Buscar

Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13 04

Prévia do material em texto

Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 1 – Instalando a ferramenta Unity Tweak Tool
Publicado em 29/04/2013 por edivaldo
O Ubuntu 13.04 chegou com diversas novidades para serem exploradas, mas como todo sistema, ele não vem com tudo que você precisa. Por causa disso, diariamente iremos postar uma dica que poderá ajudar a deixar o Ubuntu do jeito que você realmente quer.
Instalando a ferramenta Unity Tweak Tool
Unity Tweak Tool é um aplicativo bonito que você pode usar para ajustar a Unity: alterando vários aspectos dessa interface, como o comportamento do auto-ocultar, o tamanho dos ícones do Unity Launcher, cores, ajustar a busca do Dash, alterar o GTK, tema de ícones ou fontes e muito mais. Como outras ferramentas de sua categoria, esse utilitário fornece aos usuários acesso a uma infinidade de recursos e opções de configuração que normalmente não são (obviamente) acessíveis para o usuário médio.
Para instalar esse aplicativo é muito simples, apenas use o seguinte comando em um terminal:
sudo apt-get install unity-tweak-tool
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 2 – Instalando codecs e o Java
Publicado em 30/04/2013 por edivaldo
Duas coisa essenciais para o bom uso de um desktop e que não vêm na instalação padrão do Ubuntu: suporte a alguns tipos de arquivo multimídia e ao Java. Isso ocorre por causa de restrições nas licenças desses softwares. Por causa disso,  hoje iremos ensinar como resolver esse problema.
Instalando codecs e o Java.
Embora o as dicas anteriores já ensinem como instalar alguns codecs, nenhuma ainda mostrou como fazer a instalação do java.
Para conseguir reproduzir a maioria dos formatos de áudio e vídeo, instale o Ubuntu Restricted Extras. O jeito mais rápido de fazer isso é abrir um terminal edigitar o seguinte comando:
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras
É bom também  instalar também as versões irrestritas das bibliotecas libavformat e libavcodec.  Assim, você não encontrar problemas com codecs em falta ao tentar usar alguns editores de vídeo ou transcodificadores. Para instalar elas, digite o seguinte comando em um terminal:
sudo apt-get install libavformat-extra-53 libavcodec-extra-53
O java é muito usado no Brasil (principalmente em internet bancking). Por isso, você também pode precisar dele, mas antes você tem que descobrir o que você precisa. A maioria dos usuários só precisam OpenJRE e do plugin. Para instalar apenas isso, basta digitar esse comando em um terminal:
sudo apt-get install icedtea-7-plugin openjdk-7-jre
Ou
sudo apt-get install icedtea-7-plugin default-jre
Se for lidar com desenvolvimento, você também vai querer OpenJDK. Para isso execute apenas esse comando em um terminal:
sudo apt-get install openjdk-7-jdk
Ou
sudo apt-get install default-jdk
Se, por alguma razão, for necessário o Java da Oracle (o pacote inclui JDK, JRE e o plugin para o navegador), você pode instalar o Oracle Java 7. Para isso, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do aplicativo digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install oracle-java7-installer
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 3 – Modificando as configurações de privacidade e desativando a “Shopping Lens”
Publicado em 01/05/2013 por edivaldo
A interface Unity tem ótimos recursos, dentre eles o Dash é o mais usado. Entretanto, nem todo mundo gosta de algumas informações que esse recurso exibe. Pra contornar isso, é preciso fazer alguns ajustes.
Modificando as configurações de privacidade e desativando a “Shopping Lens”
Por padrão, quando você pesquisa no Dash ele pode exibir arquivos privados e outras informações que não queremos, mas existe uma maneira simples de evitar isso:
Passo 1. Acesse a opção “Configurações do sistema”;
Passo 2. Acesse o item “Privacidade”;
Passo 3.  Logo na primeira aba, você pode definir que o Dash não exiba os os resultados de pesquisas online. Isto irá desativar a polêmica a lente que mostra  produtos para comprar nos resultados da pesquisa ou “Shopping Lens”, junto com as outras buscas online realizadas pela lente amigos ou pela lente de fotos.
Passo 4. Acesse as outras abas e marque os itens que você não quer que apareçam nos resultados das pesquisas;
Mas se tudo que você quer é desativar a “Shopping Lens”, mas quer ser capaz de usar os outros escopos / lentes on-line, você pode simplesmente desinstalar ela, para isso :
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Digite o seguinte comando:
sudo apt-get remove unity-lens-shopping
E, finalmente, se você irá mudar constantemente as configurações de privacidade (por exemplo: desabilitar muitas vezes o log Zeitgeist, que é usado para registrar os arquivos que aparecem no Dash), você pode usar o indicador de privacidade. Ele permite limpar a lista de arquivos recentes (que aparece no item da barra lateral Nautilus “Recent”, por exemplo), e habilitar / desabilitar o log Zeitgeist ou os resultados de busca online rapidamente, dentre outras funções.
Para instalar o Indicador de privacidade no Ubuntu 13.04, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do aplicativo digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:diesch/testing
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install indicator-privacy
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 4 – Devolvendo as características perdidas do Nautilus 3.4
Publicado em 02/05/2013 por edivaldo
O Ubuntu 13.04 utiliza Nautilus 3.6 por padrão e isso é muito bom. O problema é que alguns recursos que estavam disponíveis no Nautilus 3.4 não estão mais disponíveis nessa versão mais atual. Na prática, ele foi “simplificado”, perdendo muitos recursos importantes como a exibição de painel duplo, barra lateral de exibição de árvore e muito mais. Por isso, na dica de hoje iremos mostrar uma maneira de recuperar esses recursos.
Devolvendo as características perdidas do Nautilus 3.4
Se você quer ter de volta nautilus 3.4 e seus recursos no Ubuntu 13.04, você pode instalar ele usando o pacote que foi feito pelo pessoal do site WebUpd8 para o Ubuntu 13,04.  Este é um Nautilus patcheado e que também está disponível para Ubuntu 12.10 e 12,04.
Nota: Se você estiver usando o GNOME 3 PPA , você tem Nautilus 3.8 e as instruções abaixo não funcionarão. Elas são apenas para aqueles que estão usando pacotes oficiais do Nautilus 3.6 dos repositórios do Ubuntu 13.04 (ou 12.10 e 12.04).
Para instalar, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/experiments
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
Aviso: Se o comando dist-upgrade tentar remover alguns pacotes, significa que seu sistema está quebrado e você precisa corrigir isso antes de prosseguir. Se esse for o seu caso,  não continue com a atualização. 
Passo 4. Parece que o comando “nautilus -q” nem sempre funciona se você tiver atualizado/rebaixado o Nautilus. Por isso, feche o programa com o comando:
killall nautilus
Passo 5. Se você quiser remover o ícone “Computer”  do seu desktop, digite o seguinte comando:
gsettings set org.gnome.nautilus.desktop computer-icon-visible false
Pronto! Agora, abra o Nautilus e você deve ter os SoluOS corrigidas Nautilus 3.4.
 
Revertendo as alterações
Se você deseja remover o desfazer tudo que foi feito acima, e voltar para a versão do Nautilus que você estava usando antes, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, instale o PPA Purge, usando o seguinte comando:
sudo apt-get install ppa-purge
Passo 3. Depois, execute o seguinte comando:
sudo ppa-purge ppa:webupd8team/experimentsPasso 4. Finalmente, encerre o Nautilus com o comando:
killall nautilus
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 5 – Adicionando indicadores climáticos e calendário
Publicado em 03/05/2013 por edivaldo
Duas coisas que o Ubuntu não tem na instalação padrão são indicadores de tempo e de calendário. Possivelmente, os desenvolvedores do Ubuntu um dia irão suprir essa demanda, mas até lá, podemos usar alguns indicadores de terceiros que funcionam muito bem.
Há um indicador de tempo disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu 13.04, mas ele não funciona corretamente, então vamos usar o My Weather Indicator.Para instalá-lo no Ubuntu 13.04, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:atareao/atareao
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install my-weather-indicator
O My Weather indicator suporta OpenWeatherMap e Yahoo weather para obterinformações meteorológicas. Você também pode usar Wunderground ou World Weather on-line se você se inscrever para obter a sua própria API. Além de ser um indicador legal, que lhe dá acesso rápido para o tempo atual, previsão do tempo e um mapa de previsão, o aplicativo também vem com widgets de desktop, que podem ser usados opcionalmente.
E se você usa o Google Calendar, irá gostar do Google Calendar Indicator, umaplicativo que pode ser usado para adicionar facilmente novos eventos do Google Calendar, exibir seus eventos atuais com as notificações, pesquisar seus calendários e assim por diante.
Para Instalar o Google Calendar faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:atareao/atareao
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install calendar-indicator
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 6 – Instalando Pepper Flash para o navegador Chromium
Publicado em 06/05/2013 por edivaldo
Usuários do Ubuntu que preferem usar o Chromium, a dica de hoje é para vocês. Vamos instalar esse navegador e o plugin flash. Assim, quem sabe acabam seus problemas com o flash nesse navegador. É claro, não há garantias disso acontecer.
Instalando Pepper Flash para o navegador Chromium
O repositório usado nesse processo fornece o pacote pepflashplugin-installer, que irábaixar e instalar a versão mais recente do ”Pepper” (PPAPI) do Adobe Flash Player Plugin para uso com o navegador Chromium no Ubuntu GNU / Linux. O pacote é semelhante ao oficial flashplugin-installer do Ubuntu na medida em que não inclui o próprio plugin, mas o download do plugin e o instala automaticamente. Especificamente, ele baixa o pacote mais recente do Google Chrome, extrai os arquivos do Pepper Flash, e instala somente eles.
Versões do Ubuntu suportadas
O pacote pepflashplugin-installer pode ser instalados no Ubuntu 12.04 ou mais recente, para a arquitetura amd64 ou i386. Ele é conhecido por trabalhar em 11.10, se os pacotes do update-notifier e update-notifier-comum forem atualizados para a versão lançada com 12,04. Ele não foi testado em versões mais antigas do Ubuntu.
Instalando Pepper Flash installer no ubuntu 13.04/12.10/12.04
faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo apt-add-repository ppa:skunk/pepper-flash
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install pepflashplugin-installer
Passo 5. Ainda no terminal, execute o comando abaixo para abrir o arquivo de configuração em um editor de texto:
sudo gedit /etc/chromium-browser / default
Passo 6. Adicione (ou substitua) a seguinte linha no arquivo
CHROMIUM_FLAGS="$CHROMIUM_FLAGS --ppapi-flash-path=/usr/lib/pepflashplugin-installer/libpepflashplayer.so --ppapi-flash-version=$FLASH_VERSION"
Passo 7. Salve e saia do arquivo.
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 7 – instalando o Y PPA Manager
Publicado em 07/05/2013 por edivaldo
Se você tiver atualizado a partir do Ubuntu 12.10 para Ubuntu 13.04, todos os seus PPAs foram desativados no processo. O Ubuntu 13.04 já tem a versão mais recente para a maioria dos pacotes, mas há alguns que não são a versão mais recente, ou você pode querer instalar alguns aplicativos que não estão disponíveis nos repositórios oficiais.
Instalando o Y PPA Manager
O Y PPA Manager pode ajudá-lo com isso: ele pode automaticamente reativar os PPAs que trabalham com o Ubuntu 13.04, deixando os outros desativados.
Para instalar o Y PPA Manager, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/y-ppa-manager
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install y-ppa-manager
Depois de instalado, abra o o programa e clique no botão “Advanced”, selecione a opção “Re-enable working PPAs after Ubuntu upgrade” e aguarde até que o programa verifique todos os seus PPAs. Se o aplicativo confirmar que um PPA funciona com o Ubuntu 13.04, ele será ativado.
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 8 – Consertando os bugs do Google Chrome e Skype
Publicado em 08/05/2013 por edivaldo
Infelizmente, nem todas as dicas dessas série serão de coisas boas, como hoje por exemplo. Usuários do Google Chrome e do Skype encontrarão alguns problemas para usar esses programas no Ubuntu 13.04 e para ajudá-los, iremos mostrar como resolver isso.
Bug do Google Chrome
O Google Chrome tem um bug que não permite que ele seja instalado em novas instalações do Ubuntu 13.04. É preciso deixar claro que o bug não é do Ubuntu e sim do Chrome. O bug afeta atualmente o Google Chrome estável e Beta e já foi corrigido no Google Chrome Dev. Mas até o Google resolver o problema por completo, você pode deve baixar e instalar o pacote abaixo:
· libudev0 para 32bit
· libudev0 para 64bit
Depois de baixar e instalar o pacote correspondente a sua arquitetura, o Google Chrome estável ou Beta deverá instalar normalmente no Ubuntu 13.04.
Bug do Skype
O Skype atualmente trava na inicialização do Ubuntu 13.04 em equipamentos que tenham instalado os drivers proprietários da Nvidia. O bug afeta também alguns drivers gráficos proprietários da AMD / ATI e alguns usuários relataram que a correção abaixo funciona para eles também. Então, para corrigir este problema com drivers proprietários da Nvidia (e, possivelmente, também da AMD) com o Skype, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Digite o seguinte comando:
sudo sed -i 's/^Exec=skype.*/Exec=bash -c "export LD_PRELOAD=\/usr\/lib\/i386-linux-gnu\/mesa\/libGL\.so\.1 \&\& skype %U"/' /usr/share/applications/skype.desktop
No caso de você quiser reverter a alteração feita pelo comando acima, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Digite o seguinte comando:
sudo sed -i 's/^Exec=bash.*/Exec=skype %U/' /usr/share/applications/skype.desktop
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 9 – Melhorando o uso e a vida da bateria
Publicado em 09/05/2013 por edivaldo
Júpiter costumava ser uma das primeiras coisas a se instalar após uma nova instalação do Ubuntu em equipamentos com bateria, mas, infelizmente, o aplicativo foi interrompido e a versão antiga não funciona corretamente no Ubuntu 13.04. Felizmente, existem outras maneiras de melhorar o uso da bateria de seu equipamento e é justamente isso que veremos hoje.
 Melhorando o uso e a vida da bateria com o TLP
Equipamentos que usam bateria são um desafio para quem os usa e quem faz o sistema operacional. É preciso otimizar ao máximo o uso da energia e ainda trabalhar para aumentar a vida útil da bateria, o que não é fácil. Se melhorarvida da bateria é o que você está interessado, você pode usar o TLP,  uma ferramenta que você instala e depois simplesmente esquece, pois ela faz ajustes automaticamente para que o seusistema faça uma melhor utilização de energia e consequentemente, da bateria.
Para instalar o TLP no Ubuntu 13.04 TLP, use os seguintes comandos:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Adicione o repositório do TLP, digitando so seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o TLP com o comando:
sudo apt-get install tlp tlp-rdw
O serviço será iniciado automaticamente no próximo boot do sistema, mas se você quiser iniciar ele manualmente, é só digita o seguinte comando em um terminal:
sudo tlp start
Instalando o Bumblebee
Se você estiver usando um laptop Nvidia Optimus, instale também Bumblebee ou então ambas as placas gráficas ficarão ligadas o tempo todo, mesmo quando a placa gráfica Nvidia não estiver sendo usada:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Adicione o repositório do aplicativo, digitando so seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o aplicativo com o comando:
sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 10 – Ativando drivers adicionais
Publicado em 10/05/2013 por edivaldo
Ubuntu funciona bem com hardware mais moderno, mesmo os que não são certificados para ele. Entretanto, você pode querer usar os drivers de terceiros para obter o melhor desempenho possível para seu equipamento.
Ativando drivers adicionais
Se você está pensando em jogar jogos do Steam, assistir a vídeos em alta definição ou apenas quer um tornar seu desktop mais responsivo, ativar os drivers de terceiros no Ubuntu torna-se obrigatório. Além disso, algumas placas WiFi também exigem o uso de drivers “proprietários” para poder funcionar corretamente. Mas você não precisará ficar procurando na web para esses drivers. Basta abrir o app “Programas e atualizações” através da opção  “Configurações do Sistema” e clicar na guia “Drivers adicionais” para ver o que está disponível para o seu dispositivo. Escolha o que você precisa e ative.
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 11 – Reativando a área de notificação do Unity
Publicado em 13/05/2013 por edivaldo
Como você provavelmente já sabe, a área de notificação do Unity (systray)  não está disponível no Ubuntu 13.04. Mas se você não pode viver sem um aplicativo que ainda usa a antiga área de notificação, veja aqui como colocá-la de volta no Ubuntu 13.04 .
Para colocar área de notificação de volta no Unity do Ubuntu 13.04, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Adicione o repositório do aplicativo, digitando so seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:timekiller/unity-systrayfix
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o aplicativo com o comando:
sudo apt-get upgrade
Passo 5. Ainda no terminal digite o seguinte comando para ativa a área de notificação para todas as aplicações:
gsettings set com.canonical.Unity.Panel systray-whitelist "['all']"
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 12 – Atualizando para um novo kernel
Publicado em 14/05/2013 por edivaldo
Já que estamos com última versão do Ubuntu, que tal colocarmos a última versão do kernel? Embora isso pareça complicado (e foi muito, no passado), na verdade é bem simples.
Iremos instalar a versão estável do Kernel Linux , a 3.9, que foi lançado recentemente. Ele traz mais recursos novos, como o cache SSD, suporte completo para o Chrome OS, um melhor suporte para ARM SoCand, compressão LZO mais rápido, e mais drivers para um melhor suporte para computadores modernos. Linux 3.9 também trouxe melhorias para a rede, armazenamento, virtualização, gestão de energia, etc.
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. vá para a pasta tmp com o comando:
cd /tmp
Passo 3. Baixe o script de instalação com o seguinte comando:
wget http://dl.dropbox.com/u/47950494/upubuntu.com/kernel-3.9 -O kernel-3.9
Passo 4. Dê permissões de execução para o script:
chmod +x kernel-3.9
Passo 5. Agora execute o script:
sudo sh kernel-3.9
Passo 6. Reinicie o sistema com o comando abaixo:
sudo reboot
Passo 7. Depois, se quiser remover o kernel 3.9, digite o seguinte comando:
sudo apt-get purge linux-image-3.9*
Atualizando o kernel do Ubuntu para uma nova versão – 3.9.1
Publicado em 15/05/2013 por edivaldo
Mal publicamos o roteiro sobre como atualizar para o kernel 3.9 no Ubuntu 13.04. e já saiu uma atualização para ele. Por isso, hoje mostraremos como mudar para essa nova versão
O Linux Kernel 3.9.1 é a primeira versão de manutenção da série 3.9 do kernel que foi lançado recentemente. Esta atualização traz diversas correções de bugs e melhorias. Aqui estão alguns deles, como mostrado no changelog:
Para atualizar seu kernel para a versão 3.9.1, faça o seguinte
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Vá para a pasta tmp com o comando:
cd /tmp
Passo 3. Baixe o script de instalação com o seguinte comando:
wget http://dl.dropbox.com/u/47950494/upubuntu.com/kernel-3.9.1 -O kernel-3.9.1
Passo 4. Dê permissões de execução para o script:
chmod +x kernel-3.9.1
Passo 5. Agora execute o script:
sudo sh kernel-3.9.1
Passo 6. Reinicie o sistema com o comando abaixo:
sudo reboot
Passo 7. Depois, se quiser remover o kernel 3.9, digite o seguinte comando:
sudo apt-get purge linux-image-3.9.1*
Atualizando o kernel do Ubuntu para uma nova versão – 3.9.2
Publicado em 16/05/2013 por edivaldo
Mal publicamos o roteiro sobre como atualizar para o kernel 3.9 e 3.9.1 no Ubuntu 13.04, já saiu uma outra atualização para ele. Nem por isso deixaremos essa atualização de lado e  mostraremos como mudar para ela.
O Linux Kernel 3.9.2 é a segunda versão de manutenção da série 3.9 do kernel que foi disponibilizado recentemente. Para ver as mudanças nesta versão clique nesse link para o changelog.
E para atualizar seu kernel para a versão 3.9.2, faça o seguinte
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Vá para a pasta tmp com o comando:
cd /tmp
Passo 3. Baixe o script de instalação com o seguinte comando:
wget http://dl.dropbox.com/u/47950494/upubuntu.com/kernel-3.9.2 -O kernel-3.9.2
Passo 4. Dê permissões de execução para o script:
chmod +x kernel-3.9.2
Passo 5. Agora execute o script:
sudo sh kernel-3.9.2
Passo 6. Reinicie o sistema com o comando abaixo:
sudo reboot
Passo 7. Depois, se quiser remover o kernel 3.9, digite o seguinte comando:
sudo apt-get purge linux-image-3.9.2*
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 13 – Instalando a barra Cairo Dock
Publicado em 15/05/2013 por edivaldo
Para quem gosta da barra do Mac OS X, existe uma opção parecida para Linux. Ela se chama Cairo Dock e hoje iremos ver como instalar ela no Ubuntu.
Cairo-Dock é uma barra bonita, rápida e personalizável para ambientes desktop. Você pode vê-la como uma boa alternativa ou complemento para o Unity, Gnome-Shell, painel do Xfce, painel do KDE e outros ambientes. Além de ser uma barra de tarefas poderosa, ela   fica no centro da sua área de trabalho, o que lhe permite monitorar econtrolar seus aplicativos favoritos: players de música, mensagens de chat, twitter, download de torrents, feeds RSS, calendário / tarefas, tempo, e-mail e etc.
Se você quiser instalar ela no Ubuntu, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Adicione o repositório do aplicativo, digitando so seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:cairo-dock-team/ppa
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o aplicativo com o comando:
sudo apt-get install cairo-dock cairo-dock-plug-ins
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 15 – Instalando o Adobe Flash Player
Publicado em17/05/2013 por edivaldo
A dica de hoje é bem simples. Se  você vai usar apenas o Firefox no Ubuntu e quer apenas poder assistir a vídeos on-line, basta instalar o Flash da Adobe.
Infelizmente, mesmo sendo um software proprietário, temos de usar o Flash. E apesar dos problemas com alguns navegadores, ele funciona muito bem com o Firefox. Se você ainda não instalou ele depois de mudar para o Ubuntu 13.04, faça isso agora.
Instalando o Adobe Flash Player no Ubuntu 13.04
Para instalar o Adobe Flash Player no Ubuntu 13.04, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Agora instale o aplicativo com o comando:
sudo apt-get install flashplugin-nonfree
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 16 – Instalando o Google Chrome no Ubuntu 13.04
Publicado em 20/05/2013 por edivaldo
Se você teve alguma dificuldade para instalar o Google Chrome usando nossa dica, hoje iremos destrinchar esse processo para que você possa usar o navegador no Ubuntu 13.04 sem dificuldades.
Como já foi falando antes, o problema reside da instalação do Chrome no Ubuntu 13.04 está no pacote libudev0, que é uma dependência é exigida pelo Google Chrome para ser executado nessa versão do Ubuntu. Por isso, a primeira coisa a ser feita é instalar esse pacote.
Instalando a libudev0 no Ubuntu 13.04
Para instalar o pacote libudev0 no Ubuntu 13.04 em sistemas de 32 bits, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Vá para a pasta tmp com o comando:
cd /tmp
Passo 3. Baixe o pacote com o comando:
wget -O libudev0_175-0ubuntu13_i386.deb http://goo.gl/WhJN7
Passo 4. Agora instale o pacote com o comando:
sudo dpkg -i libudev0_175-0ubuntu13_i386.deb
 
Para sistemas de 64 bits, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Vá para a pasta tmp com o comando:
cd /tmp
Passo 3. Baixe o pacote com o comando:
wget -O libudev0_175-0ubuntu13_amd64.deb http://goo.gl/awn5G
Passo 4. Instale o pacote com o comando:
sudo dpkg -i libudev0_175-0ubuntu13_amd64.deb
 
Instalando o Google Chrome
Para instalar o Google Chrome, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Comece a adicionar o repositório do programa com o comando:
wget -q -O - https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add -
Passo 3. Depois digite esse comando, para finalizar a tarefa:
sudo sh -c 'echo "deb http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main" >> /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list'
Passo 3. Atualize o Apt com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Instale a versão estável do Chrome com o comando:
sudo apt-get install google-chrome-stable
Passo 5. Para a versão instável do Google Chrome, digite o seguinte comando:
sudo apt-get install google-chrome-unstable
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 17 – Instalando o HandBrake no Ubuntu
Publicado em 21/05/2013 por edivaldo
O Handbrake  é um decodificador de vídeo de código aberto para Linux, Windows e Mac OS X, ele foi atualizado recentemente para a versão 0.9.9 recentemente, passando a suportar Blu-ray (PGS), legendas, melhor suporte a áudio remix, presets built-in atualizados, framerates de vídeo adicional e mais.
O programa é também uma ferramenta para ripar DVDs. Ele converte os filmes em MPEG-4 e, além de oferecer diversas opções de configuração, insere a legenda desejada diretamente no resultado final. O aplicativo vem com built-in presets e, além de formatos multimídia comuns, ele suporta DVD ou Bluray desprotegidos, legendas e muito mais.
Instalando o HandBrake no Ubuntu
Para instalar o pacote libudev0 no Ubuntu 13.04 em sistemas de 32 bits, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:stebbins/handbrake-releases
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install handbrake-gtk
Passo 5.   Se você deseja instalar a interface de linha de comando do programa, use o seguinte comando::
sudo apt-get install handbrake-cli
 
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 18 – Adicionando os repositórios GetDeb e PlayDeb
Publicado em 22/05/2013 por edivaldo
Ter opções nunca é demais e isso é o que não falta nos repositórios GetDeb e PlayDeb. Por isso, hoje iremos mostrar como instalar esses repositórios no Ubuntu 13.04.
GetDeb e PlayDeb são dois sites onde os usuários podem encontrar aplicativosgratuitos e jogos que normalmente não estão disponíveis nos repositórios oficiais do Ubuntu.
Instalação do GetDeb
Para instalar o pacote libudev0 no Ubuntu 13.04 em sistemas de 32 bits, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Vá para a pasta tmp
cd /tmp
Passo 3. Baixe o pacote do repositório com o comando:
wget -O getdeb-repository_0.1-1_all.deb http://goo.gl/ScikR
Passo 4. Agora instale o pacote com o comando:
sudo dpkg -i getdeb-repository_0.1-1_all.deb
Instalação do PlayDeb
Para instalar o pacote libudev0 no Ubuntu 13.04 em sistemas de 32 bits, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Vá para a pasta tmp
cd /tmp
Passo 3. Baixe o pacote do repositório com o comando:
wget -O playdeb_0.3-1_all.deb http://goo.gl/slS92
Passo 4. Agora instale o pacote com o comando:
sudo dpkg -i playdeb_0.3-1_all.deb
Passo 5. Agora atualize o Apt com este comando::
sudo apt-get update
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 19 – Adicionando a Unity Tomboy lens
Publicado em 23/05/2013 por edivaldo
A Tomboy lens foi atualizado para trabalhar com a Unity mais recente disponível no Ubuntu 13,04. A lente agora também suporta visualizações no Dash, assim você pode rapidamente dar uma olhada no seu conteúdo de nota apenas com um clique do botão direito na nota no Dash.
Apesar do nome, A lente Tomboy também suporta Gnote. É importante notar que se estiverem instalados Gnote e Tomboy, apenas as notas do Gnote aparecerão no Dash. Assim, se você quiser usá-lo com Tomboy, certifique-se que o Gnote não está instalado. Para aqueles não familiarizados com o Tomboy e Gnote, estas são aplicações de anotações que permitem a ligação entre notas, suporte a sincronização de nota, é extensível através de plugins e muito mais.
Instalação a Unity Tomboy lens
Para instalar a  Tomboy lente no Ubuntu 13,04 ou 13.10,, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:remi.rerolle/unity-lens-tomboy
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install unity-lens-tomboy
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 20 – Adicionando uma ferramenta de pesquisa de texto
Publicado em 24/05/2013 por edivaldo
Que tal instalar uma aplicação que permita encontrar informações dentro de seus documentos? Recoll é uma ferramenta de pesquisa de texto completa para Linux que vem com uma GUI Qt, um Ubuntu Unity Lens e também pode ser usada via linha de comando. O aplicativo pode encontrar palavras-chave dentro de documentos, bem como nomes de arquivos.
Esta ferramenta de pesquisa featureful área de trabalho pode indexar um número enorme de tipos de arquivo. Além de texto, html, maildir e caixa de correio (Thunderbird, Evolution), Gaim e arquivos de log, arquivos de roxo Scribus, páginas de manual e diagramas Dia. que ele suporta nativamente, Recoll também pode indexar usando ajudantes externos: Abiword, Microsoft Offic XML, LibreOffice, SVG e Gnumeric, arquivos de anotação Okular, PDFs, MSWord, Excel e PowerPointarquivos, CHM, EPUB, arquivos como tar, zip e rar, ics, PostScript, RTF, TeX, DVI, djvu, áudio e etiquetas de arquivo de imagem e muito mais. Para mais informações, consulte o Recoll página de recursos .
Recoll suporta wildcards (*,, []?), Bem como pesquisas avançadas, tais como:
· “OU”, “E” operadores
· busca por autor, por exemplo: autor: “George Orwell”
· Pesquisa por tamanho, data ou formato mime
· pesquisa dentro de uma pasta, por exemplo: dir :/ home / usuario / Dropbox
Para usar essas pesquisas avançadas na UI Recoll, selecione “Query language” (“linguagem de consulta”) ao lado do termo de pesquisa. Para o Unity Lens, basta digitar a consulta no campo de busca da lente. Você pode usar a janela de Pesquisa  Avançada (Tools > Advanced Search ou Ferramentas> Busca Avançada) para usar tais filtros, sem ter que inseri-los manualmente no campo de busca.
Para mais informações, consulte o Recoll manual (capítulo “3.5. The query language”  ou A linguagem de consulta).
Instalação do Recoll no Ubuntu
Para instalar a  Recoll  no Ubuntu, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:recoll-backports/recoll-1.15-on
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install recoll
Passo 5. Para instalar também o Recoll Unity Lens, use o seguinte comando:
sudo apt-get install recoll-lens
Depois de instalar o Lens Recoll, faça logout e login novamente para começar a usar.
O Lens Recoll não suporta Previews no Dashainda e no Ubuntu 13.04 na versão mais recente, os ícones que aparecem na lente tem um fundo preto feio. Em seguida, você precisa iniciar o GUI Recoll – a primeira vez que você executá-lo, ele irá iniciar automaticamente indexar os arquivos em sua pasta pessoal. Se você deseja configurar as partições / pastas que o Recoll deve indexar, a partir das Recoll menu, selecione Preferences > Indexing configuration. Confira também a agenda de indexação no mesmo menu Preferences para configurar quantas vezes Recoll deve indexar os arquivos novos ou alterados.
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 21 – Instalando o TuxOnIce
Publicado em 27/05/2013 por edivaldo
TuxOnIce é mais facilmente descrito como o equivalente Linux da funcionalidade de hibernação do Windows, mas melhor. Ele salva o conteúdo da memória para o disco e desliga. Quando o computador é iniciado novamente, ele recarrega o conteúdo e o usuário pode continuar de onde parou. Não é preciso recarregar documento ou reabrir alguma aplicação e o processo é muito mais rápido do que um desligamento normal.
TuxOnIce tem uma longa lista de recursos, incluindo a capacidade de cancelar a hibernação ou retomar pressionando a tecla “Esc”, compressão de imagem paraeconomizar tempo e espaço, uma arquitetura versátil de plugin, suporte para máquinas com Highmem, preempção e SMP.
Em geral, você não precisa de alterar qualquer arquivo de configuração e você não precisa instalar o pacote de hibernação. TuxOnIce determina automaticamente a sua partição swap. Basta instalar os três pacotes abaixo e tentar suspender e resumir (digitando “sudo pm-hibernate” em um terminal). Se suspender ou retomar a não funcionar, dê uma olhada no arquivo “/var/log/pm-suspend.log”e no comando “dmesg”.
Instalação do TuxOnIce no Ubuntu
Para instalar o TuxOnIce  no Ubuntu, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:tuxonice/ppa
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install tuxonice-userui linux-generic-tuxonice linux-headers-generic-tuxonice
Passo 5. Para finalizar, execute o seguinte comando:
sudo ln -s /usr/lib/tuxonice-userui/tuxoniceui /usr/local/sbin/tuxoniceui_text
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 22 – Instalando o KeePass 2
Publicado em 28/05/2013 por edivaldo
KeePass 2 é um gerenciador de senhas open source disponível para Windows e Linux. Hoje iremos mostrar como instalar ele no Ubuntu.
Você não pode mais usar o ícone da bandeja KeePass2 no Ubuntu 13.04 porque o velho systray whitelist foi removido da Unity, mas agora você pode obter suporte a  AppIndicator para KeePass2 graças a uma extensão criado por David Lechner. Usando a extensão AppIndicator para KeePass 2, você será capaz de minimizar o aplicativo para a bandeja (appindicator) em vez da barra de tarefas, ocultar / restaurar a aplicação.
Instalação do KeePass 2 no Ubuntu
Para adicionar o PPA e instalar o KeePass 2 AppIndicator plugin do Unity no Ubuntu 13.04 ou 12.10, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:dlech/keepass2-plugins
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install keepass2-plugin-application-indicator
Neste PPA, existe um pacote AppIndicator KeePass2 para Ubuntu 12.04, no entanto, não podem ser instalados devido a uma falta de dependência. Há também um plugin do KeePass 2 AppMenu neste PPA, mas congelou a aplicação ao tentar rolar na “Política” ou guias “interface” (caixa de diálogo Opções) no meu teste, então eu não recomendo instalá-lo agora. Esperemos que isso será corrigido em breve – eu vou postar um novo artigo, quando este e os do Ubuntu 12.04 pacotes eestiverem consertados.
Depois de experimentar, não esqueça de compartilhar com os outros leitores a sua experiência.
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 23 – Instalando o Emerald
Publicado em 29/05/2013 por edivaldo
Emerald é um decorador de janelas para o Compiz que permite mudar a aparência das janelas, além de ser altamente personalizável. Há muitos temas disponíveis para ele que trazem bordas, barras de título, botões e assim por diante, que você não verá em outros decoradores de janela, sendo a principal razão por que Emerald foi tão popular, um tempo atrás. Por isso, que tal instalar ele no Ubuntu?
Os temas podem ser ajustados usando o Emerald Theme Manager, que permite que você altere o tamanho de bordas, sombras, barra de título fonte e alinhamento e assim por diante. Você também pode mover os botões de janela de/para a esquerda/direita, enquanto o aspecto do tema permitir.
Instalação do Emerald no Ubuntu
Tenha em mente que Emerald Window Decorator atualmente não é desenvolvido / suportado. Por causa disso, pode haver erros ou ele pode não funcionar em todos.
Para adicionar o PPA e instalar o Emerald Window Decorator no Ubuntu 13.04 ou 12.10, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install emerald
Uma vez instalado, você pode obter alguns temas para o Emerald via Gnome look, DeviantArt e assim por diante e instalá-los usando o Emerald Theme Manager: ou selecione “Importar” e procure o arquivo .emerald ou simplesmente dê um duplo clique um arquivo de tema de .emerald e Emerald Theme Manager deve instalar o tema. Não há temas Emerald instalados por padrão, então certifique-se de ter instalado pelo menos um antes de prosseguir com a próxima etapa.
Inicie o Emerald (isto irá substituir suas decorações das janelas atuais) pressionando as teclas ALT + F2 e digitando: “emerald –replace“ (sem as aspas).
Para continuar usando o Emerald depois de um logout ou reinicialização, instale o CompizConfig SettingsManager, digitando o seguinte comando em um terminal:
sudo apt-get install compizconfig-settings-manager
Em seguida, abra o CompizConfig Settings Manager (CCSM), clique em “Window Decoration” plugin e em “Command”, digite: “emerald“ (sem as aspas).
Revertendo as alterações
Se você quiser voltar para o decorador de janelas padrão, abra o CompizConfig Settings Manager, clique em ”Window Decoration” plugin novamente e ao lado de “Command”, clique no botão de reset à direita:
Então faça o logout e login novamente dentro Você também pode remover Emerald, se quiser, mas certifique-se que você não removê-lo antes de o que foi explicado acima. Para removê-lo, execute o seguinte comando em um terminal:
sudo apt-get remove emerald
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 24 – Instalando o MDM 1.2.5
Publicado em 30/05/2013 por edivaldo
O MDM é o display manager padrão do Linux Mint, ele é um fork GDM 2.20, o que significa que ele oferece suporte aos temas antigos do GDM e agora na versão 1.2.5, recebeu suporte a temas em HTML (suporta WebGL e HTML5, CSS, Javascript). Se você quer instalar ele no Ubuntu, é possível usar um PPA para instalar o MDM 1.2.5, bem como os temas MDM padrão.
Os temas padrão incluem um tema WebGL animado chamado “Clouds (WebGL)” que parece legal, mas não funciona com alguns usuários, por isso tome cuidado se você for selecionar ele. Há alguns outros temas HTML animados não-WebGL incluídos por padrão, o que você vai descobrir por si mesmo, uma vez que você instale o MDM, usando as instruções abaixo.
Instalação do MDM no Ubuntu
Importante: a instalação do MDM irá remover o GDM (e GNOME Shell, uma vez que depende do GDM). Isso porque existem alguns conflitos entre MDM e GDM. Então, se você estiver usando o GNOME Shell no Ubuntu, não instale o MDM.
Para instalar o MDM mais recente no Ubuntu, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install mdm ubuntu-mdm-themes
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 25 – Instalando o Intel Linux Graphics Drivers Installer
Publicado em 31/05/2013 por edivaldo
Para aqueles que não estão familiarizados com o Intel Linux Graphics Installer, esta é uma  ferramenta relativamente nova criada pela Intel que permite que você  instalar os drivers de vídeo mais recentes para o hardware Intel. O programa de instalação consiste em uma ferramenta GUI e um repositório que é adicionado automaticamente e, em seguida, utilizado para instalar / atualizar novas versões do driver.
O instalador inclui o 2013Q1 Intel Linux Graphics Stack Release, que traz suporte completo a Haswell, suporte OpenGL ES 3.0 e muitas novas extensões OpenGL e está disponível para Ubuntu 13.04 e 12.10. Estranhamente, o Ubuntu 12.04, a versão de suporte a longo prazo, não é mais suportada pelo Intel Linux Graphics Installer. Parece que o instalador apenas suporta as duas últimas versões do Fedora e Ubuntu e não leva em conta as versões LTS.
Antes de usar o Intel Linux Graphics Installer, leia todas as notas na sua página de download! Se você tem perguntas sobre o instalador ou gráficos Intel Linux, visite os foruns Intel Linux Graphics. Depois acesse esse endereço,  escolha a versão correspondente a seu sistema, baixe o programa instale-o clicando duas vezes no pacote baixado.
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 26 – Instalando o Ayttm
Publicado em 03/06/2013 por edivaldo
  Ayttm é um cliente de mensagens instantâneas que fornece a funcionalidade deaplicativo de bate-papo tudo-em-um com suporte a diversos importantes serviços de mensagens instantâneas. O programa é o herdeiro do projeto Everybuddy, e pretende continuar a melhorar o programa e tratar suas deficiências. Então, que tal experimentar esse aplicativo em seu Ubuntu?
Ayttm funciona muito bem sem ter que primeiro passar por um procedimento de configuração complicada. As preferências dele são simples e minimalista. Estavel e intuitivo, o programa pode ser usado por qualquer pessoa, instantaneamente .
Além disso, o aplicativo suporta múltiplos protocolos e de forma integrada, sem limitar o protocolo específico. Ele suporta atualmente Yahoo!, MSN, Jabber, IRC, AIM e ICQ. Ayttm é desenvolvido principalmente para Linux, mas também está disponível em BSD e plataformas Windows NT/2000.
Características do Ayttm
Instant Messaging Serviços
O programa suporta os seguintes serviços:
Yahoo!
MSN Messenger
Suporte Jabber (incluindo SSL)
IRC (Internet Relay Chat)
Apoio ICQ
AIM-TOC (AOL Instant Messenger)
SMTP (para envio de e-mails)
Transferências de arquivos para / de MSN e usuários do Yahoo! e recebem apenas de usuários do AIM
Chat de grupo (Conferências) com AIM, Jabber, MSN e usuários do Yahoo!
Integração Netmeeting do MSN, utilizando GnomeMeeting
Yahoo apoio visualização Webcam
Características principais
Protocolo Transparência – um amigo, uma janela de bate-papo, várias contas em vários sistemas de mensagens instantâneas!
Bate-papo com guias, com alertas de cor para novas mensagens
Emoticons gráficos com suporte a temas
Dicas de ferramentas para rastrear o status das pessoas
Conversa e registro de grupo de bate-papo
Transferência de arquivos entre clientes Ayttm (com qualquer protocolo)
Modo “Away” e outros indicadores de status
Toca sons (com o apoio ESD e artsd)
Conexões assíncronas
Suporte para várias contas no mesmo serviço para quase todos os serviços
Auto-associação para chatrooms
Exportação de registros bate-papos
Userlist do lado do servidor e gerenciamento de grupos
Utilities
Tradução automática utilizando o Babelfish
Conversão automática para L33t-speak.
Importação de Everybuddy, GnomeICU, gaim, e Licq listas de amigos
Mantenha notas em Contatos
Cores do arco-íris em mensagens
Assinatura digital e plugin encrpytion usando GPG – compatível com kopete
Digitando notificações para MSN, Yahoo! e Jabber
Verificador ortográfico
Instale Ayttm no Ubuntu
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Instale o programa digitando o seguinte comando:
sudo apt-get install ayttm
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 27 – Instalando o VMware Player
Publicado em 03/06/2013 por edivaldo
Para quem precisa virtualizar algum sistema operacional no Linux e por algum motivo não pode usar o VirtualBox, o VMware é uma boa pedida. Por isso, mostrarei rapidamente como fazer isso.
Neste breve guia, vamos ver como usar o terminal para instalar o VMware Player 5.0.2 no Ubuntu tanto em sistemas de 32, como de 64 bits. Acompanhe.
Dependências
A primeira coisa a ser feita é a instalação de algumas dependências exigidas pela VMware. Para isso, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Instale as dependências como  programa digitando o seguinte comando:
sudo apt-get install build-essential linux-headers-`uname -r`
Instalando em um Ubuntu de 32 bits
Para instalar o VMware Player em sistemas de 32 bits, faça o seguinte no terminal já aberto no procedimento anterior:
Passo 1. Crie uma pasta e vá para ela;
mkdir ~/VMware && cd ~/VMware
Passo 2. Baixe o pacote do programa;
wget -c http://goo.gl/4oy6G -O VMware-Player-5.0.2-1031769.i386.bundle.tar
Passo 3. Descompacte o pacote;
tar -xvf VMware-Player-5.0.2-1031769.i386.bundle.tar
Passo 4. Dê permissão de execução para o instalador;
chmod +x VMware-Player-5.0.2-1031769.i386.bundle
Passo 5. Execute o instalador;
sudo sh VMware-Player-5.0.2-1031769.i386.bundle
Você será solicitado a concordar com o contrato de licença, pressione Q e depois Y,então siga o assistente de instalação para concluir a instalação do VMware Player 5.0.2.
Instalando em um Ubuntu de 64 bits
Para instalar o VMware Player em sistemasde 64 bits, faça o seguinte no terminal já aberto nos procedimentos anteriores:
Passo 1. Crie uma pasta e vá para ela;
mkdir ~/VMware && cd ~/VMware
Passo 2. Baixe o pacote do programa;
wget -c http://goo.gl/JXy7L -O VMware-Player-5.0.2-1031769.x86_64.bundle.tar
Passo 3. Descompacte o pacote;
tar -xvf VMware-Player-5.0.2-1031769.x86_64.bundle.tar
Passo 4. Dê permissão de execução para o instalador;
chmod +x VMware-Player-5.0.2-1031769.x86_64.bundle
Passo 5. Execute o instalador;
sudo sh VMware-Player-5.0.2-1031769.x86_64.bundle
Você será solicitado a concordar com o contrato de licença, pressione Q e depois Y,então siga o assistente de instalação para concluir a instalação do VMware Player 5.0.2.
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 28 – Instalando um applet de informações do sistema
Publicado em 04/06/2013 por edivaldo
Se você está precisando ficar de olho em algumas informações essenciais de seu PC, sem ter que sair das suas atividades nele, que tal instalar um applet para fazer isso?
O applet Indicador de Carregamento do Sistema mostra informações sobre a CPU, memória, rede e outras informações importantes para que você saiba o que está acontecendo no seu PC. Ele fica em seu painel superior mostrando gráficos e quando você clica nele, aparece um menu com mais informações.
Para instalar o applet Indicador de Carregamento do Sistema no Ubuntu, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:indicator-multiload/stable-daily
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install indicator-multiload
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 29 – Desativar mensagens de erro desnecessárias
Publicado em 05/06/2013 por edivaldo
Se aquela mensagem de erro padrão do Ubuntu está chateando você, saiba que é possível desativá-la.
Erros com títulos parecido com “ubuntu 13.04 sofreu um erro interno”, “Problema deprograma de sistema detectado” etc. são comuns na instalação do Ubuntu e por causa disso você pode querer desabilitar a ferramenta de relatório de erro Apport completamente. Para fazer isso, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Abra o arquivo de configuração do Apport digitando o seguinte comando:
gksu gedit /etc/default/apport
Passo 3. Altere o valor da configuração “enabled” de 1 para 0 (as instruções são fornecidas no próprio arquivo de texto);
Passo 4. Salve e saia do editor de texto;
Passo 5. Agora, para que as alterações tenham efeito, digite o seguinte comando no Terminal:
sudo restart apport
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 30 – Instalando o Synaptic e GDebi
Publicado em 07/06/2013 por edivaldo
Apesar de toda a simplicidade da experiência de uso, a central de programas do Ubuntu ainda não é a melhor opção para gerenciar aplicativos no Ubuntu. Se você também pensa assim, que tal colocar o bom e velho Synaptic junto com o GDebi de volta ao sistema?
O Synaptic dá mais detalhes sobre os programas a serem instalados e que já estão instalados e o GDebi simplifica e a instalação de pacotes baixados, além de exibir os erros quando eles ocorrem, função que a central de programas do Ubuntu não faz tão bem.
Você pode usar a própria central de programas para instalar o Synaptic e o GDebi ou pode fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Instale os programas digitando o seguinte comando:
sudo apt-get install synaptic gdebi
Qual é a minha versão atual?
Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite:
lsb_release -a

Mais conteúdos dessa disciplina