Buscar

Impactos do lixo plástico no meio ambiente

Prévia do material em texto

O documentário ‘’um oceano de plástico’’, que pode ser visualizado na plataforma Netflix, descreve de maneira eficaz a degradação do ambiente marinho causada pelo lixo. Essa descrição do trabalho não é diferente da situação no Brasil. O consumo aumenta a rápida produção de lixo, com descarte nem sempre adequado, e necessário analisar o papel do poder individual e público para tomar ações sustentáveis. 
 Segundo, a teoria do sociólogo zygmunt Bauman e o individualismo baseado no autor, em primeiro plano, o problema social pode estar vinculado ao consumo de estímulos não duráveis do produto. Isso pode explicar várias práticas diárias que aumentam o poder de compra, resistem à necessidade ao prestígios, de modo que o consumidor prática o ato do produto sem uma preocupação sustentável de que a mercadoria seja realmente essencial.
 Por outro lado, as instituições públicas até expressaram sua preocupação com o impacto ambiental dos resíduos de maneira sutis. Exemplo desse cuidado estão algumas medidas implantadas em algumas cidades Brasileiras, como proibir a partilha de sacolas plásticas em supermercados e restringir o fornecimento de canudos descartáveis. Essas ações ainda são de baixo impacto, necessitando maior disseminação e divulgação para abranger mais partes do país.
 Portanto, é necessário reforçar as ações conjunta da estrutura social e do estado para minimizar o impacto do consumismo na produção de lixo. Para isso o ministério do Meio Ambiente deve realizar campanha de conscientização sobre sustentabilidade, divulga-la na mídia, como canais de TV, anúncios em rede social, elaborar mensagem mais íntima e de maior acesso, estimulando o consumo consciente e hábitos sustentáveis.

Continue navegando

Outros materiais