Buscar

ACOES AFIRMATIVAS PARA PESSOAS TRANS

Prévia do material em texto

AÇÕES AFIRMATIVAS PARA PESSOAS TRANS
Maria Lúcia Said Carneiro
Tainara Cláudia Lima de Sales
Na vasta exemplificação popular e interpessoal que se tem sobre qual seria propriamente o conceito do que são ações afirmativas, é razoável considerar ação afirmativa todo projeto, seja ele público ou privado, que toma como objetivo conferir recursos ou direitos especiais para membros de um grupo social considerado desfavorecido, visando seu bem coletivo e acolhimento. São inúmeras ações afirmativas, seja ela étnica, racial, por classe, no entanto, tal estudo será com atribuição de atenção no que diz respeito a pessoas transgênero.
Para abranger o tema, é necessário reconhecer o gênero sexual, que se caracteriza como uma pessoa se identifica ou se percebe ao que diz respeito ao seu gênero de maneira singular e profunda, onde, feita esta análise pessoal, tal indivíduo desenvolve sua personalidade, comportamento e sexualidade. Para análise de fatos, existe a necessidade de destacar que o termo sexo é desenvolvido como sendo um fator biológico, no qual entra em consideração a junção de características físicas que um indivíduo apresenta no momento de seu nascimento, como fatores cromossômicos, genitais e hormonais, ou seja, o gênero no qual lhe foi atribuído ao nascer. No entanto, ao longo do crescimento e desenvolvimento pessoal no meio em que vive, é possível que a pessoa já não se identifique com as características na qual nasceu, estando assim, diante do que é chamado de transexualidade, cujas características se identificam o oposto àquele que seu corpo apresenta biologicamente, seja um homem que posteriormente se identifica como mulher ou o contrário, provendo assim, uma questão de identidade ligada ao sexo psicológico do indivíduo.
Diante de uma realidade social marcada pela discriminação e pelo preconceito, torna-se imprescindível a legitimidade das ações afirmativas para as pessoas trans, que foram vítimas da ignorância e da intolerância durante gerações, levando assim a entender que seria como uma compensação resultante de prejuízos atribuídos a coletividade transexual, fazendo com que as ações afirmativas sejam de suma importância para a inclusão de minorias, e amplitude na diversidade, diminuindo cada vez mais o preconceito social que foi imposto durante gerações. É possível destacar o princípio da isonomia, no qual proporciona a equidade do que condiz a divisão de oportunidades visando a inclusão, seja no meio social e no ambiente de trabalho, visionando a materialização concreta do ideal de igualdade. As ações afirmativas buscam alcançar legitimidade e oportunizar que as minorias possam se apropriar de espaços políticos, podendo desta maneira participar da formação democrática do direito. 
No entanto, tendo como objetivos a redução de desigualdades no cenário atual, para que seja possível a existência de uma sociedade justa e igualitária para todas as minorias existentes, em especial no âmbito da transexualidade, onde se contextualizou sobre a discriminação sofrida, a adoção de ações afirmativas é essencial para a contribuição da inclusão social desta população, no que condiz aos direitos básicos, imposição social sobre a diversidade e beneficência para que transexuais possam ocupar espaços políticos e sociais.
 FERRAZ, Carolina V.; LEITE, Glauber S. Direito à Diversidade. Grupo GEN, 2015. E-book. ISBN 9788522496532. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522496532/. Acesso em: 10 nov. 2022.
FERES JÚNIOR, j., CAMPOS, L.A., DAFLON, V.T., and. VENTURINI, A.C. Ação afirmativa: conceito, história e debates [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018,190 p. Sociedade e política collection. ISBN: 978-65-990364-7-7. https://doi.org/10.7476/9786599036477.

Continue navegando