Buscar

Avaliação I - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual (Cod.:765263)
Peso da Avaliação 1,50 
Prova 56832392 
Qtd. de Questões 10 
Nota 8,00 
1 A economia é uma ciência social, portanto, constituída por pessoas, que estão envolvidas em muitas atividades, como compra, venda, produção, trabalho etc. O fluxo circular de renda, composto pelo fluxo real e pelo fluxo monetário, oferece uma forma simples de organizar todas as transações econômicas que ocorrem em torno das famílias e das empresas no mercado. Analise as sentenças a seguir: 
I No Fluxo Real apresentam-se os recursos produtivos oriundos das empresas destinados às famílias. 
II A economia do mercado relativa ao Fluxo Monetário refere-se aos recursos financeiros que as famílias obtêm através dos trabalhos executados no interior das empresas. 
III O Mercado de Recursos de Produção é o "lugar" no qual as famílias concedem seus recursos disponíveis e as empresas os captam. 
IV No Mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm função de venda ou oferta; as famílias, por sua vez, de demanda. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
2 O reconhecimento por parte dos teóricos do capitalismo de que o atual estágio da economia requeria a reformulação das concepções liberais, especialmente no que toca à atuação do Estado, deu origem a uma doutrina batizada de neoliberalismo. 
Sobre algumas de suas bases, assinale a alternativa CORRETA: 
A A atuação do Estado para garantir estabilidade econômica por meio do controle de taxas de juros, estabelecimentos de políticas cambiais e privatização de setores antes considerados estratégicos.
B A intervenção estatal nos mais amplos setores produtivos a fim de garantir empregos, salários e estimular a participação dos trabalhadores nos lucros a partir de determinados índices de produtividade.
C A revisão do sistema de propriedade agrária com a promoção de reforma agrária gradual, como que se busca reequilibrar a distribuição da população entre o campo e os centros urbanos.
D A criação de políticas assistencialistas com o objetivo de reduzir as diferenças sociais por meio do apoio financeiro, centrais sindicais e organizações não governamentais.
3 Na economia de um país, existem problemas a serem resolvidos que são de especial preocupação da Economia, os quais se conhecem como "Problemas Econômicos Fundamentais". Sobre o exposto, associe os itens, utilizando os códigos a seguir: 
I O que e quanto produzir. 
II Como produzir. 
III Para quem produzir. 
( ) Diz respeito a quais bens e serviços serão produzidos. Qual pode ser a preferência dos bens e serviços a produzir, de primeira necessidade ou de luxo? De preferência, bens e serviços para a população ou para ou serviço militar? 
( ) Refere-se a quem serão produzidas as mercadorias e serviços. Preferencialmente para a classe média? A tendência é que as empresas produzam bens e serviços para toda a coletividade. 
( ) Procura resolver a questão de quais técnicas serão adotadas. Quanto às matérias-primas: de onde poderão ser fornecidas? Precisa-se mais de capital humano ou mais bens de capital (maquinaria e equipamentos)? 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - III.
B III - I - II.
C I - III - II.
D II - III - I.
4 A economia é uma ciência social que busca analisar a produção, o consumo e a distribuição de bens e serviços, bem como seu impacto e influência nas decisões dos governos, pessoas e organizações. A escassez é o principal problema da economia, sendo o foco principal de análises e estudos desta ciência. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I O problema da escassez existe devido à limitação dos recursos produtivos.
PORQUE
II As necessidades humanas são ilimitadas e os recursos são limitados.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
5 Celso Furtado foi um dos mais importantes e influentes intelectuais da história econômica do Brasil. Autor de dezenas de livros, ensaios e teses, contribuiu de forma decisiva para a interpretação das barreiras ao desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Adepto do intervencionismo keynesiano, uma de suas obras, Formação Econômica do Brasil, é considerada até os dias de hoje peça-chave para a análise socioeconômica brasileira. Com base no pensamento furtadiano e nas teorias econômicas, analise as sentenças a seguir: 
I O economista Celso Furtado teve importante contribuição para entender o Brasil a partir do Brasil, uma vez que se dedicou a compreender a formação econômica em seu conjunto. II O "intervencionismo keynesiano" mencionado no enunciado diz respeito às teorias de John M. Keynes que destacaram-se durante a década de 1930. 
III Em síntese, a obra de Celso Furtado defendeu o chamado liberalismo econômico num momento em que a economia industrial passava para a agroexportadora. 
IV Um dos trabalhos de Celso Furtado serviu, inclusive, para a elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, que impulsionaria o país na direção do desenvolvimento. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: BARRETO, Pedro. Crescimento com distribuição de renda e justiça social. Desafios do Desenvolvimento, ano 6, edição 53, 2009. Disponível em:. Acesso em: 17 ago. 2016.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.
6 A economia é uma ciência social que procura, principalmente, relacionar a produção relativa dos bens e serviços escassos para satisfazer as necessidades da sociedade. Assim, ela é conceituada como a Ciência da Escassez. Sobre as necessidades humanas, podemos considerá-las como:
A Ilimitadas, pois elas se renovam com o tempo, e o ser humano sempre busca melhorar sua condição material.
B Limitadas, pois os seres humanos sempre chegam a um nível de saciedade além do qual eles não consomem mais.
C Ilimitadas, pois os gastos com consumo podem crescer indefinidamente.
D Limitadas e exclusivamente materiais e podem ser plenamente atendidas pelo sistema produtivo, desde que ele esteja bem organizado.
7 Tudo o que nós consumimos nos é oferecido por um prestador de serviços. Aí entra o que se conhece em economia como os agentes econômicos, que são todas as pessoas, as empresas e o governo. Todos estes agentes transacionam entre si dentro de um mesmo mercado.
Sobre a principal função na economia do Agente Econômico Empresas, assinale a alternativa CORRETA:
A Consumo de bens e serviços.
B Troca de bens, serviços e capitais.
C Produção de bens e serviços.
D Satisfação das necessidades coletivas e redistribuição da renda.
8 Durante o Renascimento, no início do século XVI, as atividades sociais e econômicas passaram por profundas transformações. Esta dinâmica dá origem às primeiras teorias econômicas, tal como a mercantilista e a teoria fisiocrata. Em cada uma destas teorias econômicas, respectivamente, a fonte de riqueza era vista a partir:
A Do trabalho humano; da utilidade da mercadoria.
B Da utilidade da mercadoria; do trabalho e dos metais preciosos (ouro e prata).
C Do trabalho humano; dos metais preciosos (ouro e prata).
D Dos metais preciosos (ouro e prata); das atividades ligadas à terra e ao trabalho.
9 Desde o final do século XVIII, com os chamados pensadores clássicos, formulam-se análises científicas dos problemas estritamente relacionados à economia. A partir disso, a evolução do pensamento econômico torna-se cada vez mais rica, fazendo surgir novos paradigmas para a compreensão da realidade. Sobre a evolução do pensamento econômico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Adam Smith:desenvolveu o conceito de mão invisível.
(    ) John Maynard Keynes: princípio da demanda efetiva.
(    ) Fisiocratas: a fonte de riquezas estava na terra.
(    ) Karl Marx: desenvolveu o conceito de mais-valia.
(  ) Mercantilistas: a acumulação de riquezas se dava pela acumulação de metais preciosos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V - F.
B V - F - V - F - V.
C F - F - V - F - F.
D V - V - V - V - V.
10 A Ciência Econômica é dividida em duas grandes áreas: a macroeconomia e a microeconomia. Embora cada uma destas áreas possua especificidades e importância no contexto econômico, apresentam caraterísticas diferentes com relação à visão, ao objetivo de estudos e às variáveis que incorporam sua área de estudo. Especificamente com relação à macroeconomia, assinale a alternativa CORRETA:
A Um dos principais objetivos é estudar a oferta, a demanda e o ponto de equilíbrio entre os agentes econômicos.
B Procura entender como o mercado está estruturado, principalmente com relação ao nível de competitividade.
C Analisa o comportamento da economia como um todo, portanto, possui visão global.
D Estuda o comportamento dos indivíduos, famílias e empresas individualmente.

Mais conteúdos dessa disciplina