Buscar

Atividade1 Antropologia e Cultura Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A história da nação brasileira desde sua origem é possível identificar a formação da cultura desta nação. Você pode ver imediatamente o quão rico é, porque é o resultado da mistura de várias nações e nacionalidades. Também é evidente quantas variações ocorreram ao longo da história para chegar à identidade cultural atual, além de mudanças constantes. 
É importante ressaltar que quando o Brasil se formou culturalmente, foi no contexto histórico que foi descoberto e se tornou colônia portuguesa até se tornar independente e formar sua identidade nacional. Assim, vemos que a formação cultural do Brasil foi baseada nas relações culturais de três povos diferentes, a saber, os povos indígenas, os colonos europeus (portugueses) e os africanos. 
Desta forma, parece que os principais elementos da cultura brasileira são o resultado da coexistência desta mistura étnica e cultural entre os povos mencionados no parágrafo anterior. Assim, sua identidade não vem da história de uma nação, mas da mistura cultural dessas nações. A convivência desses povos tinha uma relação contraditória, pois era baseada na exploração. No auge dessa relação, os portugueses usaram escravos negros e índios para explorar as riquezas do Brasil colonial e retornar à metrópole.
 Além disso, não se consideravam brasileiros e não se sentiam pertencentes a países brasileiros. No entanto, não só nasceu uma relação contraditória, mas também um novo tipo de pessoas baseadas na relação biológica entre eles, os chamados mestiços. São identificados como mulatos (pais brancos e negros), cafuzos (pais negros e índios) e mamelucos (pais brancos e índios). Esses mestiços são responsáveis por grande parte de nossos padrões culturais que ainda hoje são considerados brasileiros.
 Com foco nos estudos culturais, podemos destacar alguns aspectos que devem ser levados em consideração, como diferenças de cor e raça, costumes, religião, hábitos alimentares e idioma. Para esta última, tomemos como exemplo a região norte do país, que se caracteriza pela língua materna, em contraste com a parte sul do país, onde o alemão é ensinado em algumas cidades do interior da região. 
Portanto, pode-se concluir que a cultura brasileira foi fruto de uma relação étnica conflituosa, e durante sua convivência houve uma mistura de povos, mestiços. Eles são responsáveis pela formação cultural do Brasil.
Referências: 
 
Ribeiro Darci “O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil”. Disponível
<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br › Acesso em 28 de novembro de 2022.

Continue navegando