Buscar

Economia Brasileira: Reservas Internacionais, Inflação, Preços Agropecuários e Desempenho do PIB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estimativas de reservas internacionais ótimas sob baixos níveis de dívida externa de curto prazo
Essa abordagem é baseada em um micromodelo para determinação de reservas ótimas que utiliza as reservas como um seguro contra o evento extremo é relativamente raro de uma parada repentina nos fluxos de financiamento externo para rolagem de dívida de curto prazo. Os principais parâmetros do modelo estimam o valor ótimo das reservas internacionais em diferentes cenários. Com base nos resultados obtidos, os níveis de reservas recentemente observados no Brasil parecem ser significativamente superiores aos níveis ótimos para todos os cenários considerados, o que levaria a custos desnecessários para o país. Entre as limitações do modelo, vale destacar que não é levado em conta o efeito das reservas sobre os spreads de pagamentos internacionais e as percepções de risco-país. Além disso, ainda que a maior parte dos usos das reservas internacionais possa ser reduzida a um conceito de seguro, é inegável que a opção de usar reservas para fazer intervenções discricionárias e com objetivos diversos, como, por exemplo, afetar a volatilidade cambial, também podem ser objetivos válidos.
Estimativa preliminar do resultado primário do Governo Central em agosto de 2022
Com base nos dados de execução orçamentária cadastrados no Sistema Federal de Administração Financeira (Siafi), obtidos por meio do Ministério da Administração, que fornecem uma boa aproximação aos dados oficiais relativos aos resultados preliminares a serem divulgados posteriormente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em agosto de 2022, o principal déficit na conta do governo central foi de R $52,5 bilhões.
Inflação por faixa de renda – agosto/2022
 No período de 12 meses, a inflação apresentou moderação em todas as faixas de renda em relação ao mês anterior. Em termos absolutos, a taxa de inflação da classe média-alta foi a mais baixa acumulada em 12 meses (8,2%), enquanto a taxa de inflação da classe de renda muito baixa foi a que mais cresceu (9,2%) nos últimos 12 meses, período considerado.
Mercado de Preços Agropecuária
 Esta Nota Contemporânea traz o acompanhamento dos preços domésticos e internacionais até julho de 2022 e o balanço de oferta e demanda das principais commodities agrícolas brasileiras para a safra 2021-2022, e apresenta algumas perspectivas para a safra 2022-2023.
Os preços do trigo para outros grãos também caíram, afetados, entre outras coisas, por uma safra abundante no Brasil - o maior exportador mundial de soja e o quarto maior exportador mundial de milho. Entre outros fatores, o Brasil é o 1º exportador mundial de soja e o 4º exportador mundial de milho, com boa safra e certa estabilidade nos preços de proteínas como carne bovina, suína e de aves.
Desempenho do PIB no segundo trimestre de 2022
O PIB avançou 1,2% no segundo trimestre de 2022, na comparação com o trimestre anterior, já livre de efeitos sazonais, e 3,2% na comparação interanual, de acordo com o IBGE. Do ponto de vista da ótica de produção, o PIB da agropecuária foi o mais moderado, com alta de 0,5% em relação ao mês anterior e queda de 2,5% em relação ao ano anterior. Esse resultado foi inferior à nossa projeção de 0,7% para o mesmo trimestre de 2021, influenciado pelas contribuições negativas das safras de soja (-12%) e arroz (-8,5%) no período. Já os serviços se destacaram novamente no segundo trimestre, superando as expectativas. Do ponto de vista da ótica de despesas, o destaque foi a formação bruta de capital fixo (FBCF), que registrou alta de 4,8% em relação ao quarto trimestre de 2021, recuperando-se da queda de 3,0% nos três primeiros meses do ano. Margem e crescimento de 1,5% ano a ano. Esse resultado pode ser explicado pelo bom desempenho da construção civil e pela necessidade de softwares. Assim, a taxa de investimento no segundo trimestre manteve-se em 18,7%, um aumento de 0,1 pp ano a ano em relação ao mesmo período de 2021.

Continue navegando

Outros materiais