Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Leonardo Vieira costa 
8167874
Enfermagem 
História, Legislação é Bioética Na Enfermagem 
Boa vista-RR
Novembro - 2022
Atividade avaliativa descreva quem foi Ana Nery.
Quem foi Ana Néri (1814-1880)? Nascida em Vila Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira do Paraguaçu, na Bahia, ela, sem dúvidas, tornou-se figura marcante, não apenas para a Enfermagem, mas também para a História do Brasil. Depois de mais de 140 anos da sua morte, o seu legado continua firme na memória nacional.
Apontada na história como a heroína brasileira, Anna Justina Ferreira Nery foi responsável por prestar serviços voluntários na Guerra do Paraguai (1864-1870) em hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá.
Ana Néri foi casada com o capitão Antônio Isidoro Néri, que morreu em serviço na Marinha em 1844. Viúva, ela passou a se dedicar aos filhos que também eram militares. Eles foram convocados para a Guerra do Paraguai e partiram para essa missão.
Com o objetivo de acompanhá-los, Ana Néri escreveu uma carta ao presidente da Província da Bahia, o conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, onde pediu para ser voluntária no cuidado de feridos durante a Guerra. Com o pedido aceito, ela foi para o Rio Grande do Sul onde aprendeu noções básicas de Enfermagem.
Após o aprendizado, Ana Néri foi enviada para os locais de batalha onde realizou seus serviços, tornando-se a primeira enfermeira do Brasil. Em um cenário onde havia escassez de materiais e falta de condições adequadas para o atendimento, Ana Néri foi destacada em razão do seu empenho.
Além de prestar todo o cuidado com os feridos, a enfermeira, em 1870, voltou ao Brasil trazendo órfãos de guerra. Ana Néri tornou-se símbolo da Enfermagem no país e, inclusive, centros educacionais receberam o nome dela como forma de homenagem ao seu legado, um exemplo é a Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais conteúdos dessa disciplina