Logo Passei Direto
Buscar

Microbiologia, Imunologia e Parasitologia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é responsabilidade e dever do profissional de enfermagem:
Escolha uma opção:
a. Utilizar-se de qualquer veículo de comunicação para anunciar a prestação de serviços gratuitos.
b. Obter um desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Comitê de Ética Institucional.
c. Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
d. Fundamentar as suas relações no direito trabalhista, na prudência, e na intolerância da diversidade de opinião e da posição ideológica.
e. Comunicar à Agência Nacional de Vigilância Estadual os fatos que infrinjam os dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.

Se alguém disser: “a enfermeira não administrou o medicamento corretamente, merece ser processada”. Outro vai dizer: “O que leva o enfermeiro a fazer isso: falta de recursos ou jornada dupla de trabalho para sustentar os filhos e ganhar tão pouco?” Podemos entender, sob o ponto de vista da verdade, que:
Escolha uma opção:
a. O valor da verdade é que, a partir de nossas interpretações sobre os fatos, a forma como pensamos se incorpora em nossas estruturas sociais e individuais, transformando vidas e surgem quando vamos interpretar os fatos da vida cotidiana.
b. Na linguagem jurídica, a verdade significa a violação do direito, o que obriga ao dever da reparação, com a admissão das consequências que o dano cause, conduzindo a uma ordem jurídica na sociedade.
c. A verdade significa a obrigação ou o direito de responder perante a lei por um fato cometido, fato este considerado pela lei vigente como um crime ou uma contravenção, ou seja, é um atributo jurídico.
d. Chama-se de verdade o que trata do conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações de ordem privada concernente às pessoas, aos seus direitos, às obrigações, aos bens e às relações, enquanto membros da sociedade.
e. Verdade significa uma autoria coletiva, a pluralidade de agentes de um crime; a sua característica é a simultaneidade de dois ou mais agentes na prática do mesmo delito, ou seja, quando mais de uma pessoa, ciente ou voluntariamente.

A atenção humanizada às mulheres em abortamento merece abordagem ética e reflexão sobre os aspectos jurídicos, tendo como princípios norteadores a igualdade, a liberdade e a dignidade da pessoa humana, não se admitindo qualquer discriminação ou restrição ao acesso à assistência à saúde. Embora as normativas éticas proíbam o profissional de enfermagem de realizar ou participar de abortos não previstos pela lei, o profissional de enfermagem deve:
Escolha uma opção:
a. Praticar ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato que infrinja postulados éticos e legais, no exercício profissional.
b. Provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.
c. Nos casos permitidos pela legislação, o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência sobre sua participação, desde que seja garantida a continuidade da assistência.
d. Assegurar às mulheres que praticaram o aborto o acesso à informação e orientação humana e solidária, ao abortamento previsto em lei, à atenção de qualidade em complicações derivadas de abortos e ao planejamento reprodutivo pós-aborto para, inclusive, evitar abortos repetidos.
e. Utilizar dos conhecimentos de enfermagem para praticar atos tipificados como crime ou contravenção penal, tanto em ambientes onde exerça a profissão quanto naqueles em que não a exerça, ou qualquer ato que infrinja os postulados éticos e legais.

O enfermeiro deve atuar com imparcialidade, evitando ao máximo que aspectos sociais, culturais, religiosos, financeiros ou outros interfiram na relação entre enfermeiro e paciente. Os recursos devem ser equilibradamente distribuídos, com o objetivo de alcançar, com melhor eficácia, o maior número de pessoas assistidas.
Assinale a alternativa que corresponde ao princípio bioético adequado:
a. Autonomia.
b. Não maleficência.
c. Beneficência.
d. Justiça.
e. Ética.

“Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade”. Esta afirmativa faz parte do Cepe (Código de Ética do Profissional de Enfermagem) e consta no capítulo:
Escolha uma opção:
a. Capítulo II: dos Deveres (artigo 24 ao artigo 60).
b. Capítulo I: dos Direitos (artigo 1º ao artigo 23).
c. Capítulo III: das Proibições (artigo 61 ao artigo 102).
d. Capítulo IV: das Infrações e Penalidades (artigo 102 ao artigo 113).
e. Capítulo V: da Aplicação das penalidades (artigo 114 ao artigo 119).

Embora as normativas éticas proíbam o profissional de enfermagem de realizar ou participar de abortos não previstos pela lei, o profissional de enfermagem deve assegurar às mulheres que praticaram o aborto o acesso à informação e orientação humana e solidária.
Assinale a alternativa que descreve os principais motivos desta conduta:
a. Para que a prevenção da gravidez não desejada, do abortamento e de suas consequências sejam sempre prioridade para profissionais de saúde.
b. Para praticar atos tipificados como crime ou contravenção penal, tanto em ambientes onde exerça a profissão quanto naqueles em que não a exerça.
c. Porque o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência sobre sua participação, desde que seja garantida a continuidade da assistência.
d. Para evitar complicações derivadas de abortos e ao planejamento reprodutivo pós-aborto para, inclusive, evitar abortos repetidos.
e. Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.

Dentre as alternativas a seguir, escolha aquela que estabelece a relação entre a ética e a moral:
a. A moral tem como objeto de estudo a ética.
b. A ética tem como objetivo a moral.
c. Tudo que não é ético, é moral.
d. A ética tem como objeto de estudo a própria moral.
e. A moral se destina à ética.

A palavra autonomia origina-se dos termos gregos autós, que significa próprio, e nómos, que quer dizer regra, autoridade. Pode-se dizer, então, que o princípio da autonomia é a capacidade de uma pessoa de decidir fazer ou buscar aquilo que ela julga ser o melhor para si mesma. Entendendo o conceito, podemos dizer que, aplicado à saúde de forma prática, a autonomia pode ser definida como:
Escolha uma opção:
a. A capacidade de agir intencionalmente, por vontade própria, o que pressupõe compreensão, razão e deliberação para decidir coerentemente entre as alternativas que lhe são apresentadas e, portanto, para exigência do consentimento informado; liberdade, no sentido de estar livre de qualquer influência controladora para esta tomada de posição.
b. O princípio da autonomia é o que estabelece que devemos fazer o bem aos outros, independentemente de desejá-lo ou não.
c. O princípio da autonomia versa sobre a obrigação de não causar danos aos outros. Os danos devem ser entendidos não somente como físicos, como a dor, as lesões, a morte, mas também como aspecto ético, moral e psicológico.
d. O princípio da autonomia requer que todos os pacientes sejam tratados com igual consideração, independentemente de sua situação cultural ou socioeconômica.
e. O princípio da autonomia não nos diz como distribuir o bem e o mal. Só nos manda promover o primeiro e evitar o segundo.

Escolha a alternativa que conceitua, corretamente, a ética:
a. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações duvidosas e do modo como estabelecemos as relações com uma casta da sociedade.
b. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações temerosas e do modo como estabelecemos as relações com o inimigo.
c. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos as relações com outras pessoas.
d. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos as relações com outras classes sociais.
e. Trata-se de uma maneira correta de lidar com as situações ambíguas e do modo como estabelecemos as relações com a sociedade.

No Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, encontram-se reunidas as normas e os princípios, e os direitos e os deveres pertinentes à conduta ética do profissional. Quando podemos usar o termo “imprudência” na enfermagem?
Escolha uma opção:
a. Podemos usar para manter a conexão de tubos endotraqueais, sondas vesicais e nasogástricas, drenos torácicos e cateteres endovenosos, garantindo o suporte hemodinâmico, ventilatório e medicamentoso ao paciente.
b. Podemos usar o termo quando realizamos algum ato com afoiteza, sem considerar as regras, as normas técnicas e deontológicas.
c. Podemos usar na ocorrência de um ato grave, podendo implicar, muitas vezes, em consequências sérias. Como por exemplo: um paciente queixa-se de dor, e o enfermeiro ignora esta queixa e não o medica.
d. É um sinônimo de inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou uma ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão.
e. É a prevenção e o controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é responsabilidade e dever do profissional de enfermagem:
Escolha uma opção:
a. Utilizar-se de qualquer veículo de comunicação para anunciar a prestação de serviços gratuitos.
b. Obter um desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Comitê de Ética Institucional.
c. Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
d. Fundamentar as suas relações no direito trabalhista, na prudência, e na intolerância da diversidade de opinião e da posição ideológica.
e. Comunicar à Agência Nacional de Vigilância Estadual os fatos que infrinjam os dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.

Se alguém disser: “a enfermeira não administrou o medicamento corretamente, merece ser processada”. Outro vai dizer: “O que leva o enfermeiro a fazer isso: falta de recursos ou jornada dupla de trabalho para sustentar os filhos e ganhar tão pouco?” Podemos entender, sob o ponto de vista da verdade, que:
Escolha uma opção:
a. O valor da verdade é que, a partir de nossas interpretações sobre os fatos, a forma como pensamos se incorpora em nossas estruturas sociais e individuais, transformando vidas e surgem quando vamos interpretar os fatos da vida cotidiana.
b. Na linguagem jurídica, a verdade significa a violação do direito, o que obriga ao dever da reparação, com a admissão das consequências que o dano cause, conduzindo a uma ordem jurídica na sociedade.
c. A verdade significa a obrigação ou o direito de responder perante a lei por um fato cometido, fato este considerado pela lei vigente como um crime ou uma contravenção, ou seja, é um atributo jurídico.
d. Chama-se de verdade o que trata do conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações de ordem privada concernente às pessoas, aos seus direitos, às obrigações, aos bens e às relações, enquanto membros da sociedade.
e. Verdade significa uma autoria coletiva, a pluralidade de agentes de um crime; a sua característica é a simultaneidade de dois ou mais agentes na prática do mesmo delito, ou seja, quando mais de uma pessoa, ciente ou voluntariamente.

A atenção humanizada às mulheres em abortamento merece abordagem ética e reflexão sobre os aspectos jurídicos, tendo como princípios norteadores a igualdade, a liberdade e a dignidade da pessoa humana, não se admitindo qualquer discriminação ou restrição ao acesso à assistência à saúde. Embora as normativas éticas proíbam o profissional de enfermagem de realizar ou participar de abortos não previstos pela lei, o profissional de enfermagem deve:
Escolha uma opção:
a. Praticar ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato que infrinja postulados éticos e legais, no exercício profissional.
b. Provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.
c. Nos casos permitidos pela legislação, o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência sobre sua participação, desde que seja garantida a continuidade da assistência.
d. Assegurar às mulheres que praticaram o aborto o acesso à informação e orientação humana e solidária, ao abortamento previsto em lei, à atenção de qualidade em complicações derivadas de abortos e ao planejamento reprodutivo pós-aborto para, inclusive, evitar abortos repetidos.
e. Utilizar dos conhecimentos de enfermagem para praticar atos tipificados como crime ou contravenção penal, tanto em ambientes onde exerça a profissão quanto naqueles em que não a exerça, ou qualquer ato que infrinja os postulados éticos e legais.

O enfermeiro deve atuar com imparcialidade, evitando ao máximo que aspectos sociais, culturais, religiosos, financeiros ou outros interfiram na relação entre enfermeiro e paciente. Os recursos devem ser equilibradamente distribuídos, com o objetivo de alcançar, com melhor eficácia, o maior número de pessoas assistidas.
Assinale a alternativa que corresponde ao princípio bioético adequado:
a. Autonomia.
b. Não maleficência.
c. Beneficência.
d. Justiça.
e. Ética.

“Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade”. Esta afirmativa faz parte do Cepe (Código de Ética do Profissional de Enfermagem) e consta no capítulo:
Escolha uma opção:
a. Capítulo II: dos Deveres (artigo 24 ao artigo 60).
b. Capítulo I: dos Direitos (artigo 1º ao artigo 23).
c. Capítulo III: das Proibições (artigo 61 ao artigo 102).
d. Capítulo IV: das Infrações e Penalidades (artigo 102 ao artigo 113).
e. Capítulo V: da Aplicação das penalidades (artigo 114 ao artigo 119).

Embora as normativas éticas proíbam o profissional de enfermagem de realizar ou participar de abortos não previstos pela lei, o profissional de enfermagem deve assegurar às mulheres que praticaram o aborto o acesso à informação e orientação humana e solidária.
Assinale a alternativa que descreve os principais motivos desta conduta:
a. Para que a prevenção da gravidez não desejada, do abortamento e de suas consequências sejam sempre prioridade para profissionais de saúde.
b. Para praticar atos tipificados como crime ou contravenção penal, tanto em ambientes onde exerça a profissão quanto naqueles em que não a exerça.
c. Porque o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência sobre sua participação, desde que seja garantida a continuidade da assistência.
d. Para evitar complicações derivadas de abortos e ao planejamento reprodutivo pós-aborto para, inclusive, evitar abortos repetidos.
e. Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.

Dentre as alternativas a seguir, escolha aquela que estabelece a relação entre a ética e a moral:
a. A moral tem como objeto de estudo a ética.
b. A ética tem como objetivo a moral.
c. Tudo que não é ético, é moral.
d. A ética tem como objeto de estudo a própria moral.
e. A moral se destina à ética.

A palavra autonomia origina-se dos termos gregos autós, que significa próprio, e nómos, que quer dizer regra, autoridade. Pode-se dizer, então, que o princípio da autonomia é a capacidade de uma pessoa de decidir fazer ou buscar aquilo que ela julga ser o melhor para si mesma. Entendendo o conceito, podemos dizer que, aplicado à saúde de forma prática, a autonomia pode ser definida como:
Escolha uma opção:
a. A capacidade de agir intencionalmente, por vontade própria, o que pressupõe compreensão, razão e deliberação para decidir coerentemente entre as alternativas que lhe são apresentadas e, portanto, para exigência do consentimento informado; liberdade, no sentido de estar livre de qualquer influência controladora para esta tomada de posição.
b. O princípio da autonomia é o que estabelece que devemos fazer o bem aos outros, independentemente de desejá-lo ou não.
c. O princípio da autonomia versa sobre a obrigação de não causar danos aos outros. Os danos devem ser entendidos não somente como físicos, como a dor, as lesões, a morte, mas também como aspecto ético, moral e psicológico.
d. O princípio da autonomia requer que todos os pacientes sejam tratados com igual consideração, independentemente de sua situação cultural ou socioeconômica.
e. O princípio da autonomia não nos diz como distribuir o bem e o mal. Só nos manda promover o primeiro e evitar o segundo.

Escolha a alternativa que conceitua, corretamente, a ética:
a. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações duvidosas e do modo como estabelecemos as relações com uma casta da sociedade.
b. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações temerosas e do modo como estabelecemos as relações com o inimigo.
c. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos as relações com outras pessoas.
d. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos as relações com outras classes sociais.
e. Trata-se de uma maneira correta de lidar com as situações ambíguas e do modo como estabelecemos as relações com a sociedade.

No Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, encontram-se reunidas as normas e os princípios, e os direitos e os deveres pertinentes à conduta ética do profissional. Quando podemos usar o termo “imprudência” na enfermagem?
Escolha uma opção:
a. Podemos usar para manter a conexão de tubos endotraqueais, sondas vesicais e nasogástricas, drenos torácicos e cateteres endovenosos, garantindo o suporte hemodinâmico, ventilatório e medicamentoso ao paciente.
b. Podemos usar o termo quando realizamos algum ato com afoiteza, sem considerar as regras, as normas técnicas e deontológicas.
c. Podemos usar na ocorrência de um ato grave, podendo implicar, muitas vezes, em consequências sérias. Como por exemplo: um paciente queixa-se de dor, e o enfermeiro ignora esta queixa e não o medica.
d. É um sinônimo de inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou uma ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão.
e. É a prevenção e o controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.

Prévia do material em texto

Ética em Enfermagem e Exercício da Profissão
Questão 1
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é responsabilidade e dever do profissional de enfermagem:
Escolha uma opção:
a. Utilizar-se de qualquer veículo de comunicação para anunciar a prestação de serviços gratuitos.
b. Obter um desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Comitê de Ética Institucional.
c. Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
d. Fundamentar as suas relações no direito trabalhista, na prudência, e na intolerância da diversidade de opinião e da posição ideológica.
e. Comunicar à Agência Nacional de Vigilância Estadual os fatos que infrinjam os dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
Questão 2
Se alguém disser: “a enfermeira não administrou o medicamento corretamente, merece ser processada”. Outro vai dizer: “O que leva o enfermeiro a fazer isso: falta de recursos ou jornada dupla de trabalho para sustentar os filhos e ganhar tão pouco?” Podemos entender, sob o ponto de vista da verdade, que:
Escolha uma opção:
a. O valor da verdade é que, a partir de nossas interpretações sobre os fatos, a forma como pensamos se incorpora em nossas estruturas sociais e individuais, transformando vidas e surgem quando vamos interpretar os fatos da vida cotidiana.
b. Na linguagem jurídica, a verdade significa a violação do direito, o que obriga ao dever da reparação, com a admissão das consequências que o dano cause, conduzindo a uma ordem jurídica na sociedade.
c. A verdade significa a obrigação ou o direito de responder perante a lei por um fato cometido, fato este considerado pela lei vigente como um crime ou uma contravenção, ou seja, é um atributo jurídico.
d. Chama-se de verdade o que trata do conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações de ordem privada concernente às pessoas, aos seus direitos, às obrigações, aos bens e às relações, enquanto membros da sociedade.
e. Verdade significa uma autoria coletiva, a pluralidade de agentes de um crime; a sua característica é a simultaneidade de dois ou mais agentes na prática do mesmo delito, ou seja, quando mais de uma pessoa, ciente ou voluntariamente.
Questão 3
A atenção humanizada às mulheres em abortamento merece abordagem ética e reflexão sobre os aspectos jurídicos, tendo como princípios norteadores a igualdade, a liberdade e a dignidade da pessoa humana, não se admitindo qualquer discriminação ou restrição ao acesso à assistência à saúde. Embora as normativas éticas proíbam o profissional de enfermagem de realizar ou participar de abortos não previstos pela lei, o profissional de enfermagem deve:
Escolha uma opção:
a. Praticar ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato que infrinja postulados éticos e legais, no exercício profissional.
b. Provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.
c. Nos casos permitidos pela legislação, o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência sobre sua participação, desde que seja garantida a continuidade da assistência.
d. Assegurar às mulheres que praticaram o aborto o acesso à informação e orientação humana e solidária, ao abortamento previsto em lei, à atenção de qualidade em complicações derivadas de abortos e ao planejamento reprodutivo pós-aborto para, inclusive, evitar abortos repetidos.
e. Utilizar dos conhecimentos de enfermagem para praticar atos tipificados como crime ou contravenção penal, tanto em ambientes onde exerça a profissão quanto naqueles em que não a exerça, ou qualquer ato que infrinja os postulados éticos e legais.
Questão 4
O enfermeiro deve atuar com imparcialidade, evitando ao máximo que aspectos sociais, culturais, religiosos, financeiros ou outros interfiram na relação entre enfermeiro e paciente. Os recursos devem ser equilibradamente distribuídos, com o objetivo de alcançar, com melhor eficácia, o maior número de pessoas assistidas. Assinale a alternativa que corresponde ao princípio bioético adequado:
Escolha uma opção:
a. Beneficência.
b. Justiça.
c. Autonomia.
d. Ética.
e. Não maleficência.
Questão 5
“Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade”.
Esta afirmativa faz parte do Cepe (Código de Ética do Profissional de Enfermagem) e consta no capítulo:
Escolha uma opção:
a. Capítulo II: dos Deveres (artigo 24 ao artigo 60).
b. Capítulo I: dos Direitos (artigo 1º ao artigo 23).
c. Capítulo III: das Proibições (artigo 61 ao artigo 102).
d. Capítulo IV: das Infrações e Penalidades (artigo 102 ao artigo 113).
e. Capítulo V: da Aplicação das penalidades (artigo 114 ao artigo 119).
Questão 6
Embora as normativas éticas proíbam o profissional de enfermagem de realizar ou participar de abortos não previstos pela lei, o profissional de enfermagem deve assegurar às mulheres que praticaram o aborto o acesso à informação e orientação humana e solidária. Assinale a alternativa que descreve os principais motivos desta conduta:
Escolha uma opção:
a. Para evitar complicações derivadas de abortos e ao planejamento reprodutivo pós-aborto para, inclusive, evitar abortos repetidos.
b. Para praticar atos tipificados como crime ou contravenção penal, tanto em ambientes onde exerça a profissão quanto naqueles em que não a exerça.
c. Porque o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência sobre sua participação, desde que seja garantida a continuidade da assistência.
d. Para que a prevenção da gravidez não desejada, do abortamento e de suas consequências sejam sempre prioridade para profissionais de saúde.
e. Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.
Questão 7
Dentre as alternativas a seguir, escolha aquela que estabelece a relação entre a ética e a moral:
Escolha uma opção:
a. A ética tem como objetivo a moral.
b. A moral se destina à ética.
c. Tudo que não é ético, é moral.
d. A moral tem como objeto de estudo a ética.
e. A ética tem como objeto de estudo a própria moral.
Questão 8
A palavra autonomia origina-se dos termos gregos autós, que significa próprio, e nómos, que quer dizer regra, autoridade. Pode-se dizer, então, que o princípio da autonomia é a capacidade de uma pessoa de decidir fazer ou buscar aquilo que ela julga ser o melhor para si mesma. Entendendo o conceito, podemos dizer que, aplicado à saúde de forma prática, a autonomia pode ser definida como:
Escolha uma opção:
a. A capacidade de agir intencionalmente, por vontade própria, o que pressupõe compreensão, razão e deliberação para decidir coerentemente entre as alternativas que lhe são apresentadas e, portanto, para exigência do consentimento informado; liberdade, no sentido de estar livre de qualquer influência controladora para esta tomada de posição.
b. O princípio da autonomia é o que estabelece que devemos fazer o bem aos outros, independentemente de desejá-lo ou não.
c. O princípio da autonomia versa sobre a obrigação de não causar danos aos outros. Os danos devem ser entendidos não somente como físicos, como a dor, as lesões, a morte, mas também como aspecto ético, moral e psicológico.
d. O princípio da autonomia requer que todos os pacientes sejam tratados com igual consideração, independentemente de sua situação cultural ou socioeconômica.
e. O princípio da autonomia não nos diz como distribuir o bem e o mal. Só nos manda promover o primeiro e evitar o segundo.
Questão 9
Escolha a alternativa que conceitua, corretamente, a ética:
Escolha uma opção:
a. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos as relações com outras classes sociais.
b. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações duvidosas e do modo como estabelecemos as relações com uma casta da sociedade.
c. Trata-sede uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos as relações com outras pessoas.
d. Trata-se de uma maneira de lidar com as situações temerosas e do modo como estabelecemos as relações com o inimigo.
e. Trata-se de uma maneira correta de lidar com as situações ambíguas e do modo como estabelecemos as relações com a sociedade.
Questão 10
No Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, encontram-se reunidas as normas e os princípios, e os direitos e os deveres pertinentes à conduta ética do profissional. Quando podemos usar o termo “imprudência” na enfermagem?
Escolha uma opção:
a. Podemos usar para manter a conexão de tubos endotraqueais, sondas vesicais e nasogástricas, drenos torácicos e cateteres endovenosos, garantindo o suporte hemodinâmico, ventilatório e medicamentoso ao paciente.
b. Podemos usar o termo quando realizamos algum ato com afoiteza, sem considerar as regras, as normas técnicas e deontológicas.
c. Podemos usar na ocorrência de um ato grave, podendo implicar, muitas vezes, em consequências sérias. Como por exemplo: um paciente queixa-se de dor, e o enfermeiro ignora esta queixa e não o medica.
d. É um sinônimo de inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou uma ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão.
e. É a prevenção e o controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.

Mais conteúdos dessa disciplina