Buscar

metodo cientifico desafio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As pesquisas científicas devem seguir um método, porque é por meio dele que o pesquisador organiza seu pensamento lógico na construção da sua investigação. Existem diferentes métodos, e em cada um deles há procedimentos correspondentes.
Acompanhe a seguinte situação:
Os baixos índices de aprendizagem dos alunos da educação básica um ano após o fim da pandemia de covid-19 despertaram o interesse de Luiz Henrique, que decidiu fazer deste o tema de sua pesquisa. No entanto, ele ficou muito perdido quanto à forma de organização e elaboração da pesquisa. Inicialmente, pensou como problema a seguinte questão: “Quais foram os principais fatores que contribuíram para a defasagem de aprendizagem dos alunos na educação básica entre 2020 e 2022 durante a pandemia de covid-19?”. Entretanto, ele teve dúvida de como levantar hipóteses pertinentes.
Então, o professor da disciplina de metodologia da pesquisa científica convidou você, um colega mais experiente, para ajudar Luiz Henrique a elaborar as primeiras hipóteses. Além disso, solicitou que ajude seu colega explicando as etapas do método científico relacionadas à proposta dele.
Assim, seu desafio será:
Formule com Luiz Henrique algumas hipóteses e oriente-o mostrando como deverá olhar para o método científico na hora de elaborar seu projeto de pesquisa.
Padrão de resposta esperado
Tendo como problema a questão “Quais foram os principais fatores que contribuíram para a defasagem de aprendizagem dos alunos na educação básica entre 2020 e 2022 durante a pandemia de covid-19?”, podem-se levantar várias hipóteses para serem testadas:
Hipótese 1 – As crianças ficaram sem suporte para estudar em casa com os pais que estavam em trabalho remoto.
Hipótese 2 – Muitos alunos não tinham acesso à internet para acompanhar as aulas remotas.
Hipótese 3 – As crianças aprendem melhor com acompanhamento presencial.
Hipótese 4 – A evasão escolar foi muito alta no período pandêmico.
Hipótese 5 – Muitos professores não sabiam lidar com as tecnologias e, por isso, não conseguiram organizar bem as aulas.
Estas e outras possíveis hipóteses podem ser elaboradas, pois são respostas que podem ser confirmadas por meio de pesquisa.
Considerando a proposta de pesquisa de Luiz Henrique e o método científico, será preciso, após a definição das hipóteses, verificá-las, o que poderá ser feito a partir de diferentes formas. Ou seja, podem-se entrevistar os alunos, os pais ou os professores ou, ainda, analisar outros estudos já realizados e que tragam subsídios para a validação de suas hipóteses. É importante, ainda, definir quem será o sujeito da pesquisa — ou seja, o fenômeno será observado a partir dos alunos, dos professores ou de outro sujeito? A seguir, devem-se analisar os dados coletados. Portanto, se coletados dados a partir de entrevista, será preciso analisar o sentido do discurso para buscar compreender o que ocorreu no período de aulas remotas com os entrevistados. As hipóteses podem ser verificadas uma a uma por diferentes métodos. Após cuidar de cada uma dessas partes, Luiz Henrique deve ser orientado a redigir seu relatório final ou de resultados, no qual apresentará os resultados da pesquisa. No entanto, deverá apresentar o sujeito do estudo (ou o aluno, ou o professor, dependendo da opção) e trazer informações sobre o sujeito escolhido. Depois, irá descrever seu percurso de investigação, como coletou os dados e qual abordagem escolheu para analisá-los e, por fim, evidenciar os resultados finais.
Essas orientações possibilitarão a Luiz Henrique organizar todas as etapas do método com o cuidado que um estudo científico requer.
​​​​​​​

Outros materiais