Buscar

Atividade 3 - Práticas Integrativas e Complementares - Ozonioterapia e Homeopatia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR)
Alice Cavalcanti dos Santos
ATIVIDADE 3 – PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
OZONIOTERAPIA E HOMEOPATIA
RIO DE JANEIRO, RJ
2022
Abordo a seguir as práticas de ozonioterapia e homeopatia que envolvem recursos químicos e físicos para restauração da saúde.
Ozonioterapia
Diversos estudos comprovam que o ozônio medicinal combate diversas doenças inflamatórias, infecciosas e isquêmicas, prolongando a qualidade de vida de pacientes. A ozonioterapia consiste em administrar ozônio no corpo, que é um gás comporto por 3 átomos de oxigênio (O3), pois ajuda a melhorar a oxigenação nos tecidos, a aumentas a resposta do sistema imunológico a doenças infecciosas como férias infectadas ou HIV, também ajuda a aliviar dores crônicas causadas por artrite reumatóide ou fibromialgia, por exemplo.
Há diferentes modos de ser administrada; os principais métodos são: injetável, inalatório, retal ou através de sonda vesical.
É uma terapia segura, sem contraindicações e com poucos efeitos colaterais. Deve ser indicada somente como um tratamento alternativo para auxiliar o combate à doenças crônicas, sendo assim, não substitui o tratamento médico convencional.
Homeopatia
O objetivo da homeopatia é promover a cura sem promover agressões ao organismo, visa a recuperação do indivíduo como um todo. Nessa prática são utilizados medicamentos naturais e manipulados para tratar doenças infecciosas e inflamatórias, enfermidades cônicas e autoimunes.
São muitas as indicações, temos como exemplo o tratamento de doenças ginecológicas, gastrointestinais, dermatológicas, alérgicas e para aumentar a imunidade.
A homeopatia além de contribuir para o uso racional de medicamentos, fortalece a relação médico-paciente, estimula o autocuidado e autonomia do indivíduo. Esta prática não possui contraindicações, mas algumas recomendações são importantes, como: não utilizar medicamentos homeopáticos sem prescrição; não substituir medicamentos sem o consentimento do médico; quando estiver em terapia homeopática não fazer o uso de antibióticos alopáticos e corticoderivados, também abster-se de alimentos e bebidas estimulantes como cafeinados, bebidas alcoólicas e substâncias tóxicas.

Continue navegando