Buscar

Prévia do material em texto

A cor púrpura
 È um filme narrado de forma epistolar, em que os acontecimentos são evidenciados nas cartas escritas por Celi e depois por sua irmã Nettie. Os personagens desse filme são tão cativantes que é impossível que o leitor não se envolva com a história, que se passa no sul da América, no início do século XX e trata da vida da Celi e, uma mulher negra e semin. analfabeta, violentada pelo seu pai, que se vê afastada da irmã e acaba se casando com um homem que ela não ama e que a trata como escrava.
Esse temas com filme trata questão do preconceito, do racismo, do descaso com relação aos direitos dos negros, das mulheres, da violência . É uma narrativa forte, que nos faz pensar e sentir diversas emoções, que vão do ódio ao amor.
É um filme surpreendente que trata assuntos do passado, mas que esses problemas continuam atuais independentes da época que se passou. Mesmo tratando de assuntos horríveis, como a violência doméstica e abusos, a autora constrói uma linda história de amizade, amor e superação. E é na simplicidade dessa grande mulher que aprendemos um pouco mais sobre a vida e como lidar com as dificuldades do dia a dia. Aqui, o sexo masculino se revela dominador, possuidor de uma mercadoria que ora é negociada, ora descartada. Essa mercadoria, que vem a ser a mulher, é inserida em um mundo, que se chama matrimônio, mais parecido como uma relação patrão - empregada doméstica estilo cama, mesa e banho com direito a alguns golpes. Lindo filme nos faz refletir como muitas pessoas sofreram/sofrem por simplesmente serem o que são, sejam negras, mulheres ou é crianças, quando se estão à mercê de pessoas supostamente superiores. Muito emocionante ninguém pra ver os direitos, só deveres. Acredito que nessa época nem existia serviço social, direitos humanos, uma vida indigna. Mas uma grande lição de vida. Assisti a esse filme pela segunda vez.

Mais conteúdos dessa disciplina