Buscar

GEOPROCESSAMENTO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias. Sobre o assunto, julgue as assertivas abaixo:
 I. As coordenadas geográficas resultam de um conjunto de linhas imaginárias e servem para localizarmos lugares ou objetos com precisão, na superfície terrestre.
 II. A latitude é a distância em graus entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich.
 III. Os paralelos são linhas horizontais, que circundam o planeta. O principal é o Equador que divide a Terra em dois hemisférios.
 IV. Os meridianos são linhas verticais, indicadas por graus, sendo determinados a partir do Equador (0°), podendo atingir o valor máximo de 90° a norte ou a sul.
Estão corretas as assertivas:
I, II e IV
I e IV
Opção Certa	I e III
II e III
 II e IV
2) Escala cartográfica é uma relação matemática que existe entre as dimensões reais e aquelas da representação da realidade contidas em um mapa ou globo. Num mapa do Rio Grande do Sul, cuja escala é 1:750.000, a distância entre duas cidades é de 5 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades?
350,0 km
15,5 km
Opção Certa	37,5 km
150,0 km
75,0 km
3) O termo projeções cartográficas teve o seu nome derivado do processo usado para a elaboração dos mapas, que se baseia na utilização de uma fonte de luz dentro de um globo transparente. Dentre os tipos de projeções cartográficas, analise as afirmativas abaixo:
I. As projeções azimutais também são conhecidas como planas, tangenciais ou polares e são elaboradas a partir de um plano tangente sobre a esfera terrestre.
II. As projeções cônicas são usadas principalmente para representar regiões de latitudes médias.
III. As projeções cilíndricas são muito utilizadas para representar planisférios, os paralelos e os meridianos são projetados sobre um cilindro, que é planificado posteriormente.
IV. Um bom exemplo de projeção azimutal é a projeção de Mercator
As afirmativas que realmente representam a explicação dos diferentes tipos de projeções são:
II, III e IV
I e II
Opção Certa	I, II e III
I, III e IV
I e III
4) O geoprocessamento pode ter várias aplicações. Sobre aplicações do geoprocessamento para serviços públicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ordenamento e gestão do território: constituição de uma base cartográfica geoprocessada que servirá às demais aplicações setoriais, que reproduzam a configuração do território do município, identificando logradouros, lotes e glebas, edificações, redes de infraestrutura, propriedades rurais, estradas e acidentes geográficos;
( ) Localização de equipamentos e serviços públicos: a partir de uma base cartográfica que inclua informações sócio-econômicas e sobre equipamentos públicos, é possível identificar áreas com maior nível de carência e os melhores locais para instalação de equipamentos e serviços públicos;
( ) Identificação no público-alvo e políticas públicas: à medida que se possua uma base de dados que incorpore dados sócio-econômicos, é possível utilizá-la para desenhar políticas públicas, identificando o candidato eleito em uma eleição municipal;
( ) Gestão ambiental: o geoprocessamento é útil para monitorar áreas com maior necessidade de proteção ambiental, acompanhar a evolução da poluição da água e do ar, níveis de erosão do solo, disposição irregular de resíduos e para o gerenciamento dos serviços de limpeza pública;
( ) Gestão da frota municipal: com recursos de geoprocessamento, é possível obter informações sobre os tipos de usos da frota municipal, conhecendo os trajetos mais comuns e sua intensidade. Tais informações possibilitarão a definição de roteiros otimizados para a frota municipal, gerando economia de tempo, combustível e uso de veículos;
A sequência está correta em:
V, V, V, F, V
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
Opção Certa	V, V, F, V, V
V, F, V, V, F
5) O Geoprocessamento engloba o total conjunto de técnicas ligadas à informação espacial, quer seja no tocante a coleta, tratamento e análise desses dados, dentre elas, o sensoriamento remoto.
Sobre Sensoriamento Remoto, assinale a alternativa correta.
É a ciência de observação à distância, onde existe contato físico entre o sensor e o alvo.
O sensoriamento remoto teve início com a invenção dos satélites artificiais que foi o primeiro instrumento utilizado e que, até os dias atuais, são ainda utilizadas para tomada de fotos aéreas.
Opção Certa	As imagens de sensoriamento remoto disponíveis atualmente são uma forma rápida de se obter informações espaciais em formato digital.
As imagens provenientes do sensoriamento remoto não podem ser processadas digitalmente.
O sensoriamento remoto pode incluir o estudo das técnicas de aerofotogrametria e fotointerpretação, apesar de as fotografias aéreas não serem remotamente captadas.
6) O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente e, de acordo com o art. 10, a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva e potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento de órgão estadual competente. Para a obtenção do licenciamento ambiental, é comum a solicitação das seguintes licenças, exceto:
Não há necessidade de licença alguma
Licença de Operação
Licença de Instalação
Opção Certa	Licença de Solicitação
Licença Prévia
7) Sobre a escolha da melhor escala cartográfica para um estudo de impacto ambiental é consenso que:
As esclas maiores são mais aconselhadas para os estuds ambientais pois possibilitam uma diminuição do tempo e dos custos de um EIA.
As escalas menores são as mais apropriadas para todos os tipos de estudo porque permitem a elaboração de mapas com maior abrangência de área.
Opção Certa	É a necessidade do nível de detalhamento contido no EIA que irá ser decisiva na escolha do tamanho da escala.
Os diferentes elementos ambientais possuem a sua escala a propriada de análise já definida pelos órgãos ambientais.
As escalas maiores são as mais apropriadas para todo tipo de estudo por oferecerem um grande número de detalhes.
8) No caso do Licenciamento Ambiental para obras e atividades que não necessitam de EIA/RIMA o primeiro procedimento é:
Fazer o levantamento Botânico.
Escolher a melhor escala para os mapeamentos.
Propor as medidas Mitigadoras.
Fazer o Estudo de Diagnóstico.
Opção Certa	Buscar conhecer o Termo de Referência do Empreendimento.
9) Atualmente, há numerosos satélites em órbita ao redor da Terra, cada qual com seus objetivos e características. Mesmo aqueles que estão no espaço sideral com o objetivo de imagear a Terra, com serviços ambientais, também são bastante diferentes uns dos outros. Essa diferença ocorre principalmente, por causas dos distintos tipos de sensores, com suas respectivas resoluções. A resolução que indica a quantidade de regiões do espectro eletromagnético nas quais o sensor é capaz de gerar uma imagem, ou seja, quantas bandas o sensor é capaz de gerar é chamada de:
Radiométrica
Especial
Temporal
Espacial
Opção Certa	Espectral
10) Com relação a escolha do satélite e do imageador marque a questão errada.
A escolha está diretamente relacionada a escala de ocorrência do fenômeno analisado.
A escolha está diretamente relacionada a necessidade temporal de se analisar um fenômeno analisado.
A escolha está diretamente relacionada ao grau de definição da imagem.
A escolha está relacionada ao tipo de fenômeno que será analisado.
Opção Certa	A escolha está diretamente relacionada a quantidade de anos de lançamento do satélite.

Continue navegando