Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

O consumo e a comercialização de drogas psicoativas são assuntos polêmicos, com repercussão no campo jurídico. Estão sob definição das leis quais drogas podem ser comercializadas e quais estão proibidas, assim como as penalidades relativas ao porte, consumo e venda das drogas ilícitas. A lei de Políticas sobre Drogas (lei 11.343/2006), em seu artigo 28, determina as penas para quem “adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”. Nesse caso, as penas são: advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade; medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. (Brasil. Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006. Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências. Publicada no D.O.U. em 24 ago. 2006.) Digamos que você esteja interessado em saber como tem sido aplicada a lei 11.343/2006. Para tanto, você define os seguintes problemas de pesquisa: Quais penas têm sido aplicadas aos condenados por porte de drogas psicoativas na Comarca X, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2018? Quais princípios jurídicos têm embasado tais condenações? Avaliação dissertativa. A partir das questões de pesquisa apresentada, detalhe, de maneira fundamentada, os procedimentos metodológicos que você utilizaria para responder essa questão.
A pesquisa pode ser definida como um método formal e sistemático do progresso do método cientifico, tendo como objetivo descobrir respostas para problemas através da aplicação de procedimento cientifico. Sendo assim, nessa pesquisa apresentada, sobre a lei de Políticas sobre Drogas, já é apresentado alguns problemas, como “quais penas têm sido aplicadas aos condenados por porte de drogas psicoativas na Comarca X, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2018? Quais princípios jurídicos têm embasado tais condenações?”. Nesse sentido, faz-se necessário abordar como essas questões seriam tratadas, tendo como base os procedimentos metodológicos.
De acordo com o conjunto de problemas abordados anteriormente, essa pesquisa se encaixaria em uma pesquisa bibliográfica, já que ela é um grupo de processos de busca por soluções, ligado ao objeto de estudo, sendo assim, o objeto de estudo seria reconhecer quais penas tem sido aplicadas aos condenados por porte de drogas psicoativas através da Lei 11.343/2006. Mas também se encaixaria em uma pesquisa documental, sendo uma pesquisa baseada em coletas de dados através de alguns documentos, que nesse caso seria as medidas aprovadas pela Comarca X, para apurar quais as penas foram utilizadas no período. E também uma abordagem em pesquisa qualitativa, já que são coletados dados diretamente da lei, como o tipo de pena que será utilizada e em um determinado período, como entre 2007 e 2018.
Na ideia dos estudiosos da metodologia cientifica é necessário o uso de dois ou três métodos para orientação da investigação cientifica. Nesse exemplo de pesquisa, para ela ser respondida, será utilizado dois métodos. O primeiro seria o método estatístico, que tem como objetivo obter informações somatórias sobre a execução das penas da lei. O segundo seria o método experimental, que tem como característica estudar o objeto, que nesse caso é a lei, em definidas condições, para escolher as variáveis que tenham competência de induzi-lo, como os tipos de penas que será aplicada e os tipos de princípios jurídicos que serão embasados sobre essas penas. Além disso, com a intenção de se dedicar ao tema, seria apropriado o emprego do estudo de caso, já que essa pesquisa se define pela interpretação do contexto, utilizando varias informações e coletas de dados, tendo como objetivo detalhar mais ainda a investigação.
Portanto, é perceptível que os problemas dessa pesquisa, como quais penas tem sido aplicadas e quais os princípios jurídicos têm embasado as penas, podem ser resolvidos pelos procedimentos metodológicos, como por exemplo, uma pesquisa bibliográfica e documental, uma abordagem em pesquisa qualitativa, métodos experimentais e estatísticos, e por fim um estudo de caso, para completar com todas as informações tiradas dos outros procedimentos e ter assim uma pesquisa completa.

Mais conteúdos dessa disciplina