Buscar

PLANO DO TRABALHO DOCENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 
A escola tem como função a elevação cultural e social dos seus educandos. Tem uma função importante e significativa dentro da sociedade brasileira, pois a escola é um lugar privilegiado onde ocorre a troca de experiências entre seus componentes: alunos, professores, funcionários, direção e comunidade escolar.
Constitui-se um ambiente pedagógico que favorece o processo de ensino e aprendizagem, através da ação pedagógica intencional é planejada por todos os integrantes que dele fazem parte. 
Concepção de educação, que norteia o trabalho da comunidade escolar, é aquela que proporciona igualdade para todo o cidadão e possibilita o crescimento e aquisição de conhecimentos, proporciona qualidade (recursos, incentivo) para todos, atende os anseios da maioria, constrói o homem e consequentemente a sociedade ideal. 
Educação ideal é aquela que forma o cidadão para a vida em sociedade. 
 Vista como processo de desenvolvimento da natureza humana, a educação tem suas finalidades voltadas para o aperfeiçoamento do homem que necessita para constituir-se e transformar a realidade. 
 Em relação à concepção de conhecimento, a comunidade escolar, o define em linhas gerais, como sendo noções adquiridas através de experiências que o homem tem sobre si, sobre o mundo e sobre o próprio conhecimento. 
Quanto ao ensino, os docentes do estabelecimento assim definiram o processo de transmissão de conteúdos com o objetivo de desenvolver as inteligências múltiplas do aluno: através do trabalho dinâmico, explorando os vários aspectos, corporal, atitudinal, procedimental e conceitual ou ainda troca de conhecimentos e experiências que contribui na formação de um cidadão crítico e responsável com vistas ao aprimoramento de seus conhecimentos. 
 A aprendizagem é entendida como uma construção constante, que se dá a partir de interações que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio em que vivem. 
O conhecimento que se constrói a partir dessas relações mobiliza, no indivíduo, a criação, a significação e a ressignificação de conceitos anteriormente construídos, levando-o a investigações novas.
 Avaliação é uma prática pedagógica intrínseca ao processo ensino e aprendizagem, com a função de diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento pelo aluno. 
A avaliação é entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o docente estuda e interpreta os dados da aprendizagem e de seu próprio trabalho, com as finalidades de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos estudantes, bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valor e conceito. 
Desta forma, é consenso entre os docentes deste estabelecimento de ensino que a forma de avaliação mais coerente é a avaliação contínua, permanente, cumulativa e diagnóstica, pois possibilita ao professor observar, mediar e interagir mais metodicamente com os alunos e compreender melhor suas necessidades, de modo a ajustar de maneira mais sistemática e individualizada, suas intervenções pedagógicas.

Continue navegando