Buscar

Atividade 1 Direito Social e Humano - FMU EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
Resposta:
	Analisando o contexto, sabemos que a escola faz parte do desenvolvimento, crescimento e ensinamento das futuras gerações na sociedade, uma vez que, passamos em média 12 anos dentro da escola, desde a pré-escola até o ensino médio, aprendendo todo o ensino programático imposto pelos órgãos regulatórios. Sendo assim, sabe-se que é possível as escolas abrirem brechas para que as famílias possam trazer os diferentes contextos sociais. Partindo desse ponto, as instituições de ensino podem levar em conta, não só os conteúdos programáticos, mas também, a convivência fora dos ambientes escolares, abordando como os estudantes lidam com os problemas que não são apenas didáticos.
	Entretanto, é imprescindível levar em consideração, que isso não é responsabilidade apenas das escolas e professores, uma vez que, é necessário que outras partes estejam comprometidas com a mudança desse cenário, como pais, responsáveis e outras instituições governamentais. Visto que, a estrutura familiar e social dos estudantes, tem alta influência nas ações comportamentais deles na escola e no desenvolvimento pessoal e emocional, dificultando na formação de caráter e convívio social.
	Todavia, o estado possuí diversas maneiras de intervir na desigualdade social desse cenário, mas o principal foco, deve ser proporcionar um ensino público de qualidade, com as mesmas oportunidades para todos. Pois, sabe-se que atualmente, não há muitos investimentos no setor de educação, saúde, transporte e segurança, pontos que dificultam ainda mais a não segregação das classes, já que, eles carecem de manutenção e muitas vezes são totalmente precários. Concluindo que, além da responsabilidade familiar e dos exemplos vividos dentro de casa, o estado tem um papel ainda mais importante, pois é a partir da equidade de oportunidades, que esse cenário terá maiores mudanças.

Continue navegando