Buscar

Exercício 14 Gestão de custos na propriedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de custos na propriedade
1. Os indicadores mais importantes e mais utilizados são aqueles que se baseiam em dados econômicos, pois permitem avaliar o desempenho das receitas em relação ao custo de produção. O produtor trabalha para que o indicador de receitas sempre aumente, de forma sustentável, e para que os indicadores de custos estejam sob controle. Considere que:
1. 
Lucratividade = (lucro líquido ÷ receita bruta de vendas) x 100
Rentabilidade = (lucro líquido ÷ capital investido) x 100
Índice Benefício-custo = benefício ÷ custo
Em relação aos conceitos de indicadores econômicos, como a lucratividade, a rentabilidade, o benefício-custo e o custo de oportunidade, assinale a alternativa correta:
A. O indicador de lucratividade é sempre maior que o de rentabilidade, sendo o primeiro em termos monetários, e o segundo em percentual. 
B. Tanto a lucratividade quanto a rentabilidade utilizam, implicitamente, o custo de oportunidade em seu cálculo.
C. IBC > 1 significa que o benefício é menor que os custos de investimento. O dinheiro que o produtor aplicou está gerando prejuízo.
D. A análise do IBC tem como componentes o custo total, as receitas de cenários diferentes e o resultado operacional. 
E. O IBC não é um indicador de rentabilidade, devido ao custo de oportunidade ser maior que o índice de lucratividade.
2. A rentabilidade também pode ser calculada por meio do Índice de Benefício-Custo (IBC). O IBC é um indicador que informa, em termos monetários, quanto o produtor está ganhando para cada R$ 1 que ele investiu.
1. 
2. Sabendo-se que o IBC se refere ao fluxo de benefícios, em relação ao fluxo de custos, assinale a alternativa correta:
3. 
A. IBC > 0: a atividade agropecuária retorna prejuízo ao produtor.
B. IBC = 1: a atividade agropecuária retorna lucro ao produtor.
C. IBC < 1: a atividade agropecuária retorna lucro ao produtor.
D. IBC = 1: a atividade agropecuária retorna prejuízo ao produtor.
E. IBC > 1: a atividade agropecuária retorna lucro ao produtor.
3. O ponto de equilíbrio, também denominado ponto crítico, ponto de nivelamento ou break-even-point, na ótica das ciências econômicas, é um conceito fundamental para que o produtor rural possa planejar, adequadamente, o nível de produtividade e estimar a lucratividade dele.
Em relação a esse conceito, assinale a alternativa correta:​​​​​​​
A. O ponto de equilíbrio de uma produção agropecuária ocorre no exato momento em que o produtor passa a operar em prejuízo.
B. O ponto de equilíbrio informa a quantidade máxima de produtividade que a propriedade rural é capaz de produzir. 
C. O ponto de equilíbrio é a quantidade mínima necessária para cobrir todos os custos de produção.
D. A determinação do ponto de equilíbrio da produção leva em conta os custos fixos e os custos variáveis, com ressalva para as despesas administrativas.
E. Dependendo da atividade agropecuária, o ponto de equilíbrio pode indicar quais são os custos fixos e quais são os custos indiretos.
4. Um problema que afeta a gestão de custos das empresas rurais é a diversidade produtiva como, por exemplo, as culturas temporárias e as culturas permanentes.
Sobre as características dos custos dessas culturas, assinale a alternativa correta:
A. As culturas permanentes, por pertencerem ao Ativo Imobilizado no Balanço Patrimonial, deverão ser corrigidas monetariamente.
B. Na ótica contábil, essas culturas são divididas em dois grupos de ciclo curto e longo, isto é, as culturas permanentes e temporárias, respectivamente.
C. Os custos de implantação de culturas permanentes devem ser contabilizados como Estoque em Andamento, localizado no Ativo Circulante.
D. Culturas perenes estão sujeitas ao replantio após a colheita, uma vez que seu ciclo produtivo é de curto prazo.
E. As culturas anuais proporcionam mais de uma colheita, visto que permanecem vinculadas ao solo, como é o caso das citriculturas.
5. Na propriedade rural, o produtor deve contabilizar a depreciação de seus bens tangíveis, como é o caso de maquinários e equipamentos. As culturas permanentes também têm perda de valor devido a sua utilização.
Em relação aos conceitos de depreciação, amortização e exaustão, assinale a alternativa correta:​​​​​​​
A. A amortização é aplicada nas culturas perenes, em que é extraído o caule da árvore, permanecendo a raiz para a rebrota de novas plantas.
B. A exaustão é aplicada nas culturas perenes, em que os frutos são colhidos e as árvores são mantidas para novas colheitas.
C. A depreciação é aplicada nas culturas temporárias, porém os custos são considerados somente a partir do primeiro ano de produção.
D. Em casos como as florestas (reflorestamento e mata, canaviais e pastagens), os custos para aquisição serão objetos de amortização.
E. A amortização, na atividade agropecuária, é aplicada na aquisição de direitos temporários sobre trabalhos, em propriedades de terceiros.

Continue navegando