Buscar

Tecido Nervoso - Tópicos integradores I Modificado

Prévia do material em texto

Neurônios Astrocitos. Microglias 
O Sistema Nervoso é o sistema responsável de comandar os outros sistemas do corpo e tem como função captar os comandos vindo de todos os outros pontos do organismo, processa-los e executar esses comandos ou armazenar as informações. Pode ser dividido em dois: Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).
O Sistema Nervoso Central é composto pelo encéfalo, que é dividido em três partes: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico, que tem como função principal processar e integrar as informações nervosas do corpo e pela medula espinhal tem função de coordenar os impulsos e reflexos do organismo. O sistema nervoso central é protegido por ossos e membranas. O encéfalo, por exemplo, está protegido pela caixa craniana, enquanto a medula espinhal está protegida pela coluna vertebral. Tanto o encéfalo quanto a medula estão envolvidos por três membranas denominadas de meninges. As meninges são: Dura-máter camada mais externa e também a mais fibrosa, Aracnoide que se localiza entre a dura-máter e a pia-máter e a Pia-máter camada mais interna e altamente vascularizada.
O Sistema Nervoso Periférico é responsável pela transmissão das informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso. É composto pelos nervos que se dividem em espinhais e cranianos; possuem como função realizar a conexão entre a periferia (SNP) e o centro (SNC), gânglios e terminações nervosas. Além disso, existe o Sistema Nervoso Autônomo que e um componente do SNP que atua na regulação de algumas funções involuntárias do corpo, como por exemplo, ações realizadas pelos sistemas: respiratório, digestório, endócrino e cardiovascular. O Sistema Nervoso Autônomo é dividido em simpático e parassimpático.
O tecido que forma o nosso Sistema Nervoso e chamado de tecido nervoso, apesar desse sistema ser tão complexo, o tecido nervoso é formado apenas por dois tipos de células: os neurônios ou célula nervosa e as células da Glia ou neuroglia. 
De uma maneira geral, os neurônios são células especializadas na condução de impulsos nervosos e na integração desses impulsos para gerar funções como por exemplo o controle da atividade muscular, já as células da glia tem a função de proteger, sustentar e auxiliar na função dos neurônios.
Os neurônios são células que variam tanto em tamanho como em formato, apesar disso, em todos eles consegue-se identificar três regiões principais: o Corpo Celular onde se localiza o núcleo do neurônio, grande parte das organelas e além disso vários corpos celulares de vários neurônios podem se agrupar no sistema nervoso central em estruturas chamadas de núcleos e no sistema nervoso periférico chamadas de gânglios; e a partir do corpo celular observa-se ramificações que levam o nome de Dendritos que são projeções do citoplasma a partir do corpo celular e tem função de captar os impulsos nervosos e transmiti-lo em direção ao corpo celular; a terceira região que parte do corpo celular é uma ramificação mais prolongada do que os dendritos e leva o nome de Axônio que tem como função encaminhar o impulso nervoso que vem do núcleo celular para longe do mesmo em direção a outro neurônio ou algum tecido do corpo.
A maior parte dos neurônios são revertidos por uma membrana lipídica chamada de Bainha de Mielina que é formada por células da glia e tem função de isolar o axônio de forma intermitente e dessa maneira contribuir para aumentar a velocidade de condução do impulso nervoso. As regiões do Axônio que não são revestidos com a bainha de mielina são chamadas de nodos ou nódulos de Ranvier.
A Célula da Glia ou Neuroglia é dividida em 6 tipos de células: os Oligodendrócitos formam a bainha de mielina no SNC, as células de Schwann formam a bainha de mielina no SNP, os Astrocitos são células de forma estrelada mais abundantes no SNC e tem como funções de manter o equilíbrio para que ocorra os impulsos nervosos de forma adequada e possuem papel importante na nutrição dos neurônios capitando glicose do sangue transformando em ácido láctico que é utilizado pelos neurônios como fonte de energia, as Microglias tem a função de fagocitar microrganismos ou restos celulares no SNC, as Ependimarias são células epiteliais colunares que revestem cavidades encefálicas (ventrículo) e revestem também o canal central da medula espinhal e as Satélites que são responsáveis de sustentar os corpos dos neurônios nos gânglios do SNP.
Referência:
https://anatpat.unicamp.br/bineuhistogeral.html
https://mol.icb.usp.br/index.php/9-1-tecido-nervoso/
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 
12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013

Continue navegando