Buscar

A música do século XX foi marcada por grandes inovações em estruturações e outros procedimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A música do século XX foi marcada por grandes inovações em estruturações e outros procedimentos. As estruturações passaram a ter formas cada vez mais livres como na poesia sem metro ou rima; a escrita musical passou a utilizar cada vez mais símbolos diversos das figuras e notas tradicionais; os instrumentos passaram a ser tocados muitas vezes de maneira diferente da regular. A improvisação, sempre utilizada em toda a história da música, incrementou além da sua prática “horizontal”, eminentemente melódica, ou “vertical” eminentemente harmônica, tão utilizada pelo jazz, um aspecto que chamamos de „improvisação estrutural ‟, aquela que improvisa a produção de música em todos os seus aspectos.
MÚSICA FOLCLÓRICA
A música folclórica em seu senso original é a música feita pelas pessoas para as pessoas. Ela surgiu e sobreviveu na sociedade sem ser afetada pela comunicação em massa e pela comercialização da cultura.
JAZZ
Jazz é a música caracterizada pelas notas do blues, pela síncope, swing, chamada e resposta, polirritmia e improvisação. Possui suas origens na cultura da África Ocidental, nas tradições dos afro-americanos e nas bandas militares europeias.
ROCK AND ROLL
O rock and roll emergiu como um gênero musical definido nos Estados Unidos na década de 1950, ainda que seus elementos podem ser vistos em gravações de rhythm and blues da década de 1920.
DISCO, FUNK, HIP HOP E SOUL
A música soul é fundamentalmente o rhythm and blues, que cresceu nas comunidades afro-americanas de gospel e blues durante o final da década de 1950 nos Estados Unidos, atingindo seu auge em meados da década seguinte. Seus principais pólos foram Tennessee e Detroit, apesar de se encontrar cenas também em Nova Orleans, e sua principal referência é atualmente o músico James Brown.
MÚSICA POPULAR LATINA
A salsa é um ritmo predominantemente caribenho que é popular em diversos países da América Latina. Este ritmo se mostrou tão importante para o século que sobreviveu até os dias atuais.
REGGAE
O reggae é um ritmo de música popular que foi desenvolvido na Jamaica no final da década de 1960, e cujas origens estão na música africana e caribenha. Seu artista mais conhecido foi o músico e ativista Bob Marley.
NEW AGE
A música eletrônica e a world music, em conjunto com a música esotérica são elementos dos quais a música New Age se desenvolveu. Os trabalhos desse gênero tendem a serem serenos, com a ajuda da meditação. Artistas populares incluem Suzanne Ciani, Enya,Corciolli, Yanni, Kitaro e George Winston.
MÚSICA POP
Música pop é um termo usado para designar qualquer estilo de música popular, ou seja, música que atinge a maior parte da população. Distinguindo-se da clássica e da música folk. O termo "Pop" pode se referir a qualquer gênero popularmente difundido da música americana, rock, hip-hop, dance, R&B e do country.
MÚSICA ELETRÔNICA
No século XX surgiu o teremim, um instrumento musical inovador. Por séculos, a música era criada através da fricção de cordas (instrumentos de cordas), da vibração do ar (instrumentos de sopro) ou ao bater em algum objeto (instrumentos de percussão e teclas).

Continue navegando