Buscar

N4 FMU FMU

A primeira dúvida que pode surgir quanto ao instituto refere-se à seguinte indagação: a posse é um fato ou um direito? Na visão clássica, muitos juristas enfrentaram muito bem a questão, como fez José Carlos Moreira Alves (Posse ..., 1999, v. II, t. I, p. 69-137). Esse doutrinador aponta duas grandes correntes, a que afirma se tratar de um mero fato e outra pela qual a posse, realmente, constitui um direito. A segunda corrente, que prega o entendimento de que a posse é um direito é a que acaba prevalecendo na doutrina”. (TARTUCE, F. Direito civil: direito das coisas. 6. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2014) 

  
Assinale a alternativa correta.

   

A-Considera-se possuidor todo aquele que tem de direito o exercício, pleno ou não, de algum dos direitos inerentes à propriedade.

   

B-A posse direta anula a indireta, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.

   

C-Considera-se possuidor indireto aquele que conserva a posse em nome de outrem e em cumprimento de ordens ou instruções suas.

   

D-Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, pode cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores.

   

E-É justa a posse se o possuidor ignora o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa.

💡 2 Respostas

User badge image

undefined

RESPOSTA CORRETA - D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais