Buscar

Atividade 3 Direito Social e Humano - EAD FMU

Prévia do material em texto

A Modernidade teve como princípios algumas características, como a razão e o conhecimento científico, como promotores do progresso da humanidade. Contudo a experiência do século XXI vem colocando em xeque algumas dessas noções pelos chamados autores pós-modernos. O acesso à saúde e à educação, por exemplo, não é uma realidade para todas as pessoas. Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos hoje permitem uma maior abrangência do campo educacional, como no caso da modalidade à distância de ensino. Outro ponto pertinente ao desenvolvimento tecnológico é a questão ambiental, pois, por um lado, a tecnologia contribui em diversos aspectos, entretanto também impactou o meio ambiente.
Diante desse quadro e tendo como embasamento os conteúdos apresentados nesta unidade, qual é o papel da tecnologia na vida dos sujeitos nos dias atuais? Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas com relação à educação e ao meio ambiente? Para responder a essas questões, procure utilizar exemplos concretos e, se possível, busque utilizar situações do seu cotidiano.
Resposta:
Sabemos que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano, sendo totalmente acessível para várias classes e níveis sociais, de forma direta, como um smartphone para acessar redes sociais ou indireta, quando adquirimos produtos industrializados no mercado. Porém, existem pontos positivos e negativos para isso, visto que, a tecnologia pode e deve ser utilizada para crescimento dos indivíduos e não os indivíduos crescerem possuindo dependência da tecnologia. 
Por diversos anos, a sociedade pensava apenas no desenvolvimento de novas tecnologias, com uma utilização desenfreada e totalmente irresponsável, pensando apenas na agilidade que teria no dia a dia e esquecendo do impacto no meio ambiente que essa nova criação teria. Entretanto, isso é um ponto que vem mudando atualmente, percebe-se que há uma mobilização e uma preocupação maior com isso, devido as palestras educativas em instituições de ensino, investimentos em áreas tecnológicas e campanhas publicitárias, que impactam positivamente e minimizam os estragos que já fizeram no meio ambiente.
Já no ramo educacional, a tecnologia age como uma ferramenta de muito valia, uma vez que, da a possibilidade de acesso rápido e prático a novos ensinamentos e estudos, auxiliando no processo de aprendizagem das pessoas. Trazendo aspectos de comunicação fáceis e que alguns pesquisadores dizem ser “a extensão do homem”, tendo o pensamento de que é uma ferramenta construtiva. Exemplo disso, é o aplicativo YouTube, que hoje em dia conseguimos aprender qualquer coisa por ele, desde uma receita até um curso completo de pacote Office.
Todavia, é perceptível também que existe uma grande necessidade e exigência de atualização, requerida dos usuários que precisam possuir uma visão crítica sobre os aspectos relacionados a esse tema, visando saber analisar os aspectos positivos e negativos que tal ferramenta pode proporcionar. Já que, mesmo possibilitando crescimento e benefícios em diversas áreas, nem sempre a tecnologia contribuiu de maneira positiva para a conservação ambiental, intensificando a sua degradação e reduzindo drasticamente a biocapacidade do planeta.

Continue navegando