Buscar

Atividade Pratica - Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Prática
Com base no estudo de caso, faça um texto argumentativo entre uma e duas laudas com as 
seguintes temáticas: “É possível que um país gere riqueza e ao mesmo tempo se desenvolva? O que é mais importante a economia ou os direitos humanos?” 
 É possível que um país gere riqueza e se desenvolva ao mesmo tempo. Porém, como visto em aula, o aumento da riqueza não significa, necessariamente, que a população esteja em uma situação melhor. Pois, o desenvolvimento econômico vai depender do crescimento econômico o que ocorre quando uma região apresenta uma melhoria considerável em relação à qualidade material na vida da população. 
 O filósofo e economista Adam Smith apontou no livro “A Riqueza das Nações” (1776) que, as melhorias na direção dos trabalhadores, indicavam o desenvolvimento econômico de uma região. Segundo ele, o progresso na situação desta parte classe jamais deveria ser visto como inconveniente. Smith indicava que nenhuma sociedade poderia ser florescente se a maioria de seus membros fosse pobre, assim, somente o progresso conjunto da sociedade poderia indicar o desenvolvimento econômico. O economista John Maynard Keynes, criador da Teoria Keynessiana, tinha a visão de que o Estado apresenta-se como o alicerce principal para atuar em sentido contrário à recessão e o desemprego. Para ele, o governo teria a maior importância de decisão no desenvolvimento econômico de um país, podendo criar políticas de incentivo e regulamentação da economia a fim de contribuir para a formação de uma sociedade mais igualitária. Afim de garantir uma infraestrutura eficiente em setores básicos como educação, cultura, alimentação, emprego, saúde e lazer. Sendo um bem comum e de necessidade social e de estima para a população.
 Não há fator mais importante entre a economia e os direitos humanos. Os dois não podem estar separados. É necessário que o Estado coloque os direitos humanos de sua população juntamente no centro do debate de suas políticas econômicas. Em momentos de adoção de medidas de consolidação fiscal existem princípios de direitos humanos que devem ser observados. Sendo que tais medidas devem ser temporais, necessárias e proporcionais, não discriminatórias e garantidoras do conteúdo mínimo dos direitos. É dever dos poderes públicos, zelar pelos valores sociais, para que não haja, ou para que sejam corrigidas, as injustiças causadas ao longo do tempo, buscando o desenvolvimento da nação, respeitando cada cidadão e sua cultura para manter de forma integrais seus direitos.

Outros materiais