Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA METODOLOGIA DA PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA METODOLOGIA DA PESQUISA
Leury Evely Gonçalves da Silva
04088320
Farmácia 
Segundo Andrade (2001, p.121) a pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, apoiando o raciocínio lógico e que usa métodos científicos para encontrar soluções para problemas pesquisados. A pesquisa científica é muito importante pois é responsável pela aquisição a produção de conhecimento. É por meio dela que os pesquisadores entendem o mundo e solucionam problemas que transformam o mundo em que vivemos.
A pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um trabalho científico e se constitui no caminho para se reconhecer a realidade ou para descobrir verdades espaciais. Significa muito mais do que procurar a verdade é encontrar respostas para assuntos propostos, utilizando métodos científicos. (LAKATOS, 2014).
O método dedutivo considera que uma conclusão está logicamente implicada em suas premissas, ou seja, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. Todo o conteúdo factual já estava contido nas premissas. O método indutivo é se as premissas forem verdadeiras, provavelmente a conclusão será verdadeira, a conclusão encerra informação que não estava contida nas premissas. 
A citação direta é quando você transcreve em seu trabalho o que o autor escreveu, sem mudar uma palavra. Essa citação obtém 3 linhas devem ser colocadas entre aspas duplas. As aspas simples servem para introduzir citações dentro de uma citação.
Exemplos: 
Segundo Sá (1995. P. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]’.
“A expressão ‘furiosa’ dessa estátua de que fala Rabelais, corresponde também a realidade.” (BAKHTIN,1987, p. 388).
Segundo Prunes (2000, v. 2, p. 647- 648) “a inconformidade dos demandantes, sustentado laudo pericial técnico [...].
A citação indireta é uma paráfrase do texto consultado. Consiste na interpretação livre da parte do texto, de forma não textual, mas confiável ao conteúdo e aos conceitos do autor. Não é necessário o uso das aspas, e nem a indicação das páginas.
Exemplos: 
Whetmore foi quem sugeriu que a sobrevivência seria impossível se não buscassem alimentos dentre um deles, ou sea, nos seus próprios corpos (FULLER, 1976)
Para Hume (2004), a natureza fonética, os sons e a familiaridade não são o bastante para explicar a metástase de algumas combinações de sons.
De acordo com Freire (2005), o diálogo é uma exigência para existência humana.
Referencias:
 O que é e quais os tipos de pesquisa científica? - FastFormat
Método dedutivo e indutivo: definição e diferenças - Psicanálise Clínica (psicanaliseclinica.com)
Citação direta e indireta ABNT: como fazer - Toda Matéria (todamateria.com.br)
https://www.bing.com/search?q=diferen%C3%A7as+entre+cita%C3%A7%C3%A3o+direta+e+cita%C3%A7%C3%A3o+indireta.&cvid=dc447e0f232d4c4987420720ef33f483&aqs=edge..69i57.9758j0j4&FORM=ANAB01&PC=U531&ntref=1#

Continue navegando