Buscar

Metodo cientifico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. 
Desde o início dos tempos, a raça humana procurou obter e desenvolver conhecimentos sobre o ambiente a sua volta, para que pudesse usar, interagir ou dominar os elementos conforme suas necessidades. Tudo que foi desenvolvido até os tempos atuais nasceu da curiosidade do homem sobre a natureza, e essas descobertas foram sendo construídas em cima de tentativas e erros até que o objetivo final fosse atingido. Para novos conhecimentos, o homem desenvolveu métodos de trabalho, e o mais importante deles é o método científico.
Assinale qual alternativa apresenta a melhor definição de método científico.
A. 
O método científico é um conjunto estruturado de normas que regram os procedimentos que produzem um novo conhecimento científico, assim como alguma alteração ou adição de uma nova teoria a um conhecimento científico já existente e aceito pela comunidade científica.
Define-se método científico como um conjunto de procedimentos padrões, organizados por regras e utilizados por cientistas para propor novas teorias e explicações de fenômenos, assim como para alterar ou adicionar novas teorias a um conhecimento científico já consagrado pela ciência. Não se concebe o método em um sistema aberto ou, ainda, limitado apenas a descobertas inéditas, pois muitas teorias já consagradas continuam a ser questionadas e os conhecimentos científicos podem sempre sofrer alteração.
2. 
Para que o método científico possa ser implantado, é necessário seguir as fases que o compõem e que irão determinar os procedimentos científicos.
Assinale a alternativa que apresenta as etapas na sua respectiva ordem de execução.
B. 
Observação, questão, formulação da hipótese, verificação, análise dos resultados, hipóteses verdadeiras ou falsas, relatório de resultados.
Ao se falar em método científico, há uma ordem, um trajeto específico, composto pelas etapas descritas a seguir. 1) Observação: visualização de um fato (ou fenômeno) que direciona à próxima etapa, que será a 2) elaboração da questão, que corresponde à execução de questionamentos sobre o fato observado. Em seguida, vem a 3) formulação da hipótese, que corresponde a uma possível explicação para o problema, uma possível resposta a ser verificada. Assim, a etapa seguinte é a 4) verificação, etapa em que o pesquisador realiza experiências para provar (ou negar) a veracidade de sua(s) hipótese(s). A 5) análise dos resultados, na sequência, é a atividade na qual o pesquisador transforma um conjunto de dados com o objetivo de poder verificá-los melhor. 6) Hipóteses verdadeiras ou falsas: pode ser realizado um teste de hipóteses, que é um procedimento que permite tomar uma decisão (aceitar ou rejeitar a hipótese nula). Por fim, elabora-se o 7) relatório de resultados, que, como o próprio nome indica, consiste em revelar o que foi encontrado na pesquisa. Qualquer outra ordem invalida o método científico.
3. 
No universo de conhecimentos existentes, faz-se necessária a diferenciação entre o que é conhecimento científico e o que não é. Analise as afirmativas a seguir acerca do mundo dos conhecimentos.
I. Podem ser citados como outras formas de conhecimento, além do científico, o conhecimento filosófico, o artístico e o ideológico.
II. O conhecimento denominado "científico" surge da necessidade de um conhecimento confiável, ou seja, testado, provado e aprovado por uma comunidade cientifica.
III. O conhecimento produz modelos científicos que, por sua vez, irão instruir e nutrir novos conhecimentos a serem descobertos no futuro.
IV. O conhecimento científico busca estruturar suas limitações e teorias para servir a toda comunidade científica.
V. Os elementos envolvidos no processo de conhecer são o sujeito que conhece o objeto e os instrumentos utilizados nesse processo.
Assinale a alternativa correta.
E. 
As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
O conhecimento denominado "científico" surge da necessidade de um conhecimento confiável comprovado por uma comunidade cientifica e que produz modelos científicos que instruem a descoberta de novos entendimentos. O conhecimento científico está sempre em busca de elucidar suas limitações e teorias para servir à comunidade científica. Os elementos envolvidos no processo de conhecer são: o sujeito que conhece o objeto, o movimento do sujeito em direção ao objeto e os instrumentos utilizados nesse processo. Além do conhecimento científico, podem ser citados os conhecimentos filosófico, artístico, ideológico, entre outros.
4. 
O método científico representa um trabalho sistemático na busca de respostas às questões que estão sendo investigadas. É por meio dele que se comprova a veracidade de algumas teses desacreditadas pelo ceticismo.
Assim, a compreensão do que seja um conhecimento científico passa pela compreensão de diferentes conceitos que coexistem e servem ao desenvolvimento do conhecimento.
Um dos conceitos se refere a referenciais teóricos em que não se encontra articulação ou integração com a prática ou mesmo da teoria com a lei científica.
A que conceito se está referindo?
A. 
Paradigmas.
Todas as alternativas trazem conceitos referentes ao universo do conhecimento, sendo que o empirismo se refere a um método que se apoia na experiência. Os fatos representam o que acontece na realidade, independentemente de serem ou não conhecidos. Os fenômenos são as percepções que o observador tem de um fato. E os paradigmas são concepções que se apoiam em teorias, mas estas não encontram vínculo com a prática ou leis científicas. Por fim, a dialética é um método que se propõe a compreender a coisa em si, confrontando diferentes ideias.
5. 
Os métodos científicos se constituem de normas e técnicas que buscam evidenciar o objeto investigado ou o fenômeno a se conhecer. No entanto, além dos procedimentos, os métodos seguem uma forma de raciocínio lógico adotado para analisar um resultado. Por isso, há vários métodos possíveis.
A seguir, relacione o método às suas principais características:
I. Método indutivo
II. Método dedutivo
III. Método hipotético-dedutivo
IV. Método dialético
( ) Conhecido como o método da tentativa e erro, é o mais utilizado por todas as áreas do conhecimento.
( ) Muito utilizado pelas ciências naturais, parte da experimentação para identificar as regras ou premissas gerais.
( ) Muito utilizado nas ciências humanas, consiste em confrontar ideias e caminha entre a tese, a antítese e a síntese.
( ) Parte das regras gerais para explicar um fato e chegar a um conhecimento específico, muito utilizado pelas ciências exatas.
Assinale a alternativa em que os métodos estão caracterizados corretamente.
B. 
III, II, IV e I.
O método indutivo, muito utilizado nas ciências naturais, parte do específico para explicar o geral; por isso, passa por experimentação para identificar as regras gerais. Já o método dedutivo parte de regras gerais para explicar um caso específico e, como parte sempre de premissas verdadeiras, é muito utilizado nas ciências exatas. O método hipotético-dedutivo formula hipóteses para resolver um problema e passa a testá-las por tentativa e erro. Além disso, é o método mais utilizado em todas as áreas. Por fim, o método dialético consiste no confronto de ideias para se chegar a uma nova ideia; assim, parte da tese utiliza a antítese como oposição e finaliza com a síntese.

Outros materiais