Buscar

Contextualizada Farmacognosia

Prévia do material em texto

Contextualizada Farmacognosia
Aluna: Carla Sueli Melo do Nascimento
Matricula: 01412128
O metabólito conhecido como um produto do metabolismo de uma determinada molécula ou substância, que através de reações biológicas diversas moléculas orgânicas podem ser formadas, degradadas e assim transformadas em metabólitos primários e secundários. Os metabólitos secundários são os compostos naturais produzidos pelas plantas, seu objetivo principal e a proteção dos vegetais a estresse abióticos e bióticos, os metabolitos secundários possuem uma variedade de funções nas plantas e um papel importantíssimo na vida dos seres humanos, como efeito medicinal na indústria farmacêutica, no tratamento de varias doenças. Os metabólitos secundários se diferenciam entre suas formulas e estrutura químicas, são classificados em três grandes grupos: terpenos que podem ser definidos como alcenos naturais extraído de sementes, flores, raízes, caule e folhas, encontrados em plantas como: limão, hortelã, lavanda, compostos fenólicos atuam em defesa na resposta a estresse causado aos frutos exemplo: parasitas e raios ultravioleta, envolvidos na coloração, sabor e aroma, já os alcaloides seu sabor é amargo, atuam na defesa das plantas como toxina e repelente, apresentam propriedades biológicas, como antimicrobiana, inseticida e anticancerígena. Vários métodos são realizados para analise e identificação dos metabólitos secundários, a prospecção fotoquímica ajuda a conhecer o comportamento químico dos extratos, assim identificando qual melhor técnica a se usar, por meio de reações químicas resultam na mudança de cor/ou formação de precipitado. Os grupos metabolitos secundários são identificados através de teste qualitativos. Um dos métodos mais utilizado para analise qualitativa dos compostos, pois não utilizam equipamentos modernos ou preparo trabalhoso da amostra é a cromatografia em camada delgada (CCD) uma técnica simples, rápida e de pouco custo o fator importante que compara os valores de fator de retenção (Rf) é utilizado para a purificação de substancias e para identificação de frações em cromatografia liquida que compara a distância percorrida pela substancia em questão. Dentre tantas plantas medicinais a Aloe vera popularmente conhecida com babosa apresenta diversos benefícios para a saúde, sendo uma grande aliada na indústria farmacêutica, rica em potássio, magnésio, vitamina c, com propriedades calmante, anti-inflamatória e cicatrizante, sua composição é cada vez mais frequente em nosso dia a dia nos cremes, géis, essências e outros.
Referências 
CAMPOS, Marília Bastos et al. ANÁLISE QUALITATIVA FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO BRUTO HIDROALCOÓLICO DA CASCA DE Bertholletia excelsa HUMB. & BOMPLE (LECYTIDACEAE) FRENTE A MICRORGANISMOS GRAM-NEGATIVO. Ciência Equatorial, v. 1, n. 2, 2011.
DEGANI, Ana Luiza G.; CASS, Quezia B.; VIEIRA, Paulo C. Cromatografia um breve ensaio. Química nova na escola, v. 7, n. 1, 1998.
FREITAS, V. S.; RODRIGUES, R. A. F.; GASPI, F. O. G. Propriedades farmacológicas da Aloe vera (L.) Burm. f. Revista brasileira de plantas medicinais, v. 16, p. 299-307, 2014.
KLOSS, Laura Cristina. Identificação de classes de metabólitos secundários do extrato etanólico de Piper umbellatum L.(Piperaceae). 2016.
VIZZOTTO, Márcia; KROLOW, A. C. R.; WEBER, Gisele Eva Bruch. Metabólitos secundários encontrados em plantas e sua importância. Embrapa Clima Temperado-Documentos (INFOTECA-E), 2010.

Continue navegando

Outros materiais