Buscar

Prévia do material em texto

Questão 1 : De acordo com a Constituição Federal (FCC - 2014 - SEFAZ-PE - Auditor Fiscal do Tesouro Estadual - Conhecimentos Específicos):
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Resposta correta: A
Justificativa: Os impostos extraordinários são de competência da União Federal e estão previstos, no texto constitucional, no artigo 154. No caso tratado na alternativa, sua previsão está no inciso II do dispositivo. 
	A
	
	a União poderá instituir, mediante lei ordinária, na iminência ou no caso de guerra externa, impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criação.
	B
	
	a União poderá instituir, mediante lei ordinária, impostos não compreendidos em sua competência tributária, desde que sejam não cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal.
	C
	
	a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir contribuição de melhoria, decorrente de obra pública, ainda que não haja valorização imobiliária dela decorrente.
	D
	
	a União poderá instituir empréstimos compulsórios, mediante medida provisória, no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.
Questão 2 : Suponha que uma lei isente de IPTU os proprietários de imóveis nascidos há mais 60 anos. Nessa situação, tal isenção:
Acertou! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: Resposta correta: C
 Justificativa: Conforme o Art. 179, do Código tributário Nacional a isenção, quando não concedida em caráter geral, é efetivada, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faça prova do preenchimento das condições e do cumprimento dos requisitos previstos em lei ou contrato para sua concessão.
	A
	
	é extensiva à taxa de limpeza pública.
	B
	
	é extensiva a eventual contribuição de melhoria que venha a ser instituída sobre o imóvel.
	C
	
	deve ser efetivada por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado prove o cumprimento dos requisitos previstos na lei.
	D
	
	não exige renovação anual.
Questão 3 : 
No que diz respeito às sociedades limitadas, tem-se que (CESGRANRIO - 2010 - PETROBRAS - Advogado Júnior):
Acertou! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: 
Resposta correta: A
Como regra geral, na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social nos termos do art. 1.052 do Código Civil Brasileiro.
	A
	
	a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. 
	B
	
	o contrato social somente poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade simples. 
	C
	
	os sócios não serão obrigados à reposição dos lucros e das quantias retiradas, a qualquer título, ainda que autorizados pelo contrato social, quando tais lucros ou quantia se distribuírem com prejuízo do capital. 
	D
	
	todos os sócios respondem solidariamente até o prazo de 3(três) anos da data de registro da sociedade pela exata estimação de bens conferidos ao capital social. 
Questão 4 : Assinale a alternativa cujo enunciado contenha nome comercial, que está em conformidade com a legislação nacional. 
Acertou! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: Resposta correta: D
Justificativa: O nome empresarial deve designar o objeto da sociedade, assim a alternativa “e” está correta, pois designa a atividade de malhas e meias.
	A
	
	Regina Nogueira e Patrícia Silveira são sócias em uma sociedade limitada cujo objeto social é o comércio de roupas e o nome empresarial é Floricultura Nogueira & Silveira Ltda. 
	B
	
	TBLG SPA, sociedade estrangeira italiana, funciona no Brasil com a seguinte denominação: TBLG SPA, Sociedade Estrangeira Italiana. 
	C
	
	João Pedro e Pedro João são sócios de uma sociedade limitada cuja denominação é João & Pedro S.A. 
	D
	
	Joana Treviso e Maria Veneto são acionistas da companhia cujo nome empresarial é Malhas & Meias Bonitas S.A.
Questão 5 : 
Quanto à natureza e espécies do nome empresarial, considere: 
I. No tocante à estrutura, a firma só pode ter por base nome civil, do empresário individual ou dos sócios da sociedade empresarial, enquanto a denominação deve designar o objeto da empresa e pode adotar por base nome civil ou qualquer outra expressão linguística.
 II. O empresário individual ao se obrigar juridicamente, e o representante legal da sociedade empresária que adota firma, ao obrigá-la juridicamente, devem ambos assinar o respectivo instrumento não com o seu nome civil, mas com o empresarial. 
III. Quanto à função, os nomes empresariais se diferenciam na medida em que a denominação, além de identidade do empresário, é também a sua assinatura, enquanto a firma é exclusivamente elemento de identificação do exercente da atividade empresarial, não prestando a outra função.
 Está correto o que consta APENAS em:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: 
Resposta correta:B
Quanto ao nome empresarial deve-se observar à estrutura, e a firma tem por base o nome civil do empresário individual ou dos sócios da sociedade empresarial e, tanto o empresário quanto o representante legal se obriga juridicamente. 
	A
	
	II e III.
	B
	
	I e II.
	C
	
	I e III.
	D
	
	III.
Questão 6 : A proteção do ponto comercial, nos termos dos artigos. 51 e 71 da Lei nº. 8.245, de 18 de outubro de 1991, conhecida como Lei do Inquilinato, pode se fundar: 
Acertou! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: Resposta correta: D
 Justificativa: Como se depreende do texto legal, o exercício da atividade comercial, desde que atendidas certas condições, confere ao locatário o direito à renovação do contrato, por igual prazo, o que constitui o mais poderoso instrumento de proteção ao fundo de comércio. Estas condições, essenciais e cumulativas, estão relacionadas nos incisos I, II e III, do art. 51 da Lei n.º 8.245/1991.
	A
	
	na vedação legal ao alienante do estabelecimento comercial de concorrer com o adquirente. 
	B
	
	na vedação a terceiros de instalarem estabelecimentos comerciais concorrentes em local próximo. 
	C
	
	na ação revisional de aluguel. 
	D
	
	no direito do locatário à renovação do contrato, se preenchidos os requisitos da locação empresarial.
Questão 7 : 
A adoção da Teoria da Empresa no direito positivo brasileiro se consolida com a entrada em vigor do Código Civil de 2002. Ainda assim, o atual ordenamento jurídico brasileiro reconhece hipóteses de atividades econômicas civis que não se submetem ao regime jurídico-empresarial. A esse respeito, analise os exemplos a seguir.
I - Leonardo presta serviços de consultoria diretamente a pessoas físicas ou jurídicas, com habitualidade e intuito lucrativo, mas sem constituir sociedade, tampouco contratar empregados.
II - Cristina é advogada recém-formada que atende pessoalmente seus primeiros clientes no escritório de advocacia do qual é sócia com sua amiga Ana, também advogada, contando com o auxílio de colaboradores empregados nas funções de recepcionista, secretária e arquivista.
 III - Helena prepara em sua casa doces que vende para restaurantes e bufês, com habitualidade e intuito lucrativo, mas sem constituir sociedade, tampouco contratar empregados.
Submete(m)-se ao regime jurídico-empresarial a(s) atividade(s) exercida(s) por:
Acertou! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: 
Resposta correta: A
No caso de Helena pelo fato de exercer atividade com habitualidade e intuito lucrativo.
	A
	
	Helena, apenas.
	B
	
	Cristina e Helena, apenas.
	C
	
	Leonardo e Helena, apenas.
	D
	
	Leonardo e Cristina, apenas.
Questão 8 : São fontes do Direito Tributário:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: Resposta correta:  D
Justificativa: Compreensão da expressão “legislação tributária” são: Leis, Tratadose convenções internacionais, Decretos, Normas complementares.
	A
	
	As leis, os tratados, os convênios do CONFAZ;
	B
	
	As leis, as práticas reiteradas, os decretos;
	C
	
	Os decretos regulamentares, as leis, os atos normativos;
	D
	
	As convenções internacionais e tratados, as leis e os decretos regulamentares.
Questão 9 : Considerando as contribuições, é correto afirmar:
Acertou! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: Resposta correta: B,
 Justificativa: As contribuições sociais têm fundamento no art. 149 da Constituição Federal, e deve preservar a sua natureza constitucional.
	A
	
	É inconstitucional vincular o produto da arrecadação às contribuições sociais.
	B
	
	É a destinação do produto da arrecadação que preserva a natureza constitucional das contribuições sociais.
	C
	
	Contribuição social que tenha por fato gerador o lucro é inconstitucional, pois lucro está inserido no conceito de renda, fato gerador do imposto de renda.
	D
	
	Só é possível existirem contribuições de intervenção no domínio econômico com finalidades distintas, se tiverem a mesma hipótese de incidência e base de cálculo.
Questão 10 : Sobre a sociedade em comandita por ações é correto afirmar:
Acertou! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: Resposta correta: D
 Justificativa: A sociedade em comandita por ações é aquela em qual seu capital social é dividido por ações. Bem designado se encontra o art. 1.090, do CC, ao conceituar  que “a sociedade em comandita por ações tem o capital social dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas à sociedade anônima”.
	A
	
	não mais existe desde a vigência do atual Código Civil. 
	B
	
	não tem capital, só ações. 
	C
	
	é regida pelas normas relativas às sociedades simples e anônima. 
	D
	
	tem o capital dividido em ações e é regida pelas normas relativas à sociedade anônima.