faria se um aluno homossexual relatasse que está sendo vítima de homofobia por alunos E FUNCIONÁRIOS
(Em até 2 minutos) 
Jogo T?chne/carta_estrela.fundacao.casa.pptx
Carta - estrela
Parabéns!!!
AS EQUIPES da sua unidade escolar tornaram-se envolvidas no projeto a partir das suas PARTICIPAÇÕES NAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS, quando você trouxe suas ações, preocupações E DESCOBERTAS com os alunos da fundação casa.
Parabéns!!!
A COORDENAÇÃO DA unidade da fundação casa EM que trabalha elogiou sua postura e entusiasmo com os alunos e funcionários, mostrando resultados positivos com todos. 
Parabéns!!!
UM ALUNO SAIU DA FUNDAÇÃO CASA E CONTATOU VOCÊ PARA INFORMAR QUE CONSEGUIU EMPREGO E QUE VOLTOU A MORAR COM A Família, RESPEITANDO E valorizando este convívio.
.
Parabéns!!!
Você CONQUISTOU A CONFIANÇA DAS EQUIPES DA UNIDADE DA FUNDAÇÃO CASA ONDE TRABALHA DEPOIS QUE MOSTROU SUAS COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E ARTICULAÇÃO EDUCATIVA e SOCIAL.
.
Parabéns!!!
Seus colegas da unidade escolar Admiram Seu trabalho, Gostam de dividir tarefas e desafios com você, Acreditam na sua capacidade, seu senso de responsabilidade e solidariedade. Você é uma referência positiva.
.
Parabéns!!!
o gestor da sua unidade admira seu trabalho, sua pró-atividade e sua capacidade de relacionamento com colegas, alunos e equipes da fundação casa. Você tornou-se uma referência positiva POR LÁ e no senac!
.
Parabéns!!!
você é criativo e utiliza metodologias ativas com os alunos da unidade da fundação casa que trabalha. Suas aulas são esperadas com entusiasmo!
 
.
Parabéns!!!
A SUA UNIDADE SE DEDICOU para que os cursos acontecessem com qualidade, e isso impactou positivamente na vida dos alunos. Vocês utilizaram os recursos materiais E de pessoal, OBTENDO os resultados financeiros planejados. 
 
Jogo T?chne/carta_estrela.pdf
PARABÉNS!!!
A EQUIPE DOCENTE DE SUA U.E. 
TRABALHA DE MANEIRA DINÂMICA, 
PRÓ ATIVA , AUTÔNOMA E 
COLABORATIVA. O CLIMA 
ORGANIZACIONAL É
EXCELENTE
PARABÉNS!!!
OS CURSOS DE SUA UNIDADE 
POSSUEM ALTA TAXA DE 
PERMANÊNCIA E SATISFAÇÃO
PARABÉNS!!!
PAIS DE UM ALUNO VIERAM 
AGRADECER A OPORTUNIDADE QUE 
SEU FILHO TEVE EM OBTER UMA 
EXCELENTE FORMAÇÃO E POR 
CONSEQUÊNCIA , A EFETIVAÇÃO NUM 
COBIÇADO EMPREGO
.
PARABÉNS!!!
VOCÊ ENCONTROU UM EX ALUNO DO 
PROGRAMA APRENDIZAGEM NUM 
CARGO DE CHEFIA, E ELE ATRIBUI AO 
SENAC SEU PRÓSPERO 
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E 
PROFISSIONAL
.
PARABÉNS!!!
SEUS COLEGAS DA U.E. ADMIRAM SEU 
TRABALHO, GOSTAM DE DIVIDIR TAREFAS 
E DESAFIOS COM VOCÊ, ACREDITAM NA 
SUA CAPACIDADE, SEU SENSO
DE 
RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE.
VOCÊ TORNOU-SE UMA REFERÊNCIA 
POSITIVA NA UNIDADE!
.
PARABÉNS!!!
SEUS SUPERIORES ADMIRAM SEU TRABALHO, 
SUA PRÓ-ATIVIDADE E SUA CAPACIDADE DE 
SE RELACIONAR COM COLEGAS E ALUNOS.
VOCÊ TORNOU-SE UMA REFERÊNCIA 
POSITIVA NA UNIDADE!
Jogo T?chne/carta_estrela.pptx
Carta - estrela
Parabéns!!!
A equipe docente de sua u.e. trabalha de maneira dinâmica, prÓ ativa , autônoma e colaborativa. o clima organizacional é
excelente
Parabéns!!!
A unidade da fundação casa que você trabalha elogiou seu trabalho e mostrou resultados positivos com os alunos
Parabéns!!!
UM ALUNO SAIU DA FUNDAÇÃO CASA E CONTATOU VOCÊ PARA INFORMAR QUE CONSEGUIU EMPREGO E QUE VOLTOU A MORAR COM A MÃE, RESPEITANDO-A E AMANDO-A AINDA MAIS.
.
Parabéns!!!
Você encontrou um ex aluno do programa Aprendizagem num cargo de chefia, e ele atribui ao Senac seu próspero desenvolvimento pessoal e profissional
.
Parabéns!!!
Seus colegas da U.E. Admiram Seu trabalho, Gostam de dividir tarefas e desafios com você, Acreditam na sua capacidade, seu senso de responsabilidade e solidariedade.
Você tornou-se uma referência positiva na unidade!
.
Parabéns!!!
Seus superiores admiram seu trabalho, sua pró-atividade e sua capacidade de se relacionar com colegas e alunos.
Você tornou-se uma referência positiva na unidade!
Jogo T?chne/carta_reflex?o.pdf
E FOI A PERGUNTA QUE UM 
ALUNO LHE DIRIGIU: 
PROFESSOR, POR QUE ME 
CASTIGA? POR QUE NÃO ME 
ENSINA? 
(JOSÉ PACHECO, EM PEQUENO DICIONÁRIO DAS UTOPIAS DA 
EDUCAÇÃO,2009, P.94
(Em até 5 minutos) 
NAS ESCOLAS, A MAIS GRAVE DAS 
VIOLÊNCIAS TALVEZ NÃO SEJA A 
EXPLÍCITA, QUE DEGRADA 
CORPOS, MAS AQUELA QUE 
MALTRATA ESPÍRITOS... A 
VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. 
( JOSÉ PACHEDO EM ENTREVISTA NO SITE UOL EDUCAÇÃO)
(Em até 5 minutos) 
É IMPOSSÍVEL EXISTIR EDUCAÇÃO 
NO SINGULAR. PODERÁ HAVER 
OUTRA COISA, ESCOLARIZAÇÃO, 
INSTRUÇÃO OU ENSINO, MAS 
NUNCA EDUCAÇÃO. E, SE É ALGUMA 
COISA PLURAL, A FUNÇÃO DA 
ESCOLA É SER (OU DEVERIA SER 
SEMPRE), O “LOCUS” PRIVILEGIADO 
DA PRÁTICA EDUCATIVA... 
(TIÃO ROCHA EM PALESTRA NO L13, EM DEZEMBRO 2011) 
(Em até 5 minutos) 
POR QUE É QUE A 
RESPONSABILIDADE DO 
INSUCESSO É SEMPRE DO ALUNO, 
DA DROGA, DA FALTA DE HÁBITOS 
DA LEITURA DOS PAIS OU DO 
ANALFABETISMO DOS AVÓS? 
(JOSÉ PACHECO, EM PEQUENO DICIONÁRIO DAS UTOPIAS 
DA EDUCAÇÃO. RIO DE JANEIRO, 2009)
(Em até 5 minutos) 
HOJE RECEBI A MELHOR NOTÍCIA QUE EU 
PODERIA, VOU FAZER UM NOVO CURSO NO 
SENAC, FIZ ANIVERSÁRIO NO MÊS PASSADO E 
MEU PAI PROMETEU ME DAR UM PRESENTE E 
HOJE ELE CONFIRMOU. FUI APRENDIZ NO 
SENAC E FOI A MELHOR COISA QUE FIZ NA VIDA. 
O SENAC É MUITO BOM, MINHA PROFESSORA 
ERA A MELHOR E MINHA TURMA ERA DEMAIS. O 
MELHOR É QUE AGORA EU VOU PAGAR O CURSO 
E NÃO VOU SER DISCRIMINADO, VOU PODER IR 
COM A ROUPA QUE EU QUISER E USAR BONÉ, 
NÃO SOU MAIS APRENDIZ. AGORA VAI SER 
PERFEITO. 
(CANAL ABERTO-2015 ) 
(Em até 5 minutos) 
O SR. COSTUMA DIZER QUE UMA DAS MISSÕES DA ESCOLA É ENSINAR A 
VIVER JUNTOS, A RESPEITAR AS DIFERENÇAS, A ESCAPAR DA 
ARMADILHA DA FORMAÇÃO DE COMUNIDADES FECHADAS. CHAMA ISSO 
DE “APRENDIZADO DA LIBERDADE“. MAS PARECE QUE VIVEMOS NUMA 
ESPIRAL INVERSA, A DA RADICALIZAÇÃO, DO ENTRINCHEIRAMENTO, DA 
REAFIRMAÇÃO DAS NOSSAS PRÓPRIAS CONVICÇÕES. A DESPEITO DO 
OUTRO. COMO LUTAR CONTRA ISSO?
TEM RAZÃO. A SOCIEDADE QUE VC. DESCREVE É EXATAMENTE AQUELA 
QUE VIVEMOS. MAS, FRENTE A ELA, A ESCOLA NÃO DEVE TER 
VERGONHA DE REMAR CONTRA A MARÉ, AO CONTRÁRIO! É A SUA 
MISSÃO! FRENTE AO ENTRINCHEIRAMENTO INDIVIDUAL, A ESCOLA 
DEVE PROMOVER O COLETIVO, A SOLIDARIEDADE. FRENTE AO 
AUMENTO DA DESATENÇÃO E DA DEMAGOGIA, A ESCOLA DEVE 
PROMOVER O ESFORÇO INTELECTUAL E O PRAZER QUE DELE SE 
DEPREENDE. FRENTE A TODAS AS FORMAS DE RADICALIZAÇÃO A 
ESCOLA DEVE ENSINAR E MOSTRAR DE FORMA CONCRETA A DIFERENÇA 
ENTRE O “ SABER” E O “ CRER”. FRENTE AO APELO DA PULSÃO 
CONSUMISTA, A ESCOLA DEVE ENSINAR A LIMITAR AS DEMANDAS. 
FRENTE À ACELERAÇÃO INFERNAL IMPOSTA PELAS TECNOLOGIAS, A 
ESCOLA DEVE DAR TEMPO PARA PENSAR, TATEAR, REFLETIR. A ESCOLA 
NÃO DEVE TER VERGONHA DE REEQUILIBRAR A SOCIEDADE. É SUA 
MISSÃO FUNDAMENTAL!!!
(PHILLIP MEIRIEU EM ENTREVISTA AO ESTADO DE SÃO PAULO, CADERNO ALIÁS, 
MAIO 2015)
(Em até 5 minutos) 
QUANDO OS CONDOMÍNIOS FORAM VENDIDOS, NÃO 
EXISTIA REFERÊNCIA ALGUMA NAS PROPAGANDAS 
BRASILEIRAS DE QUE AQUELE ERA UM LUGAR EM 
QUE PESSOAS DIFERENTES PODERIAM VIVER 
JUNTAS. PELO CONTRÁRIO, ELE VEM INSTITUIR 
PRÁTICAS QUE ERAM SOCIAIS COMO NORMATIVAS, 
VEM PARA PROFISSIONALIZAR AS DIFERENÇAS: OS 
EMPREGADOS UNIFORMIZADOS DEVEM ENTRAR 
POR UMA PORTA, OS REAIS HABITANTES DAQUELE 
ESPAÇO POR OUTRA. POR QUE ISSO? PORQUE NO 
FUNDO ESSE ESPAÇO FOI CRIADO A PARTIR DESSA 
SUPOSIÇÃO DE QUE LÁ FORA É PERIGOSO.
(CHRISTIAN DUNKER, ESTADO DE SÃO PAULO, CADERNO ALIÁS, 
24/05/2015)
(Em até 5 minutos) 
É POR MEIO DA DISSEMINAÇÃO DESSE 
CONCEITO DE EMPATIA QUE O FILÓSOFO 
ROMAN KRZNARIC ACREDITA SER POSSÍVEL 
FAZER UMA REVOLUÇÃO:
AS PESSOAS ACHAM QUE A PAZ E AS 
REVOLUÇÕES SÃO CONSTRUÇÕES DE 
ACORDOS POLÍTICOS. MAS ACREDITO QUE É 
POSSÍVEL QUE ISSO SEJA FEITO NAS RAÍZES 
DAS REVOLUÇÕES HUMANAS. DESMONTANDO 
IGNORÂNCIAS E PRECONCEITOS. 
( CADERNO COTIDIANO – OUTUBRO - 2015 FOLHA DE SÃO PAULO) 
(Em até 5 minutos) 
E A VIDA LABORAL, É UMA DAS QUESTÕES QUE 
CAUSAM MAIS INSATISFAÇÃO E INQUIETAÇÃO 
NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. HOJE PESSOAS 
DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS COMEÇAM A 
ENXERGAR O TRABALHO COMO ALGO PARA 
ALÉM DA SOBREVIVÊNCIA. É UMA OCUPAÇÃO 
QUE PODE FAZER VOCÊ SE SENTIR 
PREENCHIDO. A SAÍDA PARA A INSATISFAÇÃO, 
TEM ALGUMAS ALTERNATIVAS: APLICAR SEUS 
VALORES PESSOAIS NO TRABALHO; E USAR SEUS 
TALENTOS E HABILIDADES; ENTRE OUTRAS. 
UMA DAS MAIORES RAZÕES DE INSATISFAÇÃO 
NO TRABALHO NÃO É DINHEIRO, MAS 
AUTONOMIA.
(ROMAN KRZNARIC, ENTREVISTA AO ESTADO DE SÃO PAULO, CADERNO 2, 2015)
(Em até 5 minutos) 
NO MUNDO DE HOJE É IMPOSSÍVEL 
PENSAR NA FORMAÇÃO DO ALUNO, 
SOCIAL E DO TRABALHO SEM ESSE 
VIÉS DA TECNOLOGIA, QUE ELES 
TRAZEM DE ANTES DA ESCOLA. E 
EMBORA NATIVOS DIGITAIS, ELES 
AINDA SÃO INGÊNUOS. É PRECISO 
DISCUTIR SOBRE ÉTICA E 
CRITICIDADE NESSE UNIVERSO. 
(VALDENICE MINATEL, PROFESSORA DE TI DO COLÉGIO DANTE)
(Em até 5 minutos) 
COM O ADVENTO DA MASSIFICAÇÃO DO ENSINO, 
AS ESCOLAS VIRAM-SE INVADIDAS POR 
PROFISSIONAIS DE OUTROS OFÍCIOS( 
ADVOGADOS, ENGENHEIROS, ETC...) QUE, NÃO 
TENDO CONSEGUIDO TRABALHO EM OUTRO 
LUGAR, CONSEGUIRAM EMPREGO DE “ DAR 
AULAS”. COM O DECORRER DO TEMPO, UNS 
TORNARAM-SE PROFESSORES, ENQUANTO 
OUTROS DESENVOLVERAM UMA CULTURA DE 
FUNCIONÁRIO PÚBLICO COM A ETIQUETA DA 
DOCÊNCIA. 
(JOSÉ PACHECO, EM PEQUENO DICIONÁRIO DE UTOPIAS, P86, 2009)
(Em até 5 minutos) 
“COMO VER OS ALUNOS 
NÃO NECESSARIAMENTE 
COMO ELES NÃO SÃO, MAS 
COMO ELES PODEM SER?”
(MIKE ROSE, DE VOLTA À ESCOLA, PORQUE TODOS MERECEM UMA 
SEGUNDA CHANCE NA EDUCAÇÃO, P. 91)
(Em até 5 minutos) 
NÃO TER MEDO DE SER VOCÊ MESMO SIGNIFICA 
NÃO TER MEDO DE ENTRAR EM CONTATO 
CONSIGO MESMO, PARA CONHECER SUA 
INTERIORIDADE, NOS SEUS POTENCIAIS E NAS 
SUAS LIMITAÇÕES, NAS SUAS SENSAÇÕES E 
SENTIMENTOS, DE RECONHECER-SE COMO 
PESSOA, AUTÊNTICA, QUALIDADE QUE TEM TUDO 
A VER COM LIBERDADE, QUE NÃO QUER DIZER 
“FAZER O QUE QUER”, “COMO QUER”, “QUANDO 
QUER”, MAS PRESSUPÕE CONSCIÊNCIA DE SI, DO 
OUTRO, DO CONTEXTO PARA FAZER ESCOLHAS, 
DECIDIR, AGIR E ASSUMIR RESPONSABILIDADES 
SOBRE SUAS AÇÕES. 
(ALCIMAR ALVES DE SOUZA LIMA E ESMÉRIA ROVAI –LIVRO ESCOLA COMO 
DESEJO E MOVIMENTO P.261 ) 
(Em até 5 minutos) 
A AVALIAÇÃO ASSUME A FUNÇÃO 
IMPORTANTE DE PROPORCIONAR AO 
ALUNO A SUA AUTODESCOBERTA DE SEUS 
POTENCIAIS MAIS EVIDENTES, DOS 
MENOS EVIDENTES, DE SUAS 
DIFICULDADES E DO MODO DE A SUPERÁ-
LAS, DE COMO SE AUTO-ORGANIZAR
E 
DESENVOLVER SUAS CAPACIDADES. NÃO 
TRABALHA COM DEFICIÊNCIAS, MAS COM 
POTENCIALIDADES. 
(ALCIMAR ALVES DE SOUZA LIMA E ESMÉRIA ROVAI E. LIVRO 
ESCOLAR COMO DESEJO E MOVIMENTO –NOVOS PARADIGMAS, NOVOS 
OLHARES PARA A EDUCAÇÃO) 
(Em até 5 minutos) 
PIAGET MOSTRA QUE O ERRO NÃO É UM ERRO, 
PROPRIAMENTE DITO, MAS UMA SINALIZAÇÃO SOBRE O 
NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO SER QUE 
APRENDE PARA AQUELE ASSUNTO ESPECÍFICO, NAQUELE 
DADO MOMENTO. PORTANTO, NÃO É FALTA DE 
INTELIGÊNCIA, MAS INDÍCIO DO NÍVEL DE 
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. ASSIM SENDO O 
POSSÍVEL “ERRO” DEVE SER VISTO COMO IMPORTANTE 
FONTE DE INFORMAÇÕES: PARA O ALUNO DE QUE ELE 
PRECISA CRESCER E SE APLICAR NO PONTO INDICADO, 
OU QUE, POSSIVELMENTE, O SEU PONTO FORTE NÃO É 
NESSA ÁREA. PARA O PROFESSOR, AS INFORMAÇÕES 
INDICAM QUE É PRECISO RETOMAR O ASSUNTO COM 
AQUELE ALUNO E/OU REPENSAR O MODO DE ENSINAR. 
PARA O COORDENADOR PEDAGÓGICO, DE COMO 
ORIENTAR O PROFESSOR PARA QUE ELE REPROGRAME 
SUA PRÁTICA A FIM DE PROMOVER A SUPERAÇÃO DO 
NÍVEL COGNITIVO APRESENTADO PELO ALUNO, NAQUELE 
MOMENTO. 
(ALCIMAR ALVES DE SOUZA LIMA E ESMÉRIA ROVAI E. LIVRO ESCOLAR COMO DESEJO E 
MOVIMENTO –NOVOS PARADIGMAS, NOVOS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO)
(Em até 5 minutos) 
MUITAS ESCOLAS ESTÃO ENREDADAS NUMA 
ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA E INSENSÍVEL. EM 
FUNÇÃO DE UM SEGUNDO EMPREGO, OU POR MERA 
DESMOTIVAÇÃO, MUITOS DOCENTES INICIAM SUAS 
CARREIRAS COMO AS ACABAM: A DAR AULAS, A 
CORRIGIR TESTES, PARTICIPAR DE ROTINAS DE 
CONSELHO PEDAGÓGICO, EXCLUIR ALUNOS. NÃO 
CHEGAM SEQUER A IMAGINAR O UNIVERSO DE 
SABER E DE SABER-FAZER A QUE PODERIAM TER 
ACESSO E QUE LHES TERIA PERMITIDO 
ULTRAPASSAR OS LIMITES DO SENSO COMUM 
PEDAGÓGICO E A REPRODUÇÃO DE PRÁTICAS 
ANACRÔNICAS. NÃO CHEGAM A PERCEBER QUE, PARA 
SE FAZER UMA ESCOLA, NÃO BASTA JUNTAR 
ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, MANUAIS E 
LIVROS DE PONTO. 
(JOSÉ PACHECO EM PEQUENO DICIONÁRIO DAS UTOPIAS DA EDUCAÇÃO. RIO DE 
JANEIRO, P.137, 2009)
(Em até 5 minutos) 
O QUE SIGNIFICA COMPREENDER? 
A PALAVRA COMPREENDER VEM DO LATIM, 
COMPREENDERE, QUE QUER DIZER: COLOCAR 
JUNTO TODOS OS ELEMENTOS DE EXPLICAÇÃO, OU 
SEJA, NÃO TER SOMENTE UM ELEMENTO DE 
EXPLICAÇÃO, MAS DIVERSOS. MAS A COMPREENSÃO 
HUMANA VAI ALÉM DISSO, PORQUE, NA REALIDADE, 
ELA COMPORTA UMA PARTE DE EMPATIA E 
IDENTIFICAÇÃO. O QUE FAZ COM QUE SE 
COMPREENDA ALGUÉM QUE CHORA, POR EXEMPLO, 
NÃO É ANALISAR AS LÁGRIMAS NO MICROSCÓPIO, 
MAS SABER O SIGNIFICADO DA DOR, DA EMOÇÃO. 
POR ISSO, É PRECISO COMPREENDER A COMPAIXÃO, 
QUE SIGNIFICA SOFRER JUNTO. É ISTO QUE 
PERMITE A VERDADEIRA COMUNICAÇÃO HUMANA.
(EDGAR MORIN –OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO, P.7)
(Em até 5 minutos) 
NINGUÉM PODE ESTAR NO MUNDO, COM O 
MUNDO E COM OS OUTROS DE FORMA 
NEUTRA. NÃO POSSO ESTAR NO MUNDO DE 
LUVAS NAS MÃOS CONSTATANDO APENAS. A 
ACOMODAÇÃO EM MIM É APENAS CAMINHO 
PARA A INSERÇÃO, QUE IMPLICA DECISÃO, 
ESCOLHA, INTERVENÇÃO NA REALIDADE. HÁ 
PERGUNTAS A SEREM FEITAS 
INSISTENTEMENTE POR TODOS NÓS E QUE 
NOS FAZEM VER A IMPOSSIBILIDADE DE 
ESTUDAR POR ESTUDAR. 
(PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, P77)
(Em até 5 minutos) 
O ENSINO RACIONAL, DISSOCIADO DA VIVÊNCIA, 
FAVORECE O APRENDIZADO SUPERFICIAL, QUE 
PODE SER LOGO ESQUECIDO OU MEMORIZADO E 
APLICADO DEPOIS NA VIDA SEM INTELIGÊNCIA 
CRIATIVA. ESSE APRENDIZADO ALEIJADO 
PRODUZ UM VENENO QUE PARALISA A 
CRIATIVIDADE E A VERDADE, E PODE SER 
EMPREGADO VIDA AFORA COMO UM 
PRECONCEITO DOGMÁTICO E DAR ORIGEM À 
INTOLERÂNCIA RÍGIDA E ATÉ AO 
COMPORTAMENTO FANÁTICO.
(CARLOS BYINGTON –A CONSTRUÇÃO AMOROSA DO SABER, P78)
(Em até 5 minutos) 
A SITUAÇÃO DA SALA DE AULA É 
ESPANTOSAMENTE SEMELHANTE. 
ALUNOS COM SEUS CORPOS PRESOS ÀS 
CADEIRAS, ESTUDANDO ASSUNTOS 
DOMINANTEMENTE NO NÍVEL VERBAL 
ABSTRATO E COM UM COMPONENTE 
VERBAL MÍNIMO, TANTO PARA 
APRENDER QUANTO PARA APLICAR O 
SABER.
(CARLOS BYINGTON –A CONSTRUÇÃO AMOROSA DO SABER, P47)
(Em até 5 minutos) 
SE UM EDUCADOR ESCUTA UM “ME 
AJUDA A OLHAR!”, SEJA ATRAVÉS 
DA FALA, DOS OLHOS, DAS MÃOS, 
DO CORPO, DO SONHO, DO CHORO, 
DA DOR, DA ALEGRIA, ELE DEVERIA 
SEMPRE RESPONDER COM UM “ME 
ENSINA O QUE VOCÊ VIU!” 
(TIÃO ROCHA EM PALESTRA NA UNIDADE L13, EM DEZEMBRO DE 2011. 
TEXTO: A FUNÇÃO DO EDUCADOR)
(Em até 5 minutos) 
O CLIMA DE RESPEITO QUE NASCE 
DE RELAÇÕES JUSTAS, SÉRIAS, 
HUMILDES, GENEROSAS EM QUE A 
AUTORIDADE DOCENTE E AS 
LIBERDADES DOS ALUNOS SE 
ASSUMEM ETICAMENTE, 
AUTENTICA O CARÁTER 
FORMADOR DO ESPAÇO 
PEDAGÓGICO. (P.92) 
(PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, P92)
(Em até 5 minutos) 
COMO CRIAR CIDADÃOS AUTÔNOMOS, 
SE OS PROFESSORES NÃO SÃO 
AUTÔNOMOS, SE A ESCOLA NÃO É 
AUTÔNOMA????”INDAGA O 
PROFESSOR JOSÉ PACHECO. A FORMA 
COMO UMA MUDANÇA PODE SER 
FEITA, SEGUNDO ELE, DEPENDE DE 
TODOS.
(ENTREVISTA UOL EDUCAÇÃO COM PROF. JOSÉ PACHECO) 
(Em até 5 minutos) 
O MUNDO NÃO É. O MUNDO ESTÁ SENDO. 
COMO SUBJETIVIDADE CURIOSA, 
INTELIGENTE, INTERFERIDORA NA 
OBJETIVIDADE COM QUE 
DIALETICAMENTE ME RELACIONO, MEU 
PAPEL NO MUNDO NÃO É SÓ DE QUEM 
CONSTATA O QUE OCORRE, MAS TAMBÉM 
O DE QUEM INTERVÉM COMO SUJEITO DE 
OCORRÊNCIAS. NÃO SOU APENAS OBJETO 
DA HISTÓRIA, MAS SEU SUJEITO 
IGUALMENTE. 
(PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, P.77)
(Em até 5 minutos) 
ACTUALMENTE, A HUMANIDADE, NÃO VIVE 
SOMENTE UMA ETAPA DE MUDANÇAS, MAS UMA 
VERDAEIRA MUDANÇA DE ETAPA. AS PESSOAS 
DEVEM FORMAR-SE PARA UMA ADAPTAÇÃO 
CRÍTICA E UMA PARTICIPAÇÃO ACTIVA FACE AOS 
DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE SE ABREM 
GRAÇAS À GLOBALIZAÇÃO DOS PROCESSOS 
ECONOMICOS E SOCIAIS, A FIM DE PODEREM 
INTERVIR, A PARTIR DO MUNDO LOCAL, NA 
COMPLEXIDADE MUNDIAL, MANTENDO A SUA 
AUTONOMIA FACE A UMA INFORMAÇÃO 
TRANSBORDANTE E CONTROLADA POR CERTOS 
CENTROS DE PODER ECONOMICO E POLÍTICO.
(CARTAS DAS CIDADES EDUCADORAS, 1992)
(Em até 5 minutos) 
PODE-SE DIZER, DE CERTO MODO, QUE O 
AMBIENTE ESCOLAR É CONSTITUÍDO DE 
MÚLTIPLAS EDUCAÇÕES. NA COMUNIDADE QUE 
SE FORMA NO INTERIOR DA INSTITUIÇÃO E NAS 
RELAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS QUE DELA 
PARTICIPAM, SE ENTRECRUZAM E SE 
INFLUENCIAM DIFERENTES SABERES E 
VIVÊNCIAS. POR ISSO, É PRECISO OBSERVAR SE A 
ÉTICA ESTÁ PRESENTE NESSA COMPLEXA REDE 
DE RELACIONAMENTOS. MUITAS VEZES, 
PRINCÍPIOS CONSIDERADOS NO VÍNCULO ENTRE 
"IGUAIS" - ALUNO-ALUNO, PROFESSOR-
PROFESSOR, GESTOR-GESTOR - SÃO DEIXADOS 
DE LADO NO CONTATO COM OS OUTROS 
MEMBROS DA COMUNIDADE. 
(TEREZINHA AZERÊDO RIOS, EM ENTREVISTA À REVISTA PLANETA 
SUSTENTÁVEL, 2012)
(Em até 5 minutos) 
Jogo T?chne/carta_reflex?o.pptx
CARTA - REFLEXÃO
...iniciei romântico e depois me deparei com a cidade real. A tecnologia é importante, mas não substitui a presença e a vivência da realidade. Vamos sair do ambiente controlado. Vamos correr riscos. Não precisamos direcionar. Precisamos sair da rotina tarefeira da vida. Precisamos nos arriscar mais... 
Traços e riscos de um docente de tecnologia... 
...olhando mais uma vez para cima vejo a arquitetura majestosa, sonhos de grandes homens que foram concretizados em aço, ferro, vidro e concreto. Olhando para baixo vejo cobertores jogados no chão, tentando cobrir a falta de sonhos e esperança. Vendo os contrastes consigo acreditar que é possível transformar, mas, para isto, é preciso inspiração. E inspirada, desejo novas lições, em novas jornadas... 
Fragmentos de uma inspiração docente – 2º semestre 2016
E foi a pergunta que um aluno lhe dirigiu: 
professor, por que me castiga? Por que não me ensina? 
(josé Pacheco, em Pequeno dicionário das Utopias da Educação,2009, P.94
(Em até 5 minutos) 
NAS ESCOLAS, A MAIS GRAVE DAS VIOLÊNCIAS TALVEZ NÃO SEJA A EXPLÍCITA, QUE DEGRADA CORPOS, MAS AQUELA QUE MALTRATA ESPÍRITOS... A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. 
( JOSÉ PACHEDO EM ENTREVISTA NO SITE UOL EDUCAÇÃO)
(Em até 5 minutos) 
É IMPOSSÍVEL EXISTIR EDUCAÇÃO NO SINGULAR. PODERÁ HAVER OUTRA
COISA, ESCOLARIZAÇÃO, INSTRUÇÃO OU ENSINO, MAS NUNCA EDUCAÇÃO. E, SE É ALGUMA COISA PLURAL, A FUNÇÃO DA ESCOLA É SER (OU DEVERIA SER SEMPRE), O “LOCUS” PRIVILEGIADO DA PRÁTICA EDUCATIVA... 
(TIÃO ROCHA EM PALESTRA NO L13, EM DEZEMBRO 2011) 
(Em até 5 minutos) 
Por que é que a responsabilidade do insucesso é sempre do aluno, da droga, da falta de hábitos da leitura dos pais ou do analfabetismo dos avós? 
(JOSÉ PACHECO, EM Pequeno dicionário das Utopias da Educação. Rio de janeiro, 2009)
(Em até 5 minutos) 
HOJE RECEBI A MELHOR NOTÍCIA QUE EU PODERIA, VOU FAZER UM NOVO CURSO NO SENAC, FIZ ANIVERSÁRIO NO MÊS PASSADO E MEU PAI PROMETEU ME DAR UM PRESENTE E HOJE ELE CONFIRMOU. FUI APRENDIZ NO SENAC E FOI A MELHOR COISA QUE FIZ NA VIDA. O SENAC É MUITO BOM, MINHA PROFESSORA ERA A MELHOR E MINHA TURMA ERA DEMAIS. O MELHOR É QUE AGORA EU VOU PAGAR O CURSO E NÃO VOU SER DISCRIMINADO, VOU PODER IR COM A ROUPA QUE EU QUISER E USAR BONÉ, NÃO SOU MAIS APRENDIZ. AGORA VAI SER PERFEITO. 
(CANAL ABERTO-2015 ) 
(Em até 5 minutos) 
O SR. COSTUMA DIZER QUE UMA DAS MISSÕES DA ESCOLA É ENSINAR A VIVER JUNTOS, A RESPEITAR AS DIFERENÇAS, A ESCAPAR DA ARMADILHA DA FORMAÇÃO DE COMUNIDADES FECHADAS. CHAMA ISSO DE “APRENDIZADO DA LIBERDADE“. MAS PARECE QUE VIVEMOS NUMA ESPIRAL INVERSA, A DA RADICALIZAÇÃO, DO ENTRINCHEIRAMENTO, DA REAFIRMAÇÃO DAS NOSSAS PRÓPRIAS CONVICÇÕES. A DESPEITO DO OUTRO. COMO LUTAR CONTRA ISSO?
TEM RAZÃO. A SOCIEDADE QUE VC. DESCREVE É EXATAMENTE AQUELA QUE VIVEMOS. MAS, FRENTE A ELA, A ESCOLA NÃO DEVE TER VERGONHA DE REMAR CONTRA A MARÉ, AO CONTRÁRIO! É A SUA MISSÃO! FRENTE AO ENTRINCHEIRAMENTO INDIVIDUAL, A ESCOLA DEVE PROMOVER O COLETIVO, A SOLIDARIEDADE. FRENTE AO AUMENTO DA DESATENÇÃO E DA DEMAGOGIA, A ESCOLA DEVE PROMOVER O ESFORÇO INTELECTUAL E O PRAZER QUE DELE SE DEPREENDE. FRENTE A TODAS AS FORMAS DE RADICALIZAÇÃO A ESCOLA DEVE ENSINAR E MOSTRAR DE FORMA CONCRETA A DIFERENÇA ENTRE O “ SABER” E O “ CRER”. FRENTE AO APELO DA PULSÃO CONSUMISTA, A ESCOLA DEVE ENSINAR A LIMITAR AS DEMANDAS. FRENTE À ACELERAÇÃO INFERNAL IMPOSTA PELAS TECNOLOGIAS, A ESCOLA DEVE DAR TEMPO PARA PENSAR, TATEAR, REFLETIR. A ESCOLA NÃO DEVE TER VERGONHA DE REEQUILIBRAR A SOCIEDADE. É SUA MISSÃO FUNDAMENTAL!!!
(PHILLIP MEIRIEU EM ENTREVISTA AO ESTADO DE SÃO PAULO, CADERNO ALIÁS, MAIO 2015)
(Em até 5 minutos) 
 QUANDO OS CONDOMÍNIOS FORAM VENDIDOS, NÃO EXISTIA REFERÊNCIA ALGUMA NAS PROPAGANDAS BRASILEIRAS DE QUE AQUELE ERA UM LUGAR EM QUE PESSOAS DIFERENTES PODERIAM VIVER JUNTAS. PELO CONTRÁRIO, ELE VEM INSTITUIR PRÁTICAS QUE ERAM SOCIAIS COMO NORMATIVAS, VEM PARA PROFISSIONALIZAR AS DIFERENÇAS: OS EMPREGADOS UNIFORMIZADOS DEVEM ENTRAR POR UMA PORTA, OS REAIS HABITANTES DAQUELE ESPAÇO POR OUTRA. POR QUE ISSO? PORQUE NO FUNDO ESSE ESPAÇO FOI CRIADO A PARTIR DESSA SUPOSIÇÃO DE QUE LÁ FORA É PERIGOSO.
 (CHRISTIAN DUNKER, ESTADO DE SÃO PAULO, CADERNO ALIÁS, 24/05/2015)
(Em até 5 minutos) 
É POR MEIO DA DISSEMINAÇÃO DESSE CONCEITO DE EMPATIA QUE O FILÓSOFO ROMAN KRZNARIC ACREDITA SER POSSÍVEL FAZER UMA REVOLUÇÃO:
AS PESSOAS ACHAM QUE A PAZ E AS REVOLUÇÕES SÃO CONSTRUÇÕES DE ACORDOS POLÍTICOS. MAS ACREDITO QUE É POSSÍVEL QUE ISSO SEJA FEITO NAS RAÍZES DAS REVOLUÇÕES HUMANAS. DESMONTANDO IGNORÂNCIAS E PRECONCEITOS. 
( CADERNO COTIDIANO – OUTUBRO - 2015 FOLHA DE SÃO PAULO) 
(Em até 5 minutos) 
E A VIDA LABORAL, É UMA DAS QUESTÕES QUE CAUSAM MAIS INSATISFAÇÃO E INQUIETAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. HOJE PESSOAS DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS COMEÇAM A ENXERGAR O TRABALHO COMO ALGO PARA ALÉM DA SOBREVIVÊNCIA. É UMA OCUPAÇÃO QUE PODE FAZER VOCÊ SE SENTIR PREENCHIDO. A SAÍDA PARA A INSATISFAÇÃO, TEM ALGUMAS ALTERNATIVAS: APLICAR SEUS VALORES PESSOAIS NO TRABALHO; E USAR SEUS TALENTOS E HABILIDADES; ENTRE OUTRAS. UMA DAS MAIORES RAZÕES DE INSATISFAÇÃO NO TRABALHO NÃO É DINHEIRO, MAS AUTONOMIA. 
(ROMAN KRZNARIC, ENTREVISTA AO ESTADO DE SÃO PAULO, CADERNO 2, 2015)
(Em até 5 minutos) 
NO MUNDO DE HOJE É IMPOSSÍVEL PENSAR NA FORMAÇÃO DO ALUNO, SOCIAL E DO TRABALHO SEM ESSE VIÉS DA TECNOLOGIA, QUE ELES TRAZEM DE ANTES DA ESCOLA. E EMBORA NATIVOS DIGITAIS, ELES AINDA SÃO INGÊNUOS. É PRECISO DISCUTIR SOBRE ÉTICA E CRITICIDADE NESSE UNIVERSO. 
(VALDENICE MINATEL, PROFESSORA DE TI DO COLÉGIO DANTE)
(Em até 5 minutos) 
COM O ADVENTO DA MASSIFICAÇÃO DO ENSINO, AS ESCOLAS VIRAM-SE INVADIDAS POR PROFISSIONAIS DE OUTROS OFÍCIOS( ADVOGADOS, ENGENHEIROS, ETC...) QUE, NÃO TENDO CONSEGUIDO TRABALHO EM OUTRO LUGAR, CONSEGUIRAM EMPREGO DE “ DAR AULAS”. COM O DECORRER DO TEMPO, UNS TORNARAM-SE PROFESSORES, ENQUANTO OUTROS DESENVOLVERAM UMA CULTURA DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO COM A ETIQUETA DA DOCÊNCIA. 
(José Pacheco, Em PEQUENO DICIONÁRIO DE UTOPIAS, P86, 2009)
 
 
 
(Em até 5 minutos) 
“COMO VER OS ALUNOS 
NÃO NECESSARIAMENTE 
COMO ELES NÃO SÃO, MAS COMO ELES PODEM SER?”
(MIKE ROSE, DE VOLTA À ESCOLA, PORQUE TODOS MERECEM UMA SEGUNDA CHANCE NA EDUCAÇÃO, P. 91)
(Em até 5 minutos) 
NÃO TER MEDO DE SER VOCÊ MESMO SIGNIFICA NÃO TER MEDO DE ENTRAR EM CONTATO CONSIGO MESMO, PARA CONHECER SUA INTERIORIDADE, NOS SEUS POTENCIAIS E NAS SUAS LIMITAÇÕES, NAS SUAS SENSAÇÕES E SENTIMENTOS, DE RECONHECER-SE COMO PESSOA, AUTÊNTICA, QUALIDADE QUE TEM TUDO A VER COM LIBERDADE, QUE NÃO QUER DIZER “FAZER O QUE QUER”, “COMO QUER”, “QUANDO QUER”, MAS PRESSUPÕE CONSCIÊNCIA DE SI, DO OUTRO, DO CONTEXTO PARA FAZER ESCOLHAS, DECIDIR, AGIR E ASSUMIR RESPONSABILIDADES SOBRE SUAS AÇÕES. 
(ALCIMAR ALVES DE SOUZA LIMA E ESMÉRIA ROVAI – LIVRO ESCOLA COMO DESEJO E MOVIMENTO P.261 ) 
(Em até 5 minutos) 
A AVALIAÇÃO ASSUME A FUNÇÃO IMPORTANTE DE PROPORCIONAR AO ALUNO A SUA AUTODESCOBERTA DE SEUS POTENCIAIS MAIS EVIDENTES, DOS MENOS EVIDENTES, DE SUAS DIFICULDADES E DO MODO DE A SUPERÁ-LAS, DE COMO SE AUTO-ORGANIZAR E DESENVOLVER SUAS CAPACIDADES. NÃO TRABALHA COM DEFICIÊNCIAS, MAS COM POTENCIALIDADES. 
	(ALCIMAR ALVES DE SOUZA LIMA E ESMÉRIA ROVAI E. LIVRO ESCOLAR COMO DESEJO E MOVIMENTO – NOVOS PARADIGMAS, NOVOS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO) 
(Em até 5 minutos) 
PIAGET MOSTRA QUE O ERRO NÃO É UM ERRO, PROPRIAMENTE DITO, MAS UMA SINALIZAÇÃO SOBRE O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO SER QUE APRENDE PARA AQUELE ASSUNTO ESPECÍFICO, NAQUELE DADO MOMENTO. PORTANTO, NÃO É FALTA DE INTELIGÊNCIA, MAS INDÍCIO DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. ASSIM SENDO O POSSÍVEL “ERRO” DEVE SER VISTO COMO IMPORTANTE FONTE DE INFORMAÇÕES: PARA O ALUNO DE QUE ELE PRECISA CRESCER E SE APLICAR NO PONTO INDICADO, OU QUE, POSSIVELMENTE, O SEU PONTO FORTE NÃO É NESSA ÁREA. PARA O PROFESSOR, AS INFORMAÇÕES INDICAM QUE É PRECISO RETOMAR O ASSUNTO COM AQUELE ALUNO E/OU REPENSAR O MODO DE ENSINAR. PARA O COORDENADOR PEDAGÓGICO, DE COMO ORIENTAR O PROFESSOR PARA QUE ELE REPROGRAME SUA PRÁTICA A FIM DE PROMOVER A SUPERAÇÃO DO NÍVEL COGNITIVO APRESENTADO PELO ALUNO, NAQUELE MOMENTO. 
(ALCIMAR ALVES DE SOUZA LIMA E ESMÉRIA ROVAI E. LIVRO ESCOLAR COMO DESEJO E MOVIMENTO – NOVOS PARADIGMAS, NOVOS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO)
(Em até 5 minutos) 
MUITAS ESCOLAS ESTÃO ENREDADAS NUMA ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA E INSENSÍVEL. EM FUNÇÃO DE UM SEGUNDO EMPREGO, OU POR MERA DESMOTIVAÇÃO, MUITOS DOCENTES INICIAM SUAS CARREIRAS COMO AS ACABAM: A DAR AULAS, A CORRIGIR TESTES, PARTICIPAR DE ROTINAS DE CONSELHO PEDAGÓGICO, EXCLUIR ALUNOS. NÃO CHEGAM SEQUER A IMAGINAR O UNIVERSO DE SABER E DE SABER-FAZER A QUE PODERIAM TER ACESSO E QUE LHES TERIA PERMITIDO ULTRAPASSAR OS LIMITES DO SENSO COMUM PEDAGÓGICO E A REPRODUÇÃO DE PRÁTICAS ANACRÔNICAS. NÃO CHEGAM A PERCEBER QUE, PARA SE FAZER UMA ESCOLA, NÃO BASTA JUNTAR ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, MANUAIS E LIVROS DE PONTO. 
(JOSÉ PACHECO EM Pequeno dicionário das Utopias da Educação. Rio de janeiro, P.137, 2009)
(Em até 5 minutos) 
O QUE SIGNIFICA COMPREENDER? 
A PALAVRA COMPREENDER VEM DO LATIM, COMPREENDERE, QUE QUER DIZER: COLOCAR JUNTO TODOS OS ELEMENTOS DE EXPLICAÇÃO, OU SEJA, NÃO TER SOMENTE UM ELEMENTO DE EXPLICAÇÃO, MAS DIVERSOS. MAS A COMPREENSÃO
HUMANA VAI ALÉM DISSO, PORQUE, NA REALIDADE, ELA COMPORTA UMA PARTE DE EMPATIA E IDENTIFICAÇÃO. O QUE FAZ COM QUE SE COMPREENDA ALGUÉM QUE CHORA, POR EXEMPLO, NÃO É ANALISAR AS LÁGRIMAS NO MICROSCÓPIO, MAS SABER O SIGNIFICADO DA DOR, DA EMOÇÃO. POR ISSO, É PRECISO COMPREENDER A COMPAIXÃO, QUE SIGNIFICA SOFRER JUNTO. É ISTO QUE PERMITE A VERDADEIRA COMUNICAÇÃO HUMANA.
 
(EDGAR MORIN – OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO, P.7)
(Em até 5 minutos) 
 
Ninguém pode estar no mundo, com o mundo e com os outros de forma neutra. Não posso estar no mundo de luvas nas mãos constatando apenas. A acomodação em mim é apenas caminho para a inserção, que implica decisão, escolha, intervenção na realidade. Há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar. 
(PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, P77)
(Em até 5 minutos) 
O ENSINO RACIONAL, DISSOCIADO DA VIVÊNCIA, FAVORECE O APRENDIZADO SUPERFICIAL, QUE PODE SER LOGO ESQUECIDO OU MEMORIZADO E APLICADO DEPOIS NA VIDA SEM INTELIGÊNCIA CRIATIVA. ESSE APRENDIZADO ALEIJADO PRODUZ UM VENENO QUE PARALISA A CRIATIVIDADE E A VERDADE, E PODE SER EMPREGADO VIDA AFORA COMO UM PRECONCEITO DOGMÁTICO E DAR ORIGEM À INTOLERÂNCIA RÍGIDA E ATÉ AO COMPORTAMENTO FANÁTICO.
(CARLOS BYINGTON – A CONSTRUÇÃO AMOROSA DO SABER, P78)
(Em até 5 minutos) 
A SITUAÇÃO DA SALA DE AULA É ESPANTOSAMENTE SEMELHANTE. ALUNOS COM SEUS CORPOS PRESOS ÀS CADEIRAS, ESTUDANDO ASSUNTOS DOMINANTEMENTE NO NÍVEL VERBAL ABSTRATO E COM UM COMPONENTE VERBAL MÍNIMO, TANTO PARA APRENDER QUANTO PARA APLICAR O SABER.
(CARLOS BYINGTON – A CONSTRUÇÃO AMOROSA DO SABER, P47) 
(Em até 5 minutos) 
Se um educador escuta um “me ajuda a olhar!”, seja através da fala, dos olhos, das mãos, do corpo, do sonho, do choro, da dor, da alegria, ele deveria sempre responder com um “me ensina o que você viu!” 
(Tião Rocha em palestra na Unidade L13, em dezembro de 2011. Texto: a função do educador)
(Em até 5 minutos) 
O clima de respeito que nasce de relações justas, sérias, humildes, generosas em que a autoridade docente e as liberdades dos alunos se assumem eticamente, autentica o caráter formador do espaço pedagógico. (p.92) 
(PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, P92)
(Em até 5 minutos) 
COMO CRIAR CIDADÃOS AUTÔNOMOS, SE OS PROFESSORES NÃO SÃO AUTÔNOMOS, SE A ESCOLA NÃO É AUTÔNOMA????”INDAGA O PROFESSOR JOSÉ PACHECO. A FORMA COMO UMA MUDANÇA PODE SER FEITA, SEGUNDO ELE, DEPENDE DE TODOS.
(ENTREVISTA UOL EDUCAÇÃO COM PROF. JOSÉ PACHECO) 
(Em até 5 minutos) 
O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só de quem constata o que ocorre, mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da História, mas seu sujeito igualmente. 
(PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, P.77)
(Em até 5 minutos) 
ACTUALMENTE, A HUMANIDADE, NÃO VIVE SOMENTE UMA ETAPA DE MUDANÇAS, MAS UMA VERDAEIRA MUDANÇA DE ETAPA. AS PESSOAS DEVEM FORMAR-SE PARA UMA ADAPTAÇÃO CRÍTICA E UMA PARTICIPAÇÃO ACTIVA FACE AOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE SE ABREM GRAÇAS À GLOBALIZAÇÃO DOS PROCESSOS ECONOMICOS E SOCIAIS, A FIM DE PODEREM INTERVIR, A PARTIR DO MUNDO LOCAL, NA COMPLEXIDADE MUNDIAL, MANTENDO A SUA AUTONOMIA FACE A UMA INFORMAÇÃO TRANSBORDANTE E CONTROLADA POR CERTOS CENTROS DE PODER ECONOMICO E POLÍTICO.
(CARTAS DAS CIDADES EDUCADORAS, 1992)
(Em até 5 minutos) 
Pode-se dizer, de certo modo, que o ambiente escolar é constituído de múltiplas educações. Na comunidade que se forma no interior da instituição e nas relações entre os sujeitos que dela participam, se entrecruzam e se influenciam diferentes saberes e vivências. Por isso, é preciso observar se a ética está presente nessa complexa rede de relacionamentos. Muitas vezes, princípios considerados no vínculo entre "iguais" - aluno-aluno, professor-professor, gestor-gestor - são deixados de lado no contato com os outros membros da comunidade. 
(TEREZINHA AZERÊDO RIOS, EM ENTREVISTA À REVISTA PLANETA SUSTENTÁVEL, 2012)
(Em até 5 minutos) 
Jogo T?chne/carta_viv?ncias.fundacao.casa.pptx
CARTA - VIVÊNCIAS
Relate uma experiência sobre
inclusão
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
Exclusão
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
cidadania
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
sucesso em SALA DE AULA
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
aprendizagem COLABORATIVA
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência positiva sobre
 gestão de pessoas
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
 gestão de pessoas que você conduziria de outra maneira 
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
 MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
 aconselhamento juvenil
( Em até 2 minutos) 
relate uma experiência sobre vínculo afetivo NO aprendizado
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre protagonismo do aluno 
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre flexibilidade NO cumprimento de regras no processo educacional
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência de MUDANÇA NA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência de ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA DURANTE A AULA
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre resgate da autoestima
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência na qual um conflito foi transformado em aprendizagem
( Em até 2 minutos) 
Jogo T?chne/carta_viv?ncias.pdf
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE 
PERMANÊNCIA
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE
INCLUSÃO
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE
EXCLUSÃO
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE
CIDADANIA
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE
SUCESSO ESCOLAR
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE
APRENDIZADO
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA 
SOBRE
GESTÃO DE PESSOAS
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE
GESTÃO DE PESSOAS QUE VOCÊ 
CONDUZIRIA DE OUTRA MANEIRA 
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE
EVASÃO
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE
ADVERTÊNCIA
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE
VIVÊNCIA NA CIDADE
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE
CONSELHO DE CURSO
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O 
USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE 
AULA
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE 
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE 
VÍNCULO AFETIVO NO APRENDIZADO
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE 
PROTAGONISMO DO ALUNO 
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE 
FLEXIBILIDADE NO CUMPRIMENTO DE 
REGRAS NO PROCESSO 
EDUCACIONAL
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA DE 
CONSTRUÇÃO DE PLANO DE 
TRABALHO COLETIVO
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE 
RESGATE DA AUTOESTIMA E 
APRENDIZADO
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA NA QUAL 
UM CONFLITO FOI TRANSFORMADO 
EM APRENDIZAGEM
( Em até 2 minutos) 
Jogo T?chne/carta_viv?ncias.pptx
CARTA - VIVÊNCIAS
Relate uma experiência sobre permanência
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
inclusão
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
Exclusão
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
cidadania
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
sucesso escolar
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
aprendizado
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência positiva sobre
 gestão de pessoas
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
 gestão de pessoas que você conduziria de outra maneira 
( Em
até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
 evasão
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
 advertência
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
 Vivência na cidade
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre
 Conselho de CURSO
( Em até 2 minutos) 
RELATE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre resolução de conflitos
( Em até 2 minutos) 
relate uma experiência sobre vínculo afetivo NO aprendizado
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre protagonismo do aluno 
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre flexibilidade NO cumprimento de regras no processo educacional
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência de construção de plano de trabalho coletivo
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência sobre resgate da autoestima e aprendizado
( Em até 2 minutos) 
Relate uma experiência na qual um conflito foi transformado em aprendizagem
( Em até 2 minutos) 
Jogo T?chne/gabarito jogo.docx
		JOGADOR/ESTRELA
		1
		2
		3
		4
		5
		6
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		JOGADOR/ESTRELA
		1
		2
		3
		4
		5
		6
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
Jogo T?chne/regras do jogo.docx
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES
FRENTE DE ACOMPANHAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
JOGO TÉCHNE
OBJETIVO: REFLETIR E DIALOGAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS UNIDADES, ALCANÇANDO O MAIOR NÚMERO DE CARTAS-ESTRELA 
REGRAS
· O TABULEIRO COMPORTA SEIS JOGADORES
· CADA PARTICIPANTE ESCOLHE UMA COR 
· O JOGO INICIA COM AQUELE QUE TIRAR O MAIOR NÚMERO NO DADO
· O JOGADOR ANDARÁ EM SENTIDO HORÁRIO
· AO JOGAR O DADO, O PARTICIPANTE CAIRÁ NUMA CASA, ONDE DEVE RETIRAR UMA CARTA CORRESPONDENTE AO SÍMBOLO EXPLICADO NA LEGENDA DO TABULEIRO
· AS CARTAS EMPATIA/VIVÊNCIA/REFLEX/AÇÕES NÃO VOLTAM AO ENVELOPE
· AS CARTAS-ESTRELA VOLTAM AO ENVELOPE
· QUANDO O PARTICIPANTE ALCANÇAR A CARTA-ESTRELA, ANOTARÁ NO GABARITO ANEXADO 
ATENÇÃO: O TEMPO DEVE SER CONTROLADO PELOS PARTICIPANTES. CASO UM JOGADOR ULTRAPASSE O LIMITE INDICADO EM CADA CARTA, VOLTARÁ O MESMO NÚMERO DE CASAS DA RODADA
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES
FRENTE DE ACOMPANHAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
JOGO TÉCHNE
OBJETIVO: REFLETIR E DIALOGAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS UNIDADES, ALCANÇANDO O MAIOR NÚMERO DE CARTAS-ESTRELA 
REGRAS
· O TABULEIRO COMPORTA SEIS JOGADORES
· CADA PARTICIPANTE ESCOLHE UMA COR 
· O JOGO INICIA COM AQUELE QUE TIRAR O MAIOR NÚMERO NO DADO
· O JOGADOR ANDARÁ EM SENTIDO HORÁRIO
· AO JOGAR O DADO, O PARTICIPANTE CAIRÁ NUMA CASA, ONDE DEVE RETIRAR UMA CARTA CORRESPONDENTE AO SÍMBOLO EXPLICADO NA LEGENDA DO TABULEIRO
· AS CARTAS EMPATIA/VIVÊNCIA/REFLEX/AÇÕES NÃO VOLTAM AO ENVELOPE
· AS CARTAS-ESTRELA VOLTAM AO ENVELOPE
· QUANDO O PARTICIPANTE ALCANÇAR A CARTA-ESTRELA, ANOTARÁ NO GABARITO ANEXADO 
ATENÇÃO: O TEMPO DEVE SER CONTROLADO PELOS PARTICIPANTES. CASO UM JOGADOR ULTRAPASSE O LIMITE INDICADO EM CADA CARTA, VOLTARÁ O MESMO NÚMERO DE CASAS DA RODADA
Jogo T?chne/TABULEIRO senac - arte GR?FICA.pdf
 
TÉCHNE
CARTAS
Estrela
Vivências
Reflexão
Empatia
Ações
Do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo 
a obtenção de um determinado resultado, seja na ciência, na tecnologia, na arte ou em qualquer outra área. Ela
bo
ra
do
 p
el
as
 G
er
ên
ci
as
 d
e 
O
pe
ra
çõ
es
 –
 F
re
nt
e 
de
 A
co
m
pa
nh
am
en
to
 d
as
 P
rá
ti
ca
s 
E
du
ca
ci
on
ai
s

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando