Buscar

sociopolitca 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Weber
Marx
Durkheim
 O capital intelectual é o bojo de conhecimento adquirido pelo aluno no decorrer de sua vida embora o aluno tenha espaço para desenvolver seu capital intelectual, este sempre irá está atrelado ao contexto cultural e social da sociedade que está inserida.
Defende a ideia que a escola por meio de seu sistema de ensino impulsiona a desigualdade social. Ele vai contra que a escola determine que a criança tenha predileção ou “dom” pois segundo sua visão desta forma a escola segrega o aluno visto que ela vai determinar a aptidão ou não que o aluno vai ter em aprender ou exercer determinada profissão.
BOURDIEUU
Acredita que na escola para que haja a nova ideologia ou contaideologia se daria através dos intelectuais orgânicos pois este contribui com o conhecimento pautada nos interesses institucionais. Ou pelo intelectuais tradicionais que produz o conhecimento por meio de saberes de pesadores do passado que já foram estudados.
Critico da escola gentilli pois não permitia que o proletária tivesse a mesma cultura e cidadania dos seus opressores. 
Acredita que a escola pode servir de aparelhamento do estado, mais também pode ser a ponte de acesso do proletário a mesma educação da classe dominante, ou seja eles tema aceso a mesma cultura e cidadania dada para os dominantes. Concebendo a ideia de que a escola pode ser tido como campo para contra ideologia.
CONCORDA
Nova ideologia ou contra ideologia 
GRAMSCI
Segundo Althuss a escola e tido como aparelho ideológico do estado uma vez que ela irá legitimar as desigualdades sociais no passo que, o rico fica mais rico sendo diretamente proporcional aos pobres ficarem mais pobres.
Pois a escola transpareceria a ideia de que quanto mais “trabalhador” existe a possibilidade de enriquecer tão qual seus patrões.
IDEOLOGIA: São mecanismos sociais que a classe dominante utiliza para subjugar a classe dominada.
ALTHUSSER
ESCOLA
Teorias conservadoras, críticas e 
Pós-critica 
TEORIAS CLÁSSICAS 
Avenida Getúlio Vargas, 01 – Monte Castelo – São Luís - MA
CEP 65030-005 e-mail: certec@ifma.edu.br 
 Contatos: 3215-1880/1881

Outros materiais