Buscar

CONTEXTUALIZADA COVID 19 CORRETA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biologia Molecular – Covid 19
Amélia Alves de Oliveira Sales
01443246
Biomedicina
Vivemos nos últimos anos algo inexplicável, enfrentamos uma doença com complicações severas e não sabíamos como explicar seu surgimento, uma crise epidemiológica que se disseminou rapidamente por todo o mundo.
Vimos todos se recolherem para seus lares e sem saber muito o que fazer, mas graças a ciência, tecnologia e a rapidez de vários cientistas, e claro com a grande ajuda da biologia molecular surgiram soluções rápidas e eficazes contra essa doença ainda hoje sem explicação. O grande método para uma detecção rápida e segura era através do RT – PCR.
Para o diagnóstico laboratorial no caso do SARS-CoV-19, o material genético utilizado é RNA+, a estrutura viral que protege o ácido nucleico viral está bem estabelecida graças a genética reversa.
O padrão ouro em se tratando de vírus, ė a cultura de tecido, onde o antígeno, ou seja, o vírus é isolado. Com o advento da engenharia genética e a genética reversa, atualmente o padrão ouro é a reação em cadeia da polimerase (PCR), que detecta o ácido nucleico, no caso em tela, RNA+.
RT-PCR é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.
Passo a passo da RT-PCR:
Transforma RNA do vírus em DNA
DNA é amplificado
Se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento em traduzido em resultado positivo.
Em caso de resultado positivo, a suspeita de COVID-19 é confirmada
Para realizar o procedimento é necessário ter a solicitação do seu médico. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.
Existem várias metodologias e protocolos para realização da RT-PCR, por isso, os resultados podem variar de um laboratório para outro.
Identificação dos sintomas:
Febre, Tosse, Cansaço, Perda de paladar ou olfato, Dores de garganta, Dor de cabeça, Dores e desconfortos, Diarreia, Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos, Olhos vermelhos ou irritados, Dificuldade para respirar ou falta de ar, Dores no peito.
A coleta:
As coletas devem ser realizadas de acordo com os protocolos institucionais e as recomendações dos órgãos regulamentadores de saúde.
Durante a coleta é obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPI):
Luvas de procedimentos, Capotes, Máscara N95, Gorros, Dispositivo para proteção ocular.
Deve-se identificar todos os tubos com os dados do paciente e demais informações necessárias para sua rastreabilidade. Além disso, é importante definir o identificador específico para diferenciar todos os tubos coletados de pacientes suspeitos de contaminação por SARS-CoV-2 dos demais materiais.
Para isso, é inicialmente colhida a amostra do paciente, por meio de um swab nasal e nasofaríngeo, cotonetes estéreis colocados no fundo do nariz e da garganta ou amostra de sangue, em alguns casos. Tendo o material do paciente, todos as amostras microbiológicas são extraídas para análise, para que a máquina responsável por realizar o teste consiga identificar o material, ele deve ser antes multiplicado. Em maior quantidade, poderá ser realizada a diferenciação entre material viral e humano. Caso seja encontrada grande quantidade de material genético viral em uma amostra, o teste é, então, considerado positivo.
Acondicionamento:
As amostras podem ser armazenadas refrigeradas ou congeladas e se necessário acondicionadas em gelo seco durante o transporte. O congelamento e descongelamento das amostras, repetidas vezes, pode levar a perda do material do coletado.
Método de Detecção:
RT-PCR, Sorologia, Testes rápidos, Detecção de antígenos, Detecção de anticorpos.
Liberação de resultados:
A amostra é colocada em um aparelho especial que detecta a presença do material genético do vírus da COVID-19. O resultado do exame de PCR pode demorar até 3 dias para ficar pronto, mas na maior parte dos casos é liberado em menos de 24 horas. O resultado pode ser:
Positivo/ detectável: significa que foi identificado material genético do SARS-CoV-2 na amostra e, por isso, a pessoa apresenta uma infecção ativa, sendo diagnosticada com COVID-19;
Negativo/ não detectável: indica que não foi identificado material genético do SARS-CoV-2 e, por isso, a pessoa não tem uma infecção ativa por COVID-19.
Nos casos com alto índice de suspeita e resultados negativo, principalmente quando apenas amostras das vias respiratórias superiores foram coletadas, recomenda-se a testagem de amostra coletada das vias respiratórias inferiores.
Vantagens do diagnóstico:
O diagnóstico molecular permite atingir precisão elevada devido a especificidade e sensibilidade desenvolvida nos kits de detecção. Além disso, a metodologia é comumente mais rápida que as técnicas ditas gold standard, ou “padrão ouro”, que são técnicas de referência e de altíssima qualidade em seus campos investigativos. Porém, uma das grandes desvantagens dessas técnicas é o tempo necessário para obtenção dos resultados.
O diagnóstico molecular apresenta altíssima sensibilidade e especificidade na investigação do alvo de interesse, ou seja, gera resultados mais precisos; permite maior reprodutibilidade dos ensaios, contando com protocolos práticos e kits de fácil utilização; reduz o tempo de análise e liberação de resultados, visto ser comumente mais rápida que as técnicas Gold Standard.
Referências Bibliográficas.
Conselho Regional de Biologia 4° Região. Os testes no diagnóstico da COVID-19 e suas etapas. BiocrBio-04, 2020. Disponível em: https://crbio04.gov.br/noticias/os-testes-no-diagnostico-da-covid-19-e-suas-etapas/ Acesso em: 27 de Abr de 2022.
Instituto Qualisa de Gestão. Amostras Biológicas – Coleta, Acondicionamento e Transporte – Contexto COVID-19. Instituto Qualisa de Gestão. Disponível em: https://iqg.com.br/2020/04/22/7877/ Acesso em 27 de Abr de 2022.
PINHO, João. Et al. Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Diagnóstico laboratorial da infecção pelo novo coronavírus (covid-19) – posicionamento oficial da sociedade brasileira de patologia clínica/medicina laboratorial (sbpc/ml). Disponível em: http://www.sbpc.org.br/wp-content/uploads/2020/02/DiagnosticoLaboratorialDaInfeccaoPeloNovoCoronavirus.pdf Acesso em 02 de Mai de 2022.
Bio em Foco. Diagnóstico molecular: O que é e para que serve. Bioemfoco. 2020. Disponivel em :https://bioemfoco.com.br/noticia/diagnostico-molecular-o-que-e-para-que-serve/ Acesso em: 02 de Mai de 2022.
MENEZES, Maria. Sociedade Brasileira de Analises Clinicas. Diagnóstico laboratorial do Corona vírus (SARS-CoV-2) causador da COVID-19. Sociedade Brasileira de Analises Clinicas. 2020. Disponível em:https://www.sbac.org.br/blog/2020/03/30/diagnostico-laboratorial-do-coronavirus-sars-cov-2-causador-da-covid-19/ Acesso em: 02 de Mai de 2022.
Fleury Medicina e Saúde. Conheça os diferentes tipos de teste para COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.fleury.com.br/noticias/conheca-os-diferentes-tipos-de-teste-para-covid-19 Acesso em: 03 de Mai de 2022.
Corona Vírus Ceará. Métodos Complementares. 2020. Disponível em: https://coronavirus.ceara.gov.br/profissional/manejoclinico/metodos-complementares/ Acesso em 03 de Mai de 2022.
LEMOS, Marcela. Tua Saúde. RT-PCR para COVID-19: quando fazer e resultados. 2022. Disponível em: https://www.tuasaude.com/exame-pcr/ Acesso em: 04 de Mai de 2022.
TOLEDO, Vitor, et al. Secretaria do Estado de Minas Gerais. Quando deve ser feito o PCR- RT para Corona vírus. Corona Vírus Secretaria do Estado de Minas Gerais. 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/70-pcr-rt-para-coronavirus Acesso em04 de Mai de 2022.

Outros materiais