Buscar

Fórum - Sociologia e Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Partindo do exposto nos Textos 1 e 2, e considerando os estudos realizados na disciplina sobre as temáticas Gênero, Família e Trabalho, analise:
Qual a relação entre profissões de cuidados serem mais realizadas por mulheres do que por homens? Por que homens ficam atrás de mulheres nas estatísticas por procura a serviços de saúde? Há relação entre papel de gênero e formação familiar e os índices apresentados acima?
A categoria gênero é socialmente construída, vai além das diferenças biológicas entre os sexos, consistindo em diferenças, atributos, funções e forma de atuar em determinada cultura. Sendo assim, há um imaginário de como homens e mulheres devem ser e estar dentro da sociedade. Espera-se que os homens sejam fortes, viris, não chorem, não busquem ajuda e sejam a figura que provém financeiramente dentro da estrutura familiar. Por outro lado, as mulheres são educadas ao longo da vida a realizar as tarefas domésticas, de cuidado, afeto, alimentação e limpeza. 
Nesse sentido, as atividades de cuidado, remuneradas e não remuneradas, são historicamente performadas majoritariamente por mulheres. Segundo o IBGE, estas dedicam 73% mais tempo aos trabalhos domésticos e tarefas de cuidado quando comparadas aos homens. Acerca disso, Vanessa Sampaio, gerente de Empoderamento Econômico na ONU Mulheres no Brasil, comenta que as mulheres ainda são classificadas como "cuidadoras natas", o que justifica também 42% das mulheres em idade ativa não estarem no mercado de trabalho, quando comparadas a 6% dos homens (CORRÊA, 2022).
No entanto, esse ideal tradicional de gênero não afeta somente o público feminino. O modelo de masculinidade imposto desde a infância afeta negativamente a saúde física e mental dos homens e, muitas vezes, inviabiliza práticas de cuidado. Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde realizou uma pesquisa sobre hábitos de vida dos brasileiro em 2007 e apontou que homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres, e são mais acometidos por doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial elevada (Boletim GQVIDASS, 2015).
REFERÊNCIAS
CORRÊA, Emanuele. Economia do cuidado: mulheres são maioria em trabalhos domésticos e atividades de cuidado. Disponível <https://www.oliberal.com/belem/economia-do-cuidado-mulheres-sao-maioria-em-trabalhos-domestico-e-atividades-de-cuidado-1.543346>. Acesso em 26 de Outubro de 2022.
Os papéis de gênero tradicionais e a divisão sexual do trabalho. Disponível em <https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/politicas-para-mulheres/arquivo/assuntos/poder-e-participacao-politica/programas-acoes/de-um-lado-os-papeis-de-genero-tradicionais-e-a-divisao-sexual-do-trabalho>. Acesso em 26 de Outubro de 2022.
Saúde também é coisa de Homem . Boletim GQVIDASS, VII, 64, nov. 2015.

Outros materiais